TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Implantação do setor de Recursos Humanos em uma pequena empresa

Por:   •  17/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.884 Palavras (12 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE/FACULDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE APOIO PRESENCIAL 22498 UNIEDUCAÇÃO – MG

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

GERALCINA PATRÍCIA DE JESUS FERREIRA

RA 8379823103

Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Prointer _ III_2015_1

UBERLÂNDIA – MG

MARÇO/2015

GERALCINA PATRÍCIA DE JESUS FERREIRA

Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Prointer _ III_2015_1

Atividade prática supervisionada apresentada como requisito de avaliação na disciplina de Gestão de Pessoas e Técnicas de Administração no Curso de Gestão de Recursos Humanos da Universidade/Faculdade Anhanguera - UNIDERP, turma online, sob a orientação do(a) Prof.(a) Cristiane Mattioni

UBERLÂNDIA – MG

MARÇO/2015

[pic 2]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.................................................................................. 3

RELATÓRIO ... ................................................................................ 4

PLANO DE BENEFÍCIOS ................................................................... 6

CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................. 9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .............................................. 10

ANEXOS.......................................................................................... 11


[pic 3]

INTRODUÇÃO

         

        A cada dia que passa os indivíduos de uma organização, se vêem envolvidos com situações de assédio, reestruturações devido a situações econômicas, terceirizações, competitividade, o anseio por lucros e a afirmação constante das marcas dos produtos no mercado, situações estas que, entre outras, geram apreensão, insatisfação e desconfiança, já que acabam agindo direta ou indiretamente no seu ambiente de trabalho e, aumentando assim, os índices de absenteísmo, baixa produtividade, atestados ou licenças médicas.

        Administrar estes conflitos tem sido primordial nos dias de hoje, pois a cobrança  pelos direitos por parte dos empregados, através dos seus representantes legais, o grau de instrução e informação, cada vez mais acentuado e, por necessidade das próprias organizações devido à sua intenção de atender às diversas padronizações e certificações do mundo globalizado, tem se tornado um forte instrumento estratégico.

        Na busca de conciliação entre os interesses corporativos e os interesses individuais, a verificação do clima organizacional é fator fundamental para medir a satisfação das pessoas, no ambiente de trabalho, o que tem feito com que as organizações invistam em novas ferramentas de gestão, com a finalidade de avaliar o que tem maior influência para o alcance dos seus resultados, a sua força de trabalho.

        Assim, para o desenvolvimento deste projeto, através de uma pesquisa de satisfação dos empregados, baseada em fatores organizacionais, será avaliado o clima organizacional da empresa Supersoft, permitindo um diagnóstico para a área

de recursos humanos e nortear os gestores em ações que possam manter ou melhorar este clima em relação aos diversos aspectos da organização.

        Após a pesquisa de clima realizada na empresa é possível identificar a necessidade de implantar o setor de recursos humanos que é responsável por cuidar das pessoas e oferecer suporte necessário para que a alta direção e todos os demais lideres identifiquem quais os gaps existentes nos talentos e dos processos que precisam ser implantados e melhorados para que os talentos dêem uma entrega cada vez expressiva.         


    [pic 4]

RELATÓRIO

Como Diretor da empresa Supersoft (empresa fictícia), identifiquei que ela vem passando por diversos problemas, os quais iniciam na administração da empresa, até aos funcionários que estão desmotivados, trabalhando insatisfeitos, não se sentem valorizados pela empresa. Estes conflitos têm gerado a queda no faturamento da empresa, pois a qualidade do serviço tem reduzido, diminuindo consideravelmente o número de clientes.

Para início do meu trabalho foi realizado uma pesquisa entre os funcionários da Supersoft e a partir daí identifiquei a necessidade da implantação do Setor de Recursos Humanos.

Chiavenato (2004, p. 376) afirma que:

As pessoas nunca têm objetivos e interesses idênticos. As diferenças de objetivos e interesses pessoais sempre conduzem a alguma espécie de conflito. [...] a maior parte dos conflitos organizacionais é provocada por conflitos pessoais. [...], quando os conflitos são apenas parcialmente resolvidos ou inadequadamente resolvidos criam um contencioso entre a organização, seus participantes e o sindicato [...] que pode afetar negativamente o desempenho organizacional.

Para Cada (1997) a pesquisa de clima é um levantamento de opiniões que representa a realidade organizacional consciente, ja que retrata o que as pessoas acreditam acontecer em determinado momento da organização.

Para Luz (2003, p. 37), a pesquisa de clima organizacional “é um trabalho cuidadoso que busca detectar as imperfeições existentes na relação empresa x empregado, com o objetivo de corrigi-las”.

        Através dos dados coletados, tabulados e analisados, serão sugeridas e recomendadas ações aos fatores onde houveram os maiores indices de insatisfação ou aqueles que merecem atenção especial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (405.2 Kb)   docx (336.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com