TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer

Por:   •  30/9/2016  •  Monografia  •  3.763 Palavras (16 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 16

        

        RESUMO

        O aumento no número de academias de ginástica no Brasil tem sido constante nos últimos cinco anos. Segundo dados do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a quantidade de academias teve um crescimento de 133% nesse período.

        Devido a esse aumento, a competitividade tem sido enorme, assim como é enorme a dificuldade de fidelizar clientes e conseguir destaque nesse mercado.

        Nosso trabalho está focado nessa dificuldade encontrada por tantas academias, principalmente as que estão incluídas na pesquisa do SEBRAE (Micro e Pequenas Empresas). Muitas vezes os recursos dessas empresas são utilizados para manter suas estruturas, instalações, professores e gastos fixos, restando pouco para o marketing. Outras vezes, uma falta de orientação de seus proprietários, não os deixa enxergar a necessidade desse tipo de trabalho para o atingimento dos objetivos propostos pela empresa.

        Para realizar algo mais prático e enriquecer nosso estudo tendo contato com uma situação real, decidimos fazer um plano de marketing para a Academia Calasans Camargo.

ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO        

1.1. Situação Problema        

1.2. Objetivos        

1.3. Justificativa        

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        

2.1. Definições de marketing        

2.2. Planejamento        

3. PLANEJAMENTO DE MARKETING        

3.1. Academia Calasans Camargo        

3.2. Análise ambiental        

3.2.1. Ambiente externo        

3.2.2. Ambiente interno        

3.3. Objetivos de marketing        

3.4. Estratégias de marketing        

3.5. Plano de Ação        

3.6. Avaliação e controle        

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS        

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

        1. INTRODUÇÃO

        

        O mercado de academias tem intensificado seu crescimento a cada ano que passa. Atualmente existe mais de 24.000 academias nos país, o que nos torna o segundo maior mercado de academias do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, e a tendência é que esses números continuem a crescer, assim como os profissionais que atuam nesse segmento.

        Com esse crescimento tão grande, com a enorme quantidade de oferta tanto em preço quanto em qualidade e estrutura, como se manter inserido nesse mercado? É necessário apresentar aos seus clientes algo que o faz ser diferente de seus concorrentes, algo que traga vantagens significativas, que venha de encontro aos seus interesses e o deixe satisfeito.

        Além de uma boa estrutura física e de equipamentos, uma boa equipe de profissionais e uma mensalidade equivalente a toda essa estrutura, é necessário um trabalho de marketing bem elaborado.

        O objetivo desse nosso estudo é mostrar a importância que o marketing exerce quando se quer atingir um resultado. É evidente que para a implantação de um plano de marketing que venha a ser bem sucedido, é necessário uma série de estudos e esforços para direcionar esse plano aos objetivos que se pretende alcançar.

        Las Casas (1999, p. 20) comenta que:

                        O plano de marketing é importante para as empresas, uma vez que é resultado                                 de um processo de planejamento. O processo de planejamento toma forma no                                 momento que o administrador escreve o plano. Por isso mesmo se diz que um                                 bom plano não valida uma idéia de marketing, mas uma boi idéia de marketing                                 é validada com um bom plano. Ele é usado para concretizar a criatividade, a                                 imaginação e a inovação.

        

        Portanto é necessário elaborar um plano de marketing que possa expor aos administradores da Academia Calasans Camargo, as informações que estão contidas no processo de planejamento, de forma que os faça entender e necessidade de uma união em torno dos objetivos a fim de cumprir as metas estabelecidas.

        1.1. Situação Problema

        Hoje, a Academia Calasans Camargo tem em torno de -------- alunos matriculados em todas as atividades. A meta é chegar aos -------- alunos. Porém a empresa não tem um planejamento de marketing definido para se atingir essa meta e, consequentemente, não tem uma estratégia de marketing para nortear suas ações, apenas a experiência de seus proprietários sobre o mercado.

        A ausência de qualquer tipo de ação na área de marketing, não é exclusividade da Academia Calasans Camargo. A maioria das microempresas não dispõe de profissionais dessa área, considerando algo secundário, sem necessidade de contar com esse poderoso instrumento de divulgação num primeiro momento.

        Este é considerado o maior problema a ser atacado, pois é solução necessária para se chegar ao resultado esperado.

        1.2. Objetivos

        O plano de marketing para a Academia Calasans Camargo será baseado nos seguintes objetivos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (167 Kb)   docx (106.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com