TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Por:   •  10/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.535 Palavras (7 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Desafio Profissional

Teoria da Contabilidade

Ciências Sociais

Responsabilidade Social e Meio Ambiente.

Atividade Pratica Supervisionada apresentada ao Curso Superior em Administração da Universidade Anhanguera Uniderp, como exigência parcial das Disciplinas Teoria da Contabilidade, Ciências Sociais e Responsabilidade Social e Meio Ambiente para a obtenção de nota, sob orientação da Profa. Tutora EAD Kelly Sinara e Silva Cavalheiro de Rezende.

São José dos Campos /SP

2014

SUMÁRIO

Introdução 04

Passo 1 - Breve diagnóstico dos impactos no meio ambiente 05

Passo 2 - Sustentabilidade Econômica 06

Passo 3 - Sustentabilidade Ambiental 07

Passo 4 – Sustentabilidade Social 08

Considerações finais 10

Referência bibliográficas 11

INTRODUÇÃO

Esse desafio trata de uma empresa a L&Construção que visa trabalhar com um programa de sustentabilidade, considerando práticas adotadas por outras empresas ou novas ideias que colaborem não somente na valorização da mesma ou de lucros, mas também que colabore com a sociedade e o Meio ambiente.

Será observado um breve relato que a construção civil vem ocasionando ao meio ambiente bem como estatísticas apontadas recentemente. Terá propostas de ações sugeridas para a empresa L&Construções voltadas para a abordagem de Sustentabilidade Econômica, Sustentabilidade Ambiental e Sustentabilidade Social, visando acrescentar melhorias para todas as partes envolvidas.Desafio Profissional

O seu Desafio Profissional é contribuir com ideias para o Programa de Sustentabilidade da empresa L&Construção, considerando práticas sustentáveis que

colaborem com a sociedade, valorização da marca da empresa, aumento de lucros e

competitividade.

Passo 1 – Breve diagnostico dos impactos da construção civil para o meio ambiente.

Impactos da construção civil no Meio Ambiente

Com base em estudos já realizados, pode-se verificar que o setor da construção civil tem papel fundamental no desenvolvimento de um país, porém é o que mais consome recursos naturais, estima-se que entre 40% e 75% dos recursos existentes são consumidos por este setor, 25% do total de resíduos produzidos pela indústria, 40% do consumo global de energia e até 30% das emissões globais de gases do efeito estufa.

Com esses dados é possível analisar a constante degradação do Meio Ambiente por parte da construção civil, por esse motivo há diversos critérios estabelecidos pela CETESB no qual minimiza esses impactos, determinando uma quantidade para as emissões de gases até o descarte final dos materiais.

Além desses critérios, existem certificações para classificar a construção como um empreendimento sustentável, com o selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) e o AQUA (Alta Qualidade Ambiental), que propõe uma construção sustentável, que agrade também seus ocupantes.

Portanto, foi possível constatar que a construção civil causa grande impacto no Meio ambiente, a qual se tornou um problema global como a falta de energia, o consumo desenfreado de água e mal descarte de materiais que causam um desequilíbrio ambiental, sendo necessária uma mudança de hábitos e condutas para recuperação do Meio Ambiente.

Passo 2 – A sustentabilidade econômica considera a alocação e a gestão mais eficiente dos recursos e um fluxo regular do investimento público e privado. A eficiência econômica não deve ser avaliada apenas com base na lucratividade das empresas, mas deve levar em conta os aspectos macrossociais como o impacto do fluxo monetário existente entre empresas, governo e população (SACHS, 2006).

Apresente, no mínimo, duas propostas de ações para a L&Construção voltadas para a abordagem da Sustentabilidade Econômica.

Titulo da Ação: Governo, Empresa L&Construção e Sociedade.

Objetivos:

1. Interagir Empresa e Governo.

2. Interagir sociedade.

Ação

A1. Promover a conscientização.

B1. Divulgar ações pela internet.

C1. Promover parceira com plano do governo.

A2. Promover visitas.

B2. Manter diálogo com a sociedade.

C2. Parcerias para melhorias na região.

Resultados esperados

A1. Permitir aos colaboradores entender todo o processo de licenciamento o processo de licenciamento ambiental, o destino e tratamento de resíduos da Construção Civil resultante e suas atividades de construção, reformas, reparos e demolições de estruturas e estradas, remoção de vegetação, escavação de solos, etc.

B1. Demonstrar pela internet todo o impacto que a empresa venha a causar ao Meio Ambiente juntamente dos projetos adotados na construção.

C1. Promover parceira com plano do governo “minha casa minha vida” na construção de casas populares sustentáveis.

A2. Providenciar visitas nas construções para que seja acompanhado pelos usuários e clientes.

B2. Abrir um canal direto para sugestões sobre novos produtos e/ou serviços sustentáveis que tenha surgido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (58.1 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com