TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha filme: A Queimada

Por:   •  8/6/2019  •  Resenha  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 3

Aluno: Bruno Mendes Cavalcante

RA: 21028910

Prof: Igor Fuser

Resenha 2

Filme: Queimada

Resumo:

        

        Queimada é uma ilha ficcional, localizada no Caribe, que tem seu enredo no filme baseado no Haiti. É uma ilha de domínio Português, com forte presença da mão de obra africana escrava e voltada para a produção de açúcar através da cana-de-açúcar.

        O filme inicia com a chegada do inglês William Walker, personagem interpretado pelo ator Marlon Brando, que foi enviado para Queimada devido a uma tentativa de rebelião dos escravos no intuito de lhes oferecer o apoio inglês. No entanto o líder desta rebelião já havia sido capturado, sendo enforcado posteriormente, sem que o inglês pudesse intervir.

        Porém, quando William Walker havia desembarcado no porto conheceu um negro chamado José Dolores, e reconheceu nele qualidades potenciais de um líder. José Dolores era um educado carregador de malas e Walker acreditava que pudesse ser um bom sucessor ao líder morto pelos portugueses.

        William Walker decide assim permanecer um pouco mais em Queimada e aos poucos incluir no jovem José Dolores algumas ideias revolucionárias, sem que percebesse.

        O passo inicial foi um assalto armado ao Banco Espírito Santo, com o falso propósito de dividirem a quantia e fugir em um navio, que nunca existiu. Após o assalto ficaram escondidos em uma aldeia, onde iriam passar a noite. Porém os soldados portugueses já estavam se aproximando, em busca dos assaltantes.

        William Walker possuía uma boa quantidade de rifles e munição, e convence José Dolores que deveriam lutar contra os guardas e para isso Dolores precisava buscar o apoio dos demais negros da aldeia. Foi assim, conquistada a primeira vitória sobre os portugueses, que desemboca em um golpe na cidade, onde o governador português é morto pelos homens de Walker.

        A revolução foi bem sucedida, porém falta a José Dolores habilidade para governar a ilha, conduzindo a uma desordem administrativa e consequentemente uma baixa na produtividade da ilha. Não atendendo assim aos interesses ingleses, responsáveis pelo sucesso do golpe em Queimada.

        Assim Walker é chamado novamente, desta vez para derrubar Dolores. Neste momento Walker é tomado por sentimentos conflitantes, pois Dolores seria morto por ser considerado uma ameaça.

        A trama se encerra alguns anos depois, com Walker retornando à ilha e repetindo-se a cena, um negro educado se oferece para carregar suas malas, assim como José Dolores, porém desta vez é um ladrão, que golpeia mortalmente Walker com uma faca.

Comentário:

        Este filme se mostra uma excelente caricatura do cenário encontrado nas colônias Latino Americanas da época. Pois, mostra  um país com população predominantemente negra, de escravos africanos e uma parcela dominante formada pela elite europeia.

        Demonstra a brutalidade do trabalho desempenhado nas colônias, a rotatividade de escravos trazidos da África, devido à baixa expectativa de vida, e assim a sobrevivência da cultura africana na América Latina.

        Identifica-se o papel da Inglaterra, exercendo influência nas colônias, de acordo com os próprios interesses e necessidades de mercado.

        Nas colônias da América Latina, salvo exceções, a “liberdade” perante os colonos foi proporcionada por interesses terceiros, como no caso da Inglaterra, trazendo assim um novo cenário de dependência e dominação nestas regiões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com