TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO FILME “1492 – A CONQUISTA DO PARAÍSO”

Por:   •  8/6/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  285 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA DO FILME “1492 – A CONQUISTA DO PARAÍSO”

Izaias Henrique e Jhonny Lima – 2° DSIEM

O filme nos mostra a trajetória de Cristóvão Colombo em 1492. No começo temos a grande luta que o navegador teve para conseguir o apoio necessário para realizar sua viagem, sofrendo restrições dos religiosos, enfrentando o desprezo dos políticos e a indiferença dos comerciantes. Somente com o apoio do banqueiro Santangél e da rainha Isabel da Espanha que ele conseguiu a permissão e ajuda necessária.

A sequência da chegada é emocionante, com os homens se jogando ao chão, junto a Colombo. A América era ainda uma terra desconhecida, povoada por diversos grupos indígenas, segundo relatos dos europeus pareciam viver no Paraíso Terrestre.

Colombo passou de homem festejado a inimigo do estado, seus méritos como navegador foram considerados como indiscutíveis, porém, sua capacidade como administrador deixou muito a desejar. Seus projetos em terras americanas foram grandes fracassos e, as despesas que realizou o tornaram indesejado na corte espanhola.

A viagem de Cristóvão Colombo faz parte do cenário das Grandes Navegações lideradas por Portugal e Espanha entre os séculos XV e XVI, durante transição do feudalismo para o capitalismo comercial, sendo um dos principais acontecimentos na passagem da Idade Média para Idade Moderna. O desenvolvimento do comércio é baseado na burguesia, que aliada ao rei, promove a formação dos Estados Nacionais.

A expansão marítima europeia visava atingir as Índias (terra das especiarias) e superar o monopólio comercial italiano, que dominava o Mar Mediterrâneo e impediam os demais países de trafegar por essa região. Com a conquista de Constantinopla pelos turcos em 1453, os preços das especiarias orientais elevaram-se bruscamente, o que incentivou ainda mais a busca de um novo caminho marítimo para as Índias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (51.4 Kb)   docx (24.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com