TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do filme 300

Por:   •  11/4/2015  •  Resenha  •  4.218 Palavras (17 Páginas)  •  13.823 Visualizações

Página 1 de 17

Resumo do Filme   300

Direção: Zack Snyder

O filme 300 é um filme americano baseado na banda desenhada (história em quadrinhos) homónima de Frank Miller sobre a Batalha das Termópilas. Trata-se de um filme com vários estilos cinematográficos evidenciando-se a animação ao estilo de uma banda desenhada. Grande parte do filme foi realizada com Chroma key. 300 passa a imagem da liberdade dos gregos antigos e de como era importante a união e a garra, para que um pequeno exército de 300 homens pudesse enfrentar dezenas de milhares de guerreiros do Império Persa.

A historia do filme é contato por um orador espartano, que conta a vida de um jovem que depois se tornara o Rei de Esparta, Leónidas. Quando as crianças nasciam, elas eram examinadas para ver se eles eram pequenas ou fracas, doentes ou defeituosas e se sim, eram descartados.

Ainda na sua idade infantil as crianças de Esparta eram submetidas a varias lições de lutas. Aos sete anos, é tirado da sua mãe para iniciar o agogê - um período de privações a que todos os cidadãos de Esparta são submetidos. Eles eram ensinados a não sentir dor, piedade, medo, passar fome, frio e se necessário matar para sobreviver e nunca recuar ao campo de batalha e que se eles morressem em batalha por Esparta, seria a maior gloria que eles poderiam ter.

Em um ultimo teste, Leónidas foi colocado à prova tudo que já tinha aprendido, tendo que enfrentar o clima da natureza e as ameaças dos animais que em ela vive e passou com facilidade, pronto para retornar a Esparta como um guerreiro espartano.

Passados trinta anos, o orador conta que um mensageiro persa chega a Esparta para uma mensagem e Leónidas avisa ao mensageiro que na terra de Esparta, até um mensageiro é responsável por suas palavras. O mensageiro fala através de um pedido aparentemente inocente que veio atrás de "terra e água”. A sua Rainha, Gorgo já percebendo que isto era somente um pretexto para outro assunto, lhe pergunta o porquê de fato que o mensageiro veio ate eles.

O mensageiro interrompe a rainha perguntando como ousa falar com ele dessa maneira e ela explica que somente mulheres de Esparta pode falar assim pois elas é que dão a luz a homens de verdade.

 Leónidas, ofendido com tal mensagem, fala para o mensageiro que não ira se submeter a nada e fala que ele ofendeu seu povo, sua esposa e ameaçou seu exercito de morte e que o mensageiro na escolheu com cautela suas palavras,  e assim mata toda a comitiva persa e decide começar uma guerra com Xerxes.  

Os Éforos eram sacerdote dos segundos Deuses, eram porcos e bastardos, mais criaturas do que homens, mas ate mesmo Leónidas tinha que subornar, nenhum rei Esparta poderia ir a guerra sem as benções dos Éforos. Leónidas fala de seu plano de guerra e os Éfaros fala que ele não poderia entrar em guerra agora, pois em Esparta iria começar a celebrar a festa religiosa das Carneia. O Leónidas teimando as ordens deles foi constatar o oráculo, um ritual sagrado aonde ate Leónidas deveria respeitar suas palavras. E eles confirmam com o oráculo que Esparta ira perder e que deve obedecer a Carneia.  

Leónidas não seguindo as ordens dos Éfaros, junta seus 300 homens de sua guarda pessoal e diz que vai dar um passeio - e marcha ao encontro dos invasores persas. Despede-se de sua mulher e filho com maior frieza, pois os espartanos foram ensinamos a não demonstrar sentimentos.

No caminho eles encontram mais de 7.000 soldados gregos que querem se juntar para a batalha, porem eles se diferem, pois eles não são soldados iguais os espartanos, todos tem profissões em sua terra.

Eles encontram um garotinho que fala que foi o único que conseguiu fugir dos “fantasmas persas” que dizem que são imortais e encontram uma arvore de corpos.

Eles marcham pela honra, pelo dever e pela a gloria e encontra em Teólogas navios de persas, aonde Zeus castiga com ventos e tempestades furiosas.

A rainha em Esparta pede pra reunir um conselho aonde ela dirá que nada vem do acaso e que sim através de sangue e muito esforço.

Em outra batalha os espartanos mandam um recado para Xexes que eles não tem medo e que não voltara para Esparta.

Leónidas e seu Capitão Artêmis, então traçando um plano de batalha que será em um corredor estreito aonde o tanto de soldados não importa e sim a estratégia. De repente aparece um homem defeituoso falando um caminho e dizendo que quer fazer parte de sua tropa. Mas ele se quer consegue erguer seu escudo e Leónidas fala que ele não serve para lutar e se ele quisesse poderia contribuir trazendo agua, tirando os corpos mortos do caminho. O homem defeituoso fica muito nervoso.

E em varias outras batalhas, aonde os Xexes usam magias, monstros, animais e outros meios para a luta os espartanos e os gregos  ganham. O Xexes  fala para eles desistirem mas com um medo aparente, pois vê que esta perdendo  e  diz que eles não poderão vence-los pois ele é um Deus, imortal.

O guerreiro defeituoso vai ate a Xexes e fala do plano de estratégia dos Espartanos para ele e em troca ele terá tudo o que ele quiser, mulheres, dinheiro, comida, e uma armadura.

A mulher de Leónidas em Esparta quer ir a câmera para poder pedir ajuda para Leónidas, mas é interrompida, pois tem Theron é quem manda no conselho por meio de subordinação e ai ele pede o corpo da rainha em troca, para ele poder aceitar.

Os gregos desistem de continuar lutando e fala para Leónidas que eles não têm como vencer, mas Leónidas não desiste, pois ele não tem escolha, na lei de Esparta eles são feitos para lutar e morrer se for preciso.

Leónidas pede a Dilios para voltar a Esparta e contar a todos como foi as batalhas dos Espartanos, contar as historias.

No Conselho, a Rainha tenta mostrar como foi construído Esparta, a honra que tem que cumpri e Theron tanta prejudicar falando mal dela e ela mostra que ele é um traidor entre eles, pois possuía moedas de  Xexes.

E chegando ao final, na ultima batalha com Xexes, Leónidas descobre que ouve um traidor, (o defeituoso) e eles lutam com toda a suas forças contra os guerreiros de Xexes. Morreram todos, mas cumpriram seu papel de um guerreiro Espartano.

Características da Cultura da Época

Esparta era uma cidade de carácter militarista e oligárquico. A forma de governo de Esparta era de que seus cidadãos tivessem modelos de soldados, bem treinados fisicamente, corajosos e obedientes às leis e às autoridades.

A sociedade espartana era dividida em três categorias principais:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)   pdf (82.6 Kb)   docx (131.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com