TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha sobre o filme a grande ilusão 1937

Por:   •  21/5/2017  •  Resenha  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 3

  O filme A Grande Ilusão conta a história de um grupo de soldados franceses presos em um campo de prisioneiros na Alemanha durante a primeira Guerra Mundial. Entretanto, o filme não se atém aos  explosivos e aos compartamentos históricos por se tratar de um filme de guerra. Ele opta por fazer uma análise sobre o comportamento humano diante de um conflito bélico, retratando de forma crítica e cômica a realidade dos soldados após terem sido feitos como prisioneiros pelo exército alemão e também contém cenas que caracterizam uma mensagem anti-militarista do filme.

  Durante o  filme, ocorrem diversas situações onde os personagens expressam contrariedade a guerra e onde os estereótipos sobre estar em guerra são quebrados. Uma das primeiras situações é a extrema educação com a qual os personagens se tratam, evidente no tipo de tratamento entre prisioneiros e soldados alemãs, entre os prisioneiros  de distintos países ou entre os prisioneiros franceses de diferentes classes. Além da extrema educação,outras regalias integram esse tratamento atípico dado a prisioneiros, como por exemplo a permissão para fazer compras, receber encomendas dos familiares deles, possuírem momentos de lazer como assistir uma peça de teatro e serem acomodados em quartos e não em celas.Entretanto,não podiam pronunciar palavras, praticar ações que insultassem a nação Alemã e não deveriam tentar fugir.

  Uma característica padrão que se constitui nas  guerras é a formação de um exército, onde o respeito e a obediência são fundamentais numa hierarquia aos cargos, patentes que integram as tropas. Todavia, algumas cenas do filme contradizem essa ideia, como por exemplo a cena entre dois prisioneiros franceses, um deles soldado e o outro Marechal, discutem se o Capitão de Boieldieu seria de confiança para saber sobre o plano de fuga, onde o ideal seria incluí-lo e dar preferência a ele na fuga por respeito a patente mais alta dele. Outra cena que contradiz essa ideia ocorre quando o capitão de Boieldieu,aristocrata se opõe ao tratamento diferenciado que o oficial alemão lhe dá, argumentando que o tenente Marechal e o Rosenthal mereciam o mesmo tipo de tratamento.

  Outro ponto importante a ser destacado são as cenas que retratam temas como luta de classes e as relações de amizade adornadas por saudosismo  que compõem cenas do filme. Como por exemplo a amizade que se cria entre os prisioneiros franceses colocados no mesmo quarto, sendo eles de diferentes classes e status sociais, de distintas religiões como católicos e judeus e com diferentes cultura, ou seja possuíam distintas características que influenciava o modo de pensar e agir de cada um e mesmo assim criaram  laços de amizade unidos por uma única semelhança: a nacionalidade francesa. Outra similaridade entre os prisioneiros era o comportamento cômico que possuíam dentro do campo, tendo uma cena em que o capitão Boieldieu diz que " as crianças estão brincando de soldados e os soldados estão agindo como crianças" , crianças se refere aos jovens soldados alemãs e soldados seriam os prisioneiros que estão brincando, se divertindo enquanto uma guerra está acontecendo.

  Além da amizade criada entre os prisioneiros, dois outros tipos de relação vão contra aos estereótipos de uma guerra. Sendo uma delas, a relação entre o Capitão de Boieldieu,do   exército   francês  e o oficial do exército   alemão, o Capitão Von Rauffenstein. Eles deveriam ser rivais na guerra, porém o oficial Alemão acaba atribuindo afinidade pelo Capitão Francês por ambos serem oficiais de carreira, nascidos na aristocracia e fica claro em algumas cenas do filme  que essa "afinidade" entre os dois acaba afetando seus deveres com seus estados, como na cena que o oficial da Alemanha  exita, no primeiro momento, em atirar no capitão Francês e ainda o visita no seu leito de morte. O outro tipo de relação se inicia quando uma cidadã alemã acolhe dois fugitivos franceses em sua casa, tendo a oportunidade de entregá-los para os soldados Alemãs e se relaciona amorosamente com um deles, traindo a sua nação ao se envolver com um rival do seu país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (43.2 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com