TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É BIBLIOLOGIA

Por:   •  2/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  1.407 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO ITQ – 2020

MATÉRIA: BIBLIOLOGIA

TEMA: O QUE É BIBLIOLOGIA?

ALUNO: RAFAEL DA SILVA VIEIRA

O QUE É BIBLIOLOGIA

Por definição bibliologia é o termo teológico que indica o estudo das Sagradas Escritura.

Em bibliologia estuda-se a origem da bíblia, composição, estrutura e processo de escrita até os dias atuais.

A disciplina - Estudo sobre a Palavra de Deus, é também conhecida como Isagoge (termo grego que significa conduzir para dentro), e tem como objetivo introduzir o estudante nos mistérios revelados pelo Senhor Deus através das Sagradas Escrituras.

Dessa forma, Bibliologia é o estudo dos assuntos inerentes à Bíblia. Essa disciplina auxilia o estudante a desvendar a Palavra de Deus, a obter compreensão sobre a Bíblia e, é indispensável a qualquer área da Teologia, elucidando inumeráveis fatos bíblicos.

Um dos pontos mais importantes da Bibliologia é o estudo do milagre bíblico, ou seja, a forma impressionante com que os textos foram escritos, preservados e trazidos até os tempos atuais.

A Bíblia é rica em detalhes referentes aos fatos que nos revela. A compreensão da riqueza dos fatos registrados na Bíblia ajuda o estudante a compreender melhor a vontade de Deus revelada em sua Palavra.

A partir desse estudo, o aluno possa ser beneficiado com o crescimento espiritual e torna-se mais ansioso para permanecer saciando sua sede na infindável fonte que é a Bíblia Sagrada.

Sendo a bibliologia o estudo da Palavra de Deus ou das Sagradas Escrituras, como você preferir, recomenda-se para uma melhor compreensão que utilize um bom dicionário secular, um dicionário bíblico, uma chave (ou referência) bíblica, um livro de geografia bíblica e uma enciclopédia bíblica. A maioria das Bíblias de Estudo vêm equipadas com chave e dicionário bíblico, além de notas de rodapé e mapas que auxiliam no estudo do texto sagrado.

Além dos auxílios acima citados, a Bíblia é o livro que deve ser lido com reverência, em oração, para que o Espírito Santo, que é seu maior intérprete, possa atuar sobre cada um, nos dando a exata dimensão da vontade de Deus.

A bíblia é um livro de natureza espiritual, onde homens inspirados por Deus forma os que a escreveram, sua origem é divina, no qual o homem foi instrumento de Deus para fazer-se conhecido.

Antes da queda do homem as condições de comunicação e relacionamento com Deus eram diferentes, pois o Criador falava diretamente com a Criatura.

Após a queda do homem, outros meios de comunicação com Deus se fizeram necessário para que o homem mantivesse relacionamento com o Criador. Sendo essas por: Revelação, Revelação Geral e Revelação Especial.

Revelação – é um ato ou efeito de revelar ou revelar-se. A definição teológica sobre revelação vem do hebraico sign gâlâh, e no grego opakalyptã. Essas duas palavras querem mostrar algo que será revelado ou que está encoberto.  Essa revelação é a forma de comunicação que ELE faz de si mesmo a todas as pessoas em todo tempo e todos os lugares para relacionar-se com o redentor. Dois aspectos da revelação geral, 1) A sua disponibilidade universal – é acessível a todos. 2) O conteúdo de sua mensagem – é simples claro e menos detalhado, se obtém pela contemplação, observação, reflexão, meditação e pela própria busca interior da divindade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (53.4 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com