TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer Compre Bem

Por:   •  17/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  5.232 Palavras (21 Páginas)  •  723 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE CAMPO GRANDE

CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING

DANIELA FERREIRA VACCARI    RA: 9385320162

PROJETO DE MARKETING – SUPERMERCADO COMPRE BEM – A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE PESQUISA DE MERCADO PARA A ABERTURA DE UMA NOVA LOJA.

DISCIPLINA: PROJETO INTERDISCIPLINA R APLICADO  AO CURSO                  SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM  MARKETING III (PROINTER III)

TUTORA EaD LEANDRO GOMES

RIO DE JANEIRO / R.J

2015

                                                         SUMÁRIO

1.RESUMO ................................................................................ 4

2.INTRODUÇÃO ...................................................................... 4

2.1 Porque as Organizações necessitam de um Plano de Marketing de Serviço? ..... 5

2.2 Qual a importância da Pesquisa de Mercado dentro de um Plano de Marketing e de que forma a gestão de Projetos pode contribuir? .................. 6

2.3  De que maneira uma organização poderá se beneficiar de um Plano de Marketing bem estruturado? ........................... 6

3. SITUAÇÃO PROBLEMA ..................................................... 7

4. ENTREVISTA ..........................................................................8

5. TÉCNICAS  DE COLETA DE DADOS ............................................ 11

6. OUTROS USOS DE PESQUISAS ......................................... 11

7. USO ADEQUADO DAS INFORMAÇÕES .......................... 12

8. PRIMEIRO MANDAMENTO: respeito total ao cliente .................13

9. CONSIDERAÇÕES FINAIS .............................. 14

10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ............................ 15

Resumo

Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância da utilização da pesquisa de mercado como ferramenta estratégica, visando analisar a abertura de uma nova filial do Supermercado Compre Bem, na cidade do Rio de Janeiro, tendo como ponto principal não só a venda de alimentos, como também a venda de eletrodomésticos. O projeto de marketing sem pesquisa de mercado não acontece, e é isso que vamos tentar introduzir dentro deste trabalho. A pesquisa de mercado é essencial para que, conhecendo um consumidor, o marketing se realize com bons resultados.  Sabemos que a pesquisa é necessária em todas as situações, e neste trabalho iremos nos aprofundar no assunto e descobrir quão necessária e importante ela é para esta área. 

2. INTRODUÇÃO

A pesquisa de mercado é uma ferramenta de extrema importância para uma empresa que deseja desenvolver-se. É com ela que iremos  obter a visão ampla (e específica) do próximo passo a ser dado rumo ao lucro e sucesso empresarial. Com a Pesquisa de mercado, para a abertura de uma filial do Supermercado Compre Bem no Rio de Janeiro, a empresa fará um levantamento, uma busca de informações sobre ela própria, o que ela oferece como produto de venda, seu público-alvo e as necessidades para melhorias em toda a sua estrutura, incluindo a disputa com a concorrência.

As respostas obtidas na pesquisa de mercado servem como ponto de partida para mudanças - ou para permanência - visando sempre à melhoria, já que ela é a representação exata da situação da empresa perante outras e seu público. Com perguntas certas, o empresário sabe exatamente os problemas ou pontos positivos em seus planos de produção, propaganda, distribuição e vendas.

Há dois tipos de pesquisa de mercado, a pesquisa primária e a pesquisa secundária. A pesquisa primária baseia-se principalmente na coleta de informações sobre as vendas, produção de marketing e planos da concorrência dentro do mercado, coletando informações por meio de entrevistas, pesquisas e questionários (sendo pessoalmente, via telefone ou correio) ou grupos de reuniões em que se tem a informação direta sobre o produto ou serviço. Já a pesquisa secundária tem como base dados já existentes, como os dados fornecidos pelo IBGE ou IBOPE, que permitem que o empresário saiba incluir ou excluir determinado grupo de pessoas ao qual sua empresa atingiria ou não, respectivamente.

Em ambos os casos de pesquisa, a fonte é a coleta de dados. A coleta de dados também se divide em dois tipos de métodos, os qualitativos (baseados em dados matemáticos e na estatística) e quantitativos (baseados nas opiniões, crenças e valores pessoais). A coleta de dados é o ponto mais importante do processo de pesquisa de mercado, mas vale ressaltar que não é o único.

Na avaliação de abertura de uma filial para o Supermercado Compre Bem, iremos realizar  os dois tipos de pesquisa de mercado, evitando o uso de dados ultrapassados ou genericamente definidos; que não use somente recursos disponibilizados na internet, devido ao risco de coletar informações não precisas ou interpretá-las erroneamente e que não colete dados somente de pessoas conhecidas ou próximas, isso não fornece uma opinião impessoal acerca do assunto tratado.  

2.1 - Porque as Organizações necessitam de um Plano de Marketing de Serviço?

Para uma empresa, o marketing é a sua espinha dorsal. É ele o responsável por buscar informações e compreensão sobre o mercado, as necessidades latentes, os possíveis consumidores de um produto, verificar oportunidades de negócios e manter o relacionamento com os públicos de interesse.  Também é ele quem pode auxiliar negócios a serem mais efetivos, com menores custos e maior retorno à organização. Tudo isso balizado sempre não pelo que a empresa deseja, e sim no que o mercado está necessitando.

No que se refere a marketing de serviços, pode-se afirmar que o mesmo tem como principal objetivo investigar a oportunidade de mercado para planejar, organizar e oferecer assistência de serviços de qualidade, a preços razoáveis que possibilitem satisfação dos clientes e remuneração adequada aos profissionais. Todas as ofertas de serviços devem sempre partir do exame da demanda e sua compatibilização com os recursos da organização que vai prestar os mesmos. O marketing, sem influir nos aspectos técnicos e científicos da área indica como atingir o mercado e esquematizar a oferta de serviços. O produto dos serviços deve ser confeccionado segundo as necessidades do cliente, ter um preço realista, ser distribuído por canais convenientes e ativamente promovido para os clientes.

O marketing não pode operar isoladamente de outras áreas funcionais de uma organização prestadora de serviços bem sucedida. Para que se alcance o êxito com o Marketing de serviço, se faz necessário a integração do mesmo, com as demais operações da empresa, suplantados pelos recursos humanos nelas disponíveis.

Serviços são intangíveis,inseparáveis, variáveis e perecíveis. Como resultado, normalmente, exigem mais controle de qualidade, credibilidade do fornecedor e adaptabilidade. Por se tratar de um produto intangível a necessidade de atingir o cliente e transpor os principais desafios da amostragem, comunicação o envolvimento do cliente e a participação do prestador de serviço faz do Marketing de serviço ferramenta essencial para exercer a influência direta sobre as expectativas do consumidor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.7 Kb)   pdf (243.1 Kb)   docx (40.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com