TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer Anhanguera

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.755 Palavras (8 Páginas)  •  626 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Curso Superior Tecnologia em Marketing

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia I (PROINTER I)

Sobradinho/DF

2015

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia I (PROINTER I)

Atividade Avaliativa Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia I (PROINTER I), com fins avaliativos, ao curso superior de tecnologia em Marketing, pela Universidade Anhanguera UNIDERP.

Sobradinho/DF

2015

Questionário:

Entrevista com um Empreendedor

Nome da Empresa: Pizzaria Sabor Nosso

Endereço: Quadra Central, conjunto 12 lote, 2

Cidade: Sobradinho.

Estado: Brasília-DF.

Ramo de Atividades: Alimentação.

Produtos e/ou serviços: Pizzas de diversos sabores.

Data de Inicio das atividades: Iniciamos nossa empresa em, 12/10/2005.

Entrevistado: Joaquim Dornelles

Que fatores o influenciaram a se tornar um empreendedor?

Poder colaborar com o crescimento do País, criando vagas de emprego, o mercado promissor e o crescimento do Brasil.

Existem outros empreendedores em sua família? Não, sou o único que quis se aventurar no ramo empresarial.

Sua ideia empreendedora nasceu durante seu período de estudos no colégio oufaculdade? Na verdade sempre tive esse pensamento, bem antes, desde criança falava em ter um negócio próprio, na época da escola pude avaliar melhor essa ideia e correr atrás desse objetivo e concretizá-lo, após minha graduação em Administração de Empresas.

Qual foi a sua educação formal? Foi relevante para o negócio? Sem dúvidas, fundamental antes de qualquer coisa a instrução é necessária para qualquer área. formei em Administração de Empresas, na Faculdade Anhanguera.

Porque muitos Profissionais tem medo de se arriscar em um empreendimento? Acho que o receio do fracasso, as oscilações do mercado, a concorrência são alguns fatores complicados que inibem um pouco esse sonho, mas é necessário foco, trabalho e principalmente acreditar que seu sonho pode ser real e ter um sucesso.

Como este futuro projeto poderá trazer independência ao profissional, impulsionando sua carreira e possibilitando o alcance de seus objetivos profissionais e pessoais? Qualquer coisa que fazemos exige tempo, trabalho, no começo sempre haverá dificuldades, mas não pode se deixar abater, ter foco e correr atrás dos seus objetivos, uma hora se terá o lucro, a recompensa financeira, pessoal. Enfim, uma realização de sucesso.

De que forma na teoria e na pratica a ética e as relações humanas no trabalho irão contribuir para o sucesso de um empreendimento? Sem dúvidas, sozinho não se vai a lugar nenhum, é necessário pessoas de confiança ao seu lado para que seja feito um bom trabalho, pessoas que tenham boa índole, e que somem, a ética são importantíssimas para que um projeto tenha sucesso, e que as pessoas envolvidas se deem bem e trabalhem com harmonia.

Como você encontrou a oportunidade de empreender? Vi a necessidade do projeto na cidade, e dai um amigo empreendedor me ajudou com a parte burocrática, pesquisa do local mais adequado, opinião das pessoas que moravam ali e avaliar o melhor local.

Como você avaliou esta oportunidade? Excelente, pois a cidade tinha carência de uma Pizzaria, a pouca concorrência também foi um chamativo para o sucesso desse empreendimento.

Você já tinha um plano de negócios? Se não, fez algum tipo de planejamento? Explique. Sempre pensei que teria esse negócio, que seria da forma que idealizei, mas não foi feito um plano de negócio especifico, após minha graduação que foquei e corri atrás da elaboração desse plano.

Que experiência de trabalho anterior você teve antes de abrir um negócio?Na faculdade fiz estágio na área, aonde pude aprender mais sobre como cuidar de uma empresa e organizá-la, são muitos aspectos são necessário conhecer para que um empreendimento possa ser tirado do papel.

Quais são suas forças e fraquezas? Eu acredito que o ramo de alimentação é o empreendimento com maior chance de dar certo, pois é necessário em qualquer condição.  Alimentar-se é uma necessidade básica do ser humano, essa necessidade é a maior força e garantia de sucesso, sem dúvidas. As fraquezas são inúmeras, o dólar influência, a economia dos pais, a qualidade do produto e o preço.

Você teve ou tem Sócio? Os seus sócios complementaram suas habilidades para tocar o negócio? Não possuo sócio, nunca pensei me ter, mas quem sabe futuramente isso possa acontecer.

O que significa ter ética nos negócios para você?   Poder oferecer um produto de qualidade para o cliente, tratar os funcionários sempre bem, com respeito. E fazer o que acredito que seja melhor para o crescimento da empresa.

Quais os recursos econômico-financeiros, você precisou para iniciar o negócio?A principio, contei com um empréstimo, fui ao banco, conversei e contei meus planos e a garantia do sucesso dele.

Onde e quando obteve estes recursos?  O banco avaliou minha proposta e resolveu depois de dois mesesme emprestar o dinheiro necessário para o começo do meu empreendimento.

Quando e como obteve o primeiro cliente? Fizemos divulgação da Pizzaria e no dia da inauguração muitos clientes foram até lá para conhecer e tivemos uma receptividade muito boa, boas avaliações, e promessas de retorno ao estabelecimento.

Qual foi o momento mais critico do negócio? Como foi superado?  Depois que passa a euforia da inauguração, manter o interesse dos clientes, mostrar que oferecemos o melhor produto e atrai-los sempre com novidades.

Qual é o lado positivo e o negativo de se tornar um empreendedor? O lado positivo e poder empregar pessoas poder contribuir para o crescimento da cidade, a realização pessoal de ter seu próprio negócio e conseguir viver e manter sua família desse sonho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (217.4 Kb)   docx (74.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com