TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Publico Alvo

Pesquisas Acadêmicas: Publico Alvo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2013  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  1.639 Visualizações

Página 1 de 2

PÚBLICO ALVO

Nosso público alvo serão os ciclistas, que cada vez mais se preocupam com equipamentos que preservem sua vida e integridade física, não atrapalhando seu desempenho durante seu percurso.

A pesquisa Sistema de Indicadores de Percepção Social – Mobilidade Urbana, do Ipea, mostra que o percentual médio nacional de uso da bicicleta, dentre todos os outros modos, é de 7%. Para efeitos de comparação, esse percentual coloca o Brasil seguramente entre os dez países do mundo onde mais se usa a bicicleta. A Holanda tem 27% de uso e uma infraestrutura destinada ao ciclista 13 vezes maior do que a nossa.

Em São Paulo, segundo a Associação Nacional de Transportes Públicos(ANTP), as bicicletas são responsáveis por 1% das viagens diárias da cidade, o que representa 700 mil viagens em pedaladas diárias.Já no Rio de Janeiro, com 235km de ciclovias, ele se torna a cidade com maior malha cicloviária do Brasil e a segunda maior da America Latina, perdendo apenas para Bogotá, na Colômbia.

Caso houvesse condições 56,5% dos entrevistados afirmaram que passariam a usar a bicicleta para se deslocar do trabalho.

O uso da bicicleta como meio transporte está se tornando um conceito cada vez mais valorizado na atualidade, iniciativas dos mais diversos segmentos da sociedade também reforçam a tese de que a bicicleta está na moda. São exemplos: políticas públicas locais, ações do meio acadêmico, empresas, ONG’s e sociedade civil.

No Governo Federal temos o Programa Bicicleta Brasil, do Ministério das Cidades, que foi instituído em 2004 com objetivo de fomentar o uso da bicicleta como meio de transporte e dar apoio de forma indireta para implantação de sistemas cicloviários no Brasil.

Desde então realizaram-se diversas atividades de apoio técnico e institucional, sendo que o apoio financeiro, esse indireto, não tem sido muito significativo. Sobre dados da Caixa Econômica Federal é possível verificar que foram investidos R$ 5.459.876,44 do Orçamento Geral da União (OGU) em ciclovias e obras cicloviárias de 2004 a 2011. Esse montante permite a construção de aproximadamente 30km de ciclovias, algo insignificante perto dos três mil quilômetros reservados para pavimentação de vias na primeira fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC – Pavimentação), além dos outros quatro mil quilômetros da segunda fase a ser implementada no horizonte do próximo Plano Plurianual de Investimentos (PPA).

O MERCADO

Abaixo temos a relação da taxa real de crescimento do PIB dos países concorrente do Brasil neste segmento:

O Brasil é hoje o 5º maior consumidor, e o 3º maior produtor do mercado mundial de bicicletas, acompanhando a China, Estados Unidos, Índia e Japão. Em produção mundial, mantêm-se na 3ª colocação, atrás apenas da China e da Índia, ou seja, há todas as condições para que o Brasil se torne referência global. O cenário para isso mostra-se bastante promissor. O país deverá mostrar expressivos índices de crescimento do mercado, variando entre 3% e 6% ao ano, até 2013.

E a segmentação do mercado encontra-se assim:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com