TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

´prointer

Por:   •  8/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 3

ENTREVISTA:

- Thiago José da Silva, proprietário da empresa TRL COM DE AUTOPEÇAS E SERV. AUTOM. LTDA-EP

Segundo Thiago de inicio, o que o motivou a se tornar um empreendedor foi dar continuidade ao projeto iniciado pelo seu pai e principalmente pela necessidade, atualmente ele o faz por satisfação pessoal.

         Sua formação limitada ao 2º Grau foi muito relevante ao decorrer dos dias em seu trabalho, porém com a dedicação e a busca pelas informações relativas ao mercado quanto à área de atuação é de suma importância.

        Com o planejamento e a teoria bem estudada e a pratica corretamente executada, sendo a ética de forma consolidada, com respeito (ÉTICA) e com o relacionamento saudável (COMUNICAÇÃO), resultam no sucesso do empreendimento.

        Não teve tempo para o planejamento do projeto, mas um plano de negócio sem duvidas seria muito bem empregado trazendo benefícios para a empresa (PLANEJAMENTO)

        Sua força é a determinação e sua fraqueza delegar (SWOT), foi utilizado créditos financeiros como, por exemplo, o BNDES, mas no momento o investimento é feito com recursos próprios.

        Em momentos de Crises foi de vital importância, diversificar os serviços e aumentar a gama de produtos buscando atender um maior numero de clientes (CRIATIVIDADE, DEDICAÇÃO).

        Um conselho deixado pelo nosso entrevistado foi o de estar  “sempre em busca do sucesso”, buscando conhecimentos em históricos de instituições e empresas bem sucedidas, bem como os trajetos e barreiras encontradas pelas mesmas, não deixando de buscar conhecimento sobre empresas que acabaram falindo durante crises.

EMBASAMENTO TEÓRICO

         Com base no embasamento teórico, segundo Dornelas o empreendedor tem de conhecer o ramo/setor de atividade do negócio que está aventando abrir seu empreendimento. Não adianta querer faturar rios de dinheiro se não conhece nada da atividade.

Quanto aos momentos de crises de seu empreendimento podemos destacar que quanto ao modo ou campo de atuação e Thiago está classificado no “EMPREENDEDOR EMPRESÁRIO”, pois recorre às inovações e planejamento para tomadas de decisões que deverá tomar para superá-las. Dornellas (2007, p, 13) Detalha os diferentes empreendedores e suas respectivas áreas de atuação e uma delas é: Empreendedor Empresário: é o dono do seu próprio negócio, inova para atender às necessidades de mercado, planeja suas ações, aceita os riscos inerentes a incertezas nos resultados (lucro/ prejuízo).

Quanto ao plano de negócio na área financeira o empreendedor deve apresentar segurança na hora de solicitar um financiamento, bem como utilizar o plano de negócios como forma de demonstrar maturidade administrativa e gestora. O empreendedor deve também deve preparar o projeto de investimentos.

        Quanto ao relacionamento pessoal dentro da empresa, Thiago destaca a importância das relações humanas, gerando assim o efeito chamado de sinergia, que nada mais é o conceito de trabalho em grupo. De troca para alcance de objetivo comum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (77.3 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com