TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - Ajudando Uns aos Outros Pelo Aconselhamento

Por:   •  30/4/2020  •  Resenha  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  927 Visualizações

Página 1 de 3

KAINÃ DOS SANTOS

AGINDO À IMAGEM DO DEUS CONSELHEIRO

Resenha apresentada para cumprir as exigências da disciplina de Aconselhamento Geral do curso de Bacharelado em Teologia, ministrada pelo professor Erich Luiz Leidner.

FACULDADE BATISTA PIONEIRA

IJUÍ

2020

AGINDO À IMAGEM DO DEUS CONSELHEIRO

COLLINS, Gary R. Ajudando uns aos outros pelo aconselhamento. São Paulo: Vida Nova, 2009.

Só possível aconselhar ajudar os outros quando, primeiramente, somos aconselhados, e quando estamos com os olhos fitos no Deus Conselheiro. O livro Ajudando uns aos outros pelo aconselhamento, escrito por Gary R. Collins, que é psicólogo clínico com um licenciado Ph.D. em psicologia clínica da Universidade de Purdue, e autor de numerosos artigos e mais de 50 livros, tem como objetivo levar o leitor a se preparar intelectualmente, psicologicamente, e principalmente espiritualmente, para agir como conselheiro em ajuda aos necessitados.

A tarefa de ajudar ao próximo não é limitada a apenas pastores e psicólogos, mas todos são chamados a ajudar e a aconselhar. O autor, começando pela grande comissão, detalha princípios básicos para ajudar, técnicas e meios de aconselhamento, unindo a situações reais que o ajudador pode enfrentar. O livro é dividido em onze capítulos, que apresentam as características consideradas por Collins como essenciais para o exercício da ajuda via aconselhamento.

Assim sendo, no início da obra o autor se preocupa em definir que todos os cristãos foram chamados a ajudar, e não apenas psicólogos e profissionais da área. Segundo o autor, o cristão é aquele que está disposto a fazer o que Jesus fez, dando a própria vida para cumprir a missão de amar ao próximo. O autor trabalha a ideia do discipulado e suas responsabilidades, tais como a obediência, amor, e frutificação, e seus custos e perigos. Segundo o autor, é no sucesso do aconselhador que mora o perigo da ambição e consequentemente a queda dele.

Mais adiante, o autor trabalha diversas técnicas de ajuda, onde o conselheiro pode seguir certos procedimentos para que sua ajuda seja mais efetiva. A amizade com o aconselhado é de fundamental importância para que este aceite o que conselheiro tem a dizer. Em seguida, o autor trata da ajuda através de outros meios de comunicação, como no exemplificado, pelo telefone. Certamente, em uma edição atualizada da obra, poderia ser incluído o uso da internet, que hoje alcança o maior destaque dentre as ferramentas de comunicação.

Seguindo na obra, o autor trata um pouco sobre o problema do suicídio, e como acompanhar uma pessoa passando por esta crise. O autor ainda aborda com muito zelo acerca da importância de o conselheiro também buscar ajuda em sua trajetória de vida, sejam eles pastores, psicólogos ou mesmo a todos os cristãos. Da mesma forma, o ajudador e o ajudado tem a sua disposição uma grande comunidade familiar para ser assim cuidado. Por fim, o autor encerra sua obra falando sobre o aconselhamento no passado e no futuro.

Sem dúvida a obra é uma rica ajuda a todos aqueles que querem ajudar. Na tentativa de mostrar o discipulado e a grande comissão como regra para todo cristão, o autor utiliza exemplos bíblicos e de histórias reais que vivenciou. A obra de uma linguagem pessoal de fácil entendimento a todo possível leitor. Recomenda-se esta obra a pastores, psicólogos, e a todos que desejam dedicar sua vida a ajudar ao próximo através do aconselhamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (51.3 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com