TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO A DISTANCIA E SEUS BENEFÍCIOS; E A INCLUSÃO DO ALUNO PORTADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS.

Por:   •  27/2/2016  •  Artigo  •  1.090 Palavras (5 Páginas)  •  1.037 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Missão Salesiana de Mato Grosso

Universidade Católica Dom Bosco

Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM:     DOCENCIA DO ENSINO SUPERIOR

NOME DA DISCIPLINA: INTRODUÇAO A EDUCAÇAO A DISTANCIA

NOME DO ALUNO: PAULO SERGIO MENDES DE OLIVEIRA

DATA: 28/01/2016

TEMA: EDUCAÇAO A DISTANCIA E SEUS BENEFICIOS; E A INCLUSAO DO ALUNO PORTDADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS.  

                                                        INTRODUÇAO

Uma sociedade baseada na informação, no aprendizado e no conhecimento tem a educação como elemento chave. Porem, educar em uma sociedade da informação significa muito mais que treinar as pessoas para o uso das tecnologias de informação e comunicação; trata-se de investir na criação de competências suficientemente amplas que lhes permitam ter uma atuação efetiva na produção de bens e serviços, operarem confluência os novos meios e ferramentas em seu trabalho, tomar decisões fundamentadas no conhecimento, bem como aplicar criativamente as novas mídias, em quaisquer que sejam as aplicações. Em todas as etapas da humanidade os avanços tecnológicos foram responsáveis por alterações em processos no mais diversos campos da atividade humana e sempre trazendo consigo mudanças nas atitudes socioculturais dos povos.    

ENSINO A DISTANCIA: o ensino a distancia recebeu notável impulso a partir da aplicação de novas tecnologias, notadamente aquelas que envolvem a Internet. A intensa capitalização das redes interconectadas de computadores vem ampliando o publico desta modalidade de ensino ao mesmo tempo em que confronta aqueles que trabalham em educação com novos desafios dentro de uma nova realidade. o ensino a distancia vem surgido nos últimos anos como uma das mais importantes ferramentas de difusão do conhecimento e de democratização da informação. O incremento da diversidade dos recursos humanos colocados a disposição dos estudantes que o aprendizado a distancia propicia pode colaborar de maneira bastante eficaz na preparação de profissionais para a competição num mercado mundial.  

 ALUNO: o que se pode perceber e que na educação a distancia o sucesso do aluno depende em grande parte de motivação e de suas condições de estudo desenvolvimento de pesquisas sobre metodologias de ensino para educação a distancia perpassa na maior autonomia do aluno, condição sine qua non para o sucesso de qualquer experiência de educação a distancia que pretende superar os modelos instrucionais e behavioristas. Umas das estratégias fundamentais na educação a distancia e o aluno vencer o desafio de estudar sozinho, obtendo autonomia do seu ato de aprender e para isso precisa desenvolver a habilidade de ter uma aprendizagem autônoma.      

 PROFESSOR: a comunicação entre alunos e professores e de suma importante o professor formador, realizador pesquisador, tutor, tecnólogo educacional, professor recurso e monitor permitido perceber a existência de uma complexidade de funções. O professor e o grupo como um todo passa a ser solicitado a interagir com diferentes meios e sujeitos e a compartilhar o conhecimento, para construir novas relações fazendo e desfazendo as informações dadas, reconstruindo-a em novos espaços, em diferenciados significados e novas formas de organização. Diante de todos estes aspectos, pode-se perceber que o professor e o agente fundamental de mudanças e interações, que precisam ser articuladas e entendidas, possibilitando que o conhecimento seja uma constante nesta relação de EAD.      

ALUNOS ESPECIAIS: O portador de necessidade especial deve ser incluindo no espaço social deforma a serem aceitos e respeitados em qualquer grupo social hoje se pode perceber que as pessoas portadoras de alguma necessidade especial são merecedoras dos mesmos direitos que outros cidadãos. E isso se faz com o uso de rampas que permitam o acesso às escolas, igrejas, restaurantes, teatros, cinemas meios de transporte, etc. podem identificar a EAD como um modelo de educação onde professor e alunos são separados pelo espaço físico, mas se interagem por meios dos recursos tecnológicos de informação e comunicação. Sendo assim. Ela apresenta algumas características das quais sobressaem duas, que servem de estimulo para inclusão educacional. E social aos alunos com necessidades especiais. a) flexibilidade – na EAD o ambiente e o que menos importa, assim como o horário e o ritmo de aprendizagem, mas o poder de decisão do aluno para escolher seu tempo, O seu horário. o aluno estará sempre incluso. Na maioria das vezes, o aluno deficiente deixa de frequentar um curso com aulas presenciais devido às condições de acesso que e muito precário, pois ainda existe muita dificuldade por parte das instituições em absorver o aluno deficiente por não estarem preparados. B) acomodação - ou seja, o aconchego do local de escolha bem sabemos com o transito o horário e o pior de todos o preconceito a vergonha do deficiente que não podemos negar que esta  Impregnado  na sociedade etc.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (254.5 Kb)   docx (497 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com