TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório gerencial FGV Business Challenge

Por:   •  18/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  914 Palavras (4 Páginas)  •  42 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

matriz de atividade individual

disciplina: FGV Business Challenge

estudante: Ademar Becker Junior

tarefa: Relatório gerencial FGV Business Challenge

diagnóstico

O presente relatório possui por objetivo apresentar a estratégia utilizada pela SUNNYFUTURE S.A. no simulador SDE, bem como os pontos negativos e positivos da gestão e tomadas de decisões, e um plano de ação para melhoria do resultado atual da empresa.

  1. Análise dos dados do relatório da empresa

Gráfico 1 – balanço patrimonial da SUNNYFUTURE no período 7

[pic 3]

Fonte: SDE – simulador de estratégia FGV

O relatório gerencial do período 7 da empresa demonstra um lucro de aproximadamente 1,645 milhão, que equivale a um crescimento de 66% em relação ao patrimônio da empresa no período 1, valor bem maior que o rendimento de 31,59% que teria sido obtido se o capital fosse aplicado no banco.

No planejamento inicial, a expectativa do grupo era de obter um crescimento de 49,49%, apenas, o que demonstra que, ao longo do jogo, a equipe tomou decisões corretas que possibilitaram o incremento do valor em mais de 15%.

Ressalta-se o fato de que, durante os 7 períodos, a empresa não necessitou tomar empréstimos.

Além disso, a empresa terminou como líder em vendas na região 2, o que era o principal objetivo estabelecido no planejamento da empresa.

  1. Ação (ões) que levou(aram) a empresa a alcançar seus objetivos

Um dos pontos em que a equipe foi muito assertiva foi no investimento em marketing. A equipe respeitou a orientação de investir até 1% do faturamento em propaganda por região e por tipo, colocando 1% na mídia digital na região 1, na mídia impressa da região 3 e nos dois tipos de mídia na região 2, o que vai ao encontro do perfil de consumidor de cada região.

Prova da eficiência do marketing foi o fato de que a demanda na empresa foi maior que a produção em todos os períodos, conforme mostra o gráfico abaixo:

Gráfico 2 – demanda x venda real da empresa SUNNYFUTURE

[pic 4]

Fonte: SDE – simulador de estratégia FGV

Outro ponto positivo foi a gestão de matéria prima, que não faltou em nenhum período, inclusive no 7, após a crise do fornecimento. A equipe já possuía matéria prima estocada do período anterior, o que, somada a uma estratégia agressiva nos leilões, garantiu que a equipe chegasse ao 7º período com os exatos 66 mil necessários para a produção, garantindo que fosse vendido tudo o que estava no planejamento.

Por fim, foi de grande valia a capacidade de negociação do grupo, que, ao receber proposta do sindicato no 4º período, soube apresentar uma boa contraproposta, garantindo a manutenção de boas condições para a SUNNYFUTURE.

  1. Ação (ões) que dificultou(aram) a empresa a alcançar seus objetivos

A ação (ou omissão) que mais dificultou o alcance dos objetivos foi a demora na adequação do preço ofertado pela empresa, que durante todos os períodos foi o mais baixo entre as 7 empresas, diminuindo consideravelmente o lucro obtido.

O correto estabelecimento dos preços só aconteceu no último período, que foi o melhor para a empresa e que fez com que subíssemos para a quarta posição, ficando atrás do terceiro por apenas 2 pontos.

Outro ponto negativo foi o baixo investimento em pesquisa e desenvolvimento, o que fez a SUNNYFUTURE terminar em último lugar na qualidade do equipamento ofertado, empatado com outra empresa. O grupo sabia, desde o início da importância do tema, mas errou em razão de interpretação errada das instruções colocadas no manual a respeito do tema.

Outrossim, uma grande falha foi ter planejado mal a demanda que seria atraída. Só no terceiro período perderam-se mais de 13 mil vendas. A produção, que foi iniciada com 18 mil peças, poderia ter iniciado com pelo menos 24 mil.

  1. Reflexão crítica das decisões da empresa

Muitos dos erros e acertos que o grupo teve podem ser facilmente relacionados às habilidades adquiridas nas disciplinas deste MBA.

Logo na fase de planejamento, a equipe dedicou atenção especial ao marketing da SUNNYFUTURE, o que foi ponto chave para atingimento e superação das metas, não obstante ao erros cometidos. Foram utilizados, em cada região, os meios de comunicação mais aderentes ao perfil das pessoas dali, o que vai ao encontro dos conceitos aprendidos na disciplina de Estratégias de Marketing.

No 4º período, houve conflito com o sindicato dos trabalhadores, que apresentaram uma proposta que inviabilizaria a continuidade dos trabalhos e diminuiria muito o lucro da empresa. Contudo, utilizando os conceitos da disciplina de Negociação e Administração de Conflitos, a diretoria foi capaz de negociar e propor algo vantajosos para ambas as partes.

Ainda, os conhecimentos adquiridos nas aulas de Empreendedorismo e Gestão da Inovação nortearam os trabalhos desde o planejamento até a tomada de decisões.

planejamento estratégico

  1. A seguir, serão detalhados planos de ação que eu proporia para a melhoria do resultado atual da empresa

O que?

Por quê?

Onde?

Quem?

Como?

Quando?

Maior investimento de P&D

O produto da empresa ficou em último no quesito qualidade, sendo um potencial fator para queda no número de vendas no futuro e evasão para o concorrente

SUNNYFUTURE

Diretoria

Direcionando verba para esta área e fornecendo propostas de inovação

8º período

Ajuste na política de preços

Preços muito abaixo do mercado diminuem a lucratividade

Regiões 1, 2 e 3

Diretoria

Verificando o preço dos concorrentes e ajustando segundo as particularidades e objetivos da empresa

Períodos subsequentes

Ajuste na produção

Com demanda acima da produção, a empresa está deixando de faturar

Fábrica

Diretoria

Aumentando a capacidade da empresa, segundo a demanda esperada. Contratando o serviço de previsão de demanda presente no infonews

8º período

referência bibliográfica

Relatório Gerencial e Gráficos. Simulação de Estratégia. FGV Online. 2023 disponível em < https://sde.ldp.com.br/empresa-implementacao/part-ademar.junior_108068?equip=sunnyfuture.s.a._126876&periodo=7&area=mkt> Acessado em 18/11/2023.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (268.3 Kb)   docx (930.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com