TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Multidiciplinar

Por:   •  28/9/2023  •  Projeto de pesquisa  •  1.277 Palavras (6 Páginas)  •  43 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]                                                          [pic 2]

PROJETO MULTIDISCIPLINAR

INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS EM  TEOLOGIA

 

Autor – Jonathan Alifer Albuquerque da Silva

Curso do Centro Universitário ETEP

em Convênio Interinstitucional com a Faculdade UniBF

Curso: Bacharelado em Teologia

Data de início no curso: dd/mm/aa

Data de envio do trabalho: dd/mm/aa

RESUMO

Esta introdução aos estudos em teologia, busca ensinar sobre aquele que é o criador, aquele que tem toda autoridade e que é o autor de tudo que temos, DEUS. Através deste trabalho irei falar, sobre o estudo de Deus (Teologia), onde poderemos entender e compreender que o mesmo não é um folclore ou mesmo uma simples história, mas sim de um ser divino. Este trabalho como objetivo de apresentar, todo os desígnios de” Deus” ou seja a respeito de si mesmo, então o estudo deste projeto é de caráter próprio á Deus. Pois o conhecimento de Deus, não pode ser algo hábil, e sim algo específico, pois ninguém nunca tirou uma foto ou este na sua presença, nunca nem um rádio ou tv o entrevistou, pois tudo o que conhecemos ou sabemos sobre ele, foi o que ele nos revelou nas sagradas escrituras. Pois eu creio que DEUS, não seja algo de nossa imaginação e sempre ele vai se revelar nos pequenos detalhes.

Palavras-chave: DEUS; TEOLOGIA;

1 INTRODUÇÃO

A Palavra e o termo de Teologia foram criada no século VI a. C. pelo Ferécides, que é grego e escritor, o termo teologia etimologicamente falando vem do vocabulário grego “Theos” que significa “Deus”, e “Logos” que é “estudo”. Juntando as palavras quer dizer “Estudo sobre Deus”. Nas sagradas escrituras não tem a palavra teologia, embora ela seja de cunho bíblico. Pois em vários livros e evangelhos, podemos encontrar algo relativo como por exemplo: Rm 3:2 encontra-se a palavra ta logia ou Theou (os oráculos de Deus), também em 1ªPe.4:11 encontra-se a palavra ta logia ou Theou (os oráculos de Deus), e no Evangelho de São Lucas (Lc 8:21) encontra-se a palavra ton logon  tou Theou (A Palavra de Deus). Os Filósofos, escritores e poetas por exemplo usaram o termo de teologia , para representar historias de mitos e lendas contadas, pois os poetas utilizava os títulos de teólogos, pois eles faziam letras de musicas aos deuses, e Platão (427-347 a.C.)  usava sempre este nome quando se referia dos seres divinos e Clemente de Alexandria (c. 150-c. 215) no final século II, usava muito, quando se referia sobre a verdade cristã , para tratar algum assunto sobre Deus, pois para ele a palavra dava uma autoridade a Deus, não se igualando aos seres da mitologia pagã. Nos séculos IV e V a palavra teologia foi integrada á linguagem cristã, pois era considerada a genuína compreensão das sagradas escrituras. Quando Aberlado (1079-1142), teve a obra Theologia Christiana, passou a mostrar um corpo de doutrina.

Contudo, tiveram mais alguns teólogos , que se denominaram de Pai da Igreja, o evangelista João foi o primeiro “Teólogo” por ter um conhecimento detalhado sobre a “Santíssima Trindade”. Gregório de Nazianzo (c.330-389) que recebeu o título de “Teólogo”, pois defendia a divindade de Cristo. João Calvino (1509-1564) ganhou o título de “Teólogo”  de Filipe Melanchthon (1497-1560). Teologia sempre se refere ao estudo de Deus, pois quando usada em sentido lato, a palavra inclui as doutrinas revelada nas sagradas escrituras. Pois Deus é o ser soberano que criou e até agora sustenta tudo que existe, e a teologia tenta entender de uma maneira metódica, informação que é revelada para nós por ele. A teologia sempre se preocupará com a realidade última, visto que é o estudo da realidade última, nada é mais importante. Porque contempla e discute essa realidade, ela, consequentemente, define e governa cada área da vida e do pensamento. Portanto, assim como Deus é o ser ou realidade última, a reflexão teológica é a atividade humana última. O estudo da teologia é sempre em andamento, pois o homem é finito e não chega a um ponto de entender plenamente o infinito. E a sagrada escritura apresenta Deus muito mais através do que faz, do que por meio de descrições abstratas e proposicionais. E não se deve separar a teologia do conceito de revelação, pois é somente pela auto-revelação de Deus que se pode conhecer a Deus. E a teologia é a ciência de Deus e do seu relacionamento com o homem e o mundo físico e espiritual. É a disciplina que apresenta uma formulação unificada da verdade de Deus e seu relacionamento com a humanidade e o universo conforme a revelação divina os expõe, e que aplica tais verdades a todo aspecto da vida e do pensamento humano.


2 CORPO DO TRABALHO

OBJETIVOS DA TEOLOGIA

Para mostrar a existência de Deus, o mundo revela-se imperfeito, por isso não pode ter em si a causa do seu ser e do seu operar, então deve se logo remontar á um ser perfeito, Deus, que é, sem dúvida, o criador do céu e da terra que Ele tira do nada e conclui-se então, que a finalidade primeira da teologia é comprovar a existência de Deus, posto que provada já está e dispensa qualquer esforço nesta direção, e produzir conhecimento correto da sua personalidade e do seu caráter. Entre as coisas criadas, o ser humano merece destaque especial em razão das peculiaridades curiosas e impressionantes do seu existir, pois para explicar o homem e sua queda e a teologia procura explicar quem é , o que é e para que o homem, explanando  e explicando suas peculiaridades existenciais e buscando sempre sua origem primeira e seu fim. Nessa busca, a mais drástica constatação em conexão ao homem, e que produz decorrências tanto no presente, quanto no futuro, é sua queda, portanto, deve a teologia explicar a origem a origem, amortização e a natureza dessa queda. A constatação da queda leva a teologia explicar a restauração e a necessidade depreende-se do fato que o homem é a criatura de Deus e, sendo assim, não deve ter sido feito para a ruína. Por outro lado, verifica-se o empenho que o homem tem feito para desvencilhar-se desse  problema, pois logo a restauração e uma necessidade e uma possibilidade e é algo que somente o Criador pode realizar, por isso a teologia deve também explicar essa restauração. Para a teologia poder explicar o mundo vindouro e preparar o homem para ele, precisa de evidências da existência de um mundo após a morte, de além-túmulo, e da vocação inata no homem á eternidade. A teologia, logo, não poderia furtar-se ao nobre propósito de explicar esse mundo e de preparar o homem para nele entrar, após seu desaparecimento da terra, visto que nenhuma outra forma de conhecimento o pode fazer. É neste ponto que a teologia é superior ás demais ciências, pois enquanto estas lhe dão conhecimento apenas do mundo presente, que é por natureza transitório. A teologia torna o homem sábio para a posse da vida eterna, preparando para viver no mundo vindouro.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (116.9 Kb)   docx (29.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com