TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Academia Via Forma

Trabalho Escolar: Academia Via Forma. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  1.410 Palavras (6 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

Este estudo de caso tem a pretensão de aprofundar os conhecimentos teóricos adquiridos nas disciplinas do semestre.

Cada vez mais no Brasil, empresas fecham suas portas logo no primeiro ano, por falta de preparo e planejamento.

Veremos a seguir várias situações que tornaram difíceis os relacionamentos e quais as decisões que foram decisivas para que a academia Via Forma, se tornasse um empreendimento de sucesso.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 MARKETING I

2.1.1 Cite as Ações e explique como será desenvolvida

Algumas ações devem ser colocadas em prática para que sejam alcançadas as metas traçadas inicialmente. Dentre elas podemos citar ações de melhoria no pessoal, na imagem da academia e diferenciais de mercado.

Pessoal: Funcionários qualificados, pois como se trata de serviços prestados e desta forma está falando de bens intangíveis, temos que ter nossa preocupação dobrada, pois o prestador do serviço depende exclusivamente de quem os presta. Vendedores bem treinados exibem competência, credibilidade, cortesia e capacidade de resposta e comunicação. É indispensável a implementação de gestão de pessoas incluindo a valorização dos funcionários com ações de plano de carreira e redução da rotatividade e qualificação profissional.

Com estas melhorias no atendimento almeja-se manter os alunos matriculados e atrair novos clientes.

Muitas empresas visam à alta satisfação porque os consumidores que estiverem apenas satisfeitos estarão dispostos a mudar quando surgir uma melhor oferta. Os plenamente satisfeitos estão menos dispostos a mudar. A alta satisfação ou o encanto cria afinidade emocional com a marca, não apenas preferência racional.

O resultado é a alta lealdade do consumidor. (KOTLER, 1998, p.53)

Imagem: Ações de melhoria da imagem da academia, pois é a partir dela que a empresa vai se posicionar e buscar ser percebida pelos clientes. Uma imagem positiva é uma vantagem, devem ser usados canais de comunicação como Outdoors, redes sociais, blogs etc. para fortalecer e fixar a marca no mercado.

Diferenciais de mercado: Cada vez mais o consumidor seja ele de bens ou de serviços tem buscado um diferencial a ser oferecido, como o ponto decisório de suas escolhas.

Desta forma será feita uma pesquisa de mercado, a fim de encontrar e suprir as necessidades do público alvo, verificando o que a demanda mais procura e o que falta no mercado.

Compra de equipamentos e melhorias na infraestrutura no mesmo nível ou maior que seus concorrentes, são alguns fatores que devem ser avaliados pelo proprietário e seus sócios.

2.2 MARKETING II

2.2.1 Público-alvo de uma academia

Trabalhadores com profissões mais sedentárias têm buscado cada vez mais a pratica de exercícios em busca da preservação da saúde e melhoria da estética.

Pessoas de todas as idades, porém Jovens e adultos de idade entre 18 e 35 anos são a maioria, porém uma fatia do mercado que vem crescendo é das pessoas com idade acima de 50 anos, pois como a maioria são aposentados, tem maior tempo para dedicar a prática de exercícios.

2.2.2 Definição de “SERVIÇO”

Segundo COBRA (1986, p.3): “O marketing de serviços é um campo de investigação recente e ainda em fase de estruturação”. Entendem-se como serviços de Marketing todos os fatores que auxiliam a empresa a atender a demanda do mercado para os seus produtos, através dos serviços de pesquisa de mercado. Sendo esses serviços identificar as necessidades não satisfeitas pelos produtos ou serviços ofertados quanto a novos produtos ou serviços existentes no mercado e novos mercados.

KOTLER (1998, p.412), utiliza o seguinte conceito para serviços: “Serviço é qualquer ato ou desempenho que uma parte possa oferecer a outra e que seja essencialmente intangível e não resulte na propriedade de nada”.

De acordo com KOTLER (1998, p.414), os serviços possuem quatro características: Intangibilidade, Inseparabilidade, Variabilidade e Perecibilidade.

2.2.3 INSEPARABILIDADE dos Serviços

Geralmente os serviços são produzidos e consumidos simultaneamente, mas isso não acontece para bens físicos que são fabricados, guardados, distribuídos através de vendedores, e mais tarde consumidos. A pessoa que presta o serviço já faz parte do mesmo. A interação entre fornecedor e cliente é uma característica do Marketing de serviços, já que o cliente está presente enquanto o serviço é produzido, ambos afetando o resultado do serviço. Os serviços são primeiro vendidos, depois produzidos e consumidos ao mesmo tempo, tornando então o nível de erro maior.

2.2.4 INTANGIBILIDADE dos Serviços

Quando nos referimos a serviços podemos dizer que são intangíveis, já que não podem ser vistos, provados, sentidos, ouvidos ou cheirados antes de serem comprados.

Os compradores procuram sinais da qualidade do serviço para reduzir essa incerteza. Buscam saber sobre essa qualidade com base a localização, funcionários, equipamentos, material de comunicação, símbolo e preço percebidos. Segundo KOTLER (1998, p.414): “A tarefa do fornecedor é administrar a evidência, tangilizar o intangível”.

2.2.5 PERECIBILIDADE dos Serviços

KOTLER (1998, p.416) define: “Serviços não podem ser estocados”.

A perecibilidade dos serviços não é um problema quando a demanda é estável. Mas quando a demanda é instável as empresas de serviços enfrentam problemas difíceis.

Expressa à noção de que um serviço não pode ser feito com antecedência e armazenado. A produção do serviço e seu consumo se dão no mesmo momento.

2.2.6 Cuidados com relação ao serviço prestado em academia

Um dos principais cuidados ao serviço prestado é a satisfação do cliente, equipamentos defasados e a falta de pessoal devidamente treinado, Principalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com