TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Estudo de Caso

Por:   •  26/4/2016  •  Tese  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 3

Recentemente, as Relações Internacionais vivenciam um marco revolucionário na historia da política e da economia mundial: a reaproximação dos Estados Unidos e Cuba. Os países em questão encontravam-se em desacordo desde a Guerra Fria (1947-91), momento em que o mundo se tornou ideologicamente bipolarizado. De um lado o capitalismo, que visava à manutenção de sua soberania.

Na oposição o socialismo, acolhendo o menos favorecidos com sua ideologia de igualdade e assistencialismo. Os Estados Unidos, representando toda a empáfia capitalista, cortava relações com Cuba, que decidia, então, apoiar a URSS (oposição que ameaçava a hegemonia do capitalismo). Repetindo o ato de 1999, em 2016 os países se reencontram em uma partida de beisebol que vai muito além de reatar os laços econômicos e políticos das potências em voga. Analisemos agora alguns fatos pertinentes à política internacional.

A política internacional atual é caracterizada pela ausência de uma soberania comum, ou seja, sem nenhum governo superior. Segundo Nye, sistema internacional é o padrão de relacionamento entre os estados, ou seja, os sistemas políticos internacionais são menos centralizados e tangíveis, em relação aos domésticos. Sem a ONU ele não existiria. Já a sociedade internacional de Bull, é a corrente teórica racionalista das Relações Internacionais, a chamada escola realista inglesa caracterizada pela ordem e justiça. Sendo assim a política internacional atual, é caracterizada pelas duas corretes de pensamentos. Já que ao passo que existe a ONU, como agente regulador das Relações Internacionais entre os países, existe por trás, a hegemonia de um país “realista”, que preza a ordem e justiça dentro do sistema internacional, através de sua influência: econômica, política, cultural etc... Os EUA como principal potência atualmente exerce liderança juntamente com a ONU.

O governo cubano chegou ao poder graças a revolução cubana, liderada pelos        irmãos Castro e Che Guevara. Desde então Cuba, vive uma ditadura comunista isolado do restante do mundo, porém com bons legados dos tempos de parceria entre Cuba socialista e a antiga URSS, como a educação e a saúde. O que pode ser perfeitamente analisada, dentro de visão de Russel sobre o poder absoluto do Estado. Já que, a ditadura “castrista” de teor ideológico comunista, prejudica a vida dos cidadãos por excesso de poder, decorrente de uma espécie de “libertação” do povo cubano, da dominação norte-americana, antes da Revolução.

Os Estados Unidos ao promover um jogo festivo em Cuba, busca a reaproximação com o país, após um longo período de afastamento entre eles. Os EUA tentam uma mudança de estratégia, que segundo Nye (Cooperação e conflito nas relações internacionais, 2009) nenhuma nação é soberana, mas há um equilíbrio de poder entre todos os países. Por isso é importante a manutenção da ordem.  E a reaproximação entre duas nações traz benefícios para ambas, em aspectos políticos e econômicos.

A estratégia de poder dos EUA é exercida tanto pela ONU (Organização das Nações Unidas) quanto pela sua influência cultural, econômica e política no mundo. Já cuba é um país isolado dos demais, por conta do seu sistema socialista, apesar de ter uma boa cooperação com alguns países, não está em nenhum bloco econômico,  dificultando suas relações exteriores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (68.1 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com