TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório sobre Jogos de Empresas

Por:   •  23/9/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.861 Palavras (8 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 8

Nome da empresa: Nori Tec
Orientador(a): Alessandra Vieira


                                 

                               Relatório sobre Jogos de Empresas – PIM VIII

1. Análise do negócio.


a)
O jogo busca desenvolver no aluno a consciência e importância de conhecer as necessidades dos consumidores, estimular perspectivas a curto, médio e longo prazos, entender o marketing como centro de lucro, dentro de um ambiente altamente competitivo, em que as estratégias são baseadas na segmentação, posicionamento e alocação de recursos. Descreva detalhadamente as informações “macroambiente” e “microambiente” da região escolhida.



A empresa trabalhou com as 3 regiões, entretanto, deu ênfase a região 3, devido ao aumento demográfico do ambiente. Quanto a questão de microambiente desta região, a empresa percebeu que essa região, não possuía tanto acesso à internet, portanto, a empresa resolveu investir em Marketing boca a boca e mídia impressa.

b) Faça uma análise SWOT do ambiente

Inicialmente a empresa não possuía tanta experiência, já que se tratava de uma empresa nova. A empresa não conseguiu fazer a analise do preço final de forma correta, portanto, afetou o seu balanço e no seu custo, afetando posteriormente todos os outros meses (etapas). Com este resultado de balanço, a empresa resolveu reformular seu custo final. Um dos períodos, a empresa ficou sem estoque, devido as más decisões iniciais da compra de matéria prima, portanto, essa se tornou a maior fraqueza da empresa, sua falta de planejamento inicial, por conta dos atrasos nas entregas, possibilitando que a concorrência passasse em sua frente.

Devido ao erro, a empresa conseguiu se organizar, elaborando melhor seus preços, organizando seu estoque e a compra de matéria prima. Conseguiu sobreviver, adequando em meio de suas dificuldades, seu preço e estabelecer seu espaço no mercado. Tornando-se assim, o ponto forte dessa empresa. O setor de marketing também não ficou atrás, pois, apresentou resultados bons.

Em relação as oportunidades, a empresa ficou atenta a concorrência, tentando sempre se manter competitiva, se adequando, aprendendo e se reinventando ao mercado.

A grande ameaça da empresa é a possibilidade de ser superada pela concorrência, entretanto, em base das decisões iniciais, a empresa precisou ficar atenta para que seu preço, sua qualidade, compra de matéria prima e seu pós-venda, fluísse de forma positiva.  Analisando o macroambiente, a empresa precisou ser bem cautelosa depois dos primeiros períodos, para que pudesse sobreviver aos demais.

2. Justifique sua estratégia de liderança;


a)
A princípio, as empresas tomam decisões limitadas. Com o avanço do jogo, aumenta-se o número de decisões. Por que escolheu determinada região como prioridade? Justifique a sua resposta.



Foi estudada a região de número 3, chegando a conclusão que é uma região promissora, pelo número de habitantes e, mesmo sem tanto poder aquisitivo e grande acesso à internet, o consumo é significativo. Conseguiam manter o mercado girando, portanto, a empresa priorizou essa região, por se tratar de uma região estável para as vendas da empresa.



b)
As decisões de produto englobam a identificação de oportunidades de lançamento de produtos e serviços, adequação destes às necessidades e desejos dos clientes (pesquisa e desenvolvimento), formulação das estratégias de produtos (como diferenciação, posicionamento, segmentação) e a administração do ciclo de vida do produto. Justifique política de P&D que a empresa desenvolveu para atender as necessidades de cada região. Se negativo, justifique porque a empresa não escolheu como estratégia investir em &D.



A empresa investiu pouco inicialmente, mesmo em seu curso, continuou investindo mesmo que, o investimento não fosse alto, a empresa nunca desistiu de deixar de acreditar que é um fator de suma importância para o crescimento da empresa. Ela obteve falhas, pois, não investiu em pesquisa em sua fase inicial, não podendo ter um desenvolvimento positivo e o crescimento esperado. As decisões foram tomadas de forma pouco cautelosa e equivocada. Essas decisões tomadas, tiveram resultado negativo em diversos setores da empresa, impactando negativamente em seus relatórios contábeis.

c) Na realidade, é difícil estabelecer um preço adequado mediante uma situação específica. O jogo, tendo como modelo esta realidade, deve também refletir tal dificuldade Como exemplo, podemos citar como critério a variação no nível dos estoques de produtos acabados, ou seja, se os estoques estiverem elevados e a demanda for maior que as vendas, o preço será considerado alto e, se os estoques estiverem baixos e a demanda for maior que as vendas, o preço estará baixo. Descreva o cálculo que a empresa desenvolveu para precificar os produtos acabados nas três regiões. Justifique a política de preço e suas variações em cada trimestre (a partir do 4º período).



O cálculo base é esse:
CD (Custos Diretos) + CI (Custos Indiretos) + CF (Custos Fixos) + CV (Custos Variáveis) = CT (Custo Total).

E a politica escolhida, foi em base do poder aquisitivo de cada região, adequando dentro do custo da empresa.

Na região 1 a empresa escolheu o maior preço, pois  o poder aquisitivo desta região é alta. Entretanto, o preço que a empresa escolheu não foi tão exacerbado nesta região, visando a competitividade de mercado. Na região 2, se manteve quase sempre, o preço da região 1. Ao término do período 8, as regiões estavam praticamente equalizadas.

Na região 3, por possuir um PIB baixo, foi escolhido um preço um pouco mais baixo, considerando que sua demanda era boa. A forma de pagamento dessa região em especifico, era quase sempre 50% a vista e 50% restante para ser deixada para o próximo período.

No final do período 8, a empresa equalizou todas as regiões com os mesmos preços e forma de pagamento.


d)
A respeito do tempo presente, é crucial a combinação harmônica entre preço e nível de propaganda. Como é sabido, as vendas de um produto tendem a variar em razão direta com a propaganda e em razão inversa em relação ao preço. Desta forma, as políticas de preço e propaganda devem estar sincronizadas. Qual foi o período no qual a empresa decidiu investir em propaganda? Como chegou à conclusão do valor da propaganda em cada trimestre? A empresa percebeu diferença nas vendas em cada região após a definição dos valores de propaganda? Justifique a sua resposta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (94.9 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com