TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Aconselhamento Psicológico

Por:   •  2/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.970 Palavras (8 Páginas)  •  587 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO BERNARDO

ACONSELHAMENTO E ORIENTAÇÃO EM PSICOLOGIA

ANDREA CAMPOS – RA: 1583859471

MICHEL DE OLIVEIRA SANT’ANNA – RA: 2485828128

SARA DIAS LUNA – RA: 1581948726

THAINA FERNANDA SANTOS DE OLIVEIRA – RA: 1584940565

RESENHA

Autores, Estudos e Aconselhamento

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2017


ANDREA CAMPOS – RA: 1583859471

MICHEL DE OLIVEIRA SANT’ANNA – RA: 2485828128

SARA DIAS LUNA – RA: 1581948726

THAINA FERNANDA SANTOS DE OLIVEIRA – RA: 1584940565

RESENHA

Autores, Estudos e Aconselhamento

Resenha apresentada como exigência para compor a nota do 2º Bimestre, da disciplina Aconselhamento e Orientação em Psicologia, do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera de São Bernardo. Turma 6 AM.

Orientador: Prof. Marcos M. S. Justiniano

        

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2017


INTRODUÇÃO

Esta atividade tem como objetivo nos trazer um conhecimento mais profundo sobre a relação dos autores Carl Rogers, Rollo May e Erik Erikson com o Aconselhamento em Psicologia, baseando-se no referencial teórico utilizado na disciplina. A atividade consiste em ler, interpretar e produzir uma resenha, nos proporcionando enquanto alunos do curso de Psicologia a oportunidade de absorver e desenvolver a teoria e a prática do conteúdo ministrado.

  1. Erik Erikson e o Aconselhamento e Orientação em Psicologia

”A vida não faz nenhum sentido sem interdependência. Precisamos uns dos outros e quanto mais cedo percebermos isso melhor para todos nós.”

Quando Erikson começa construir sua teoria por volta do século XX, começa a repensar muitos dos conceitos de Freud, sua teoria era relacionada ao psicossocial do desenvolvimento humano, nunca deixando de lado o ser humano como ser social acima de qualquer coisa, para ele o ser humano é visto como um ser que vive em grupo e deste sofre influências. Erikson acabou escolhendo dividir sua teoria em fases, porém estas fases tendo características um pouco diferente do que o normal.

Algumas das características que Erikson usou para montar seus conceitos das fases foram: o que se constrói na infância quando o assunto é personalidade, não é o que permanecerá, este pode mudar quando se considera experiências que ainda estarão por vir; ele observa também que o individuo é influenciado por sua cultura e a sociedade em que vive então para uma analise é necessário fazer de todo este contexto; quando se passa por crises a personalidade pode ir se recompondo, pois assim o ego vai se adaptando as diferentes situações; entre outras.

Após a criação destas características Erikson criou alguns estágios das crises do ego. Sendo a primeira delas a Confiança básica x desconfiança básica. Esta primeira fase esta relacionada com a fase inicial da infância do bebê estabelecendo sua primeira relação social, que esta é com a mãe, pois é ela quem satisfaz suas necessidades e ansiedades lhe dando garantias de que não se esta abandonada, e que lhe há um suporte. Fazendo com que nesta fase crie esperanças, no sentido de quando a mãe sai que ela voltará, e que o bebê aprenda a ter confiança, pois ela saiu, mas ter a confiança de que a mesma voltará. Neste sentido Erikson implica na ideia de que a criança “não só aprendeu a confiar na uniformidade e na continuidade dos provedores externos, mas também em si próprio e na capacidade dos próprios órgãos para fazer frente aos seus impulsos e anseios” (Erikson, 1987, p. 102).

Autonomia x Vergonha e Dúvida esta fase corresponde ao mesmo tempo da fase anal freudiana, para Ericsson esta é a fase em que a criança esta aprendendo a controlar seus movimentos e percebendo que deve controlar as suas energias. Iniciativa x Culpa nesta fase, após ter descoberto na fase anterior que podia ter em quem confiar, e que agora vive em outro meio e com novas coisas, por exemplo, a alfabetização. Diligência x Inferioridade esta fase é a que media o controle da atividade tanto física como intelectual.

Identidade x Confusão de Identidade esta a fase das mudanças físicas e psicológicas do adolescente, então nesta fase o adolescente precisa de auxilio em sua formação de identidade para saber lidar com as questões que viram agora em diante. Intimidade x Isolamento esta é a fase em que o individuo já formou sua identidade e pode juntar-se a outra. Generatividade x Estagnação esta é a fase em que se pensa em tudo o que pode ser gerado, desde um filho até bens. Integridade x desespero este último estágio é quando se para refletir sobre toda sua vida.

As fases da teoria Psicossocial do desenvolvimento de Erikson, relacionada ao aconselhamento e orientação é que durante estas fases se bem aconselhado e bem orientado o individuo, este pode viver uma vida inteira tranquila e de certa forma sábia, pois teve um preparo psicológico para isso, foi orientada sobre as fases, e trabalhadas para que elas fossem bem aproveitadas da maneira que se deve segundo a teoria de Erikson.

  1. Carl Rogers e o Aconselhamento e Orientação em Psicologia

“Atribuo um enorme valor ao fato de poder me permitir compreender uma outra pessoa”

Rogers (1942; 1951, apud Santos, 1982), autor de destaque no campo do aconselhamento, não se prende a elaboração de definições e conceitos. Todavia, a partir de sua obra, entende-se que o aconselhamento é uma técnica de assistência psicológica que objetiva restituir as condições de atualização e crescimento no sujeito, a fim de torná-lo capaz de perceber sua realidade atual, sem distorções, e de agir neste contexto que o cerca, buscando atingir satisfação social e pessoal. Esta é uma técnica que se aplica a todos os casos em que o sujeito se depara com dificuldades emocionais, mesmo não se tratando de doenças ou perturbações patológicas. (Santos, 1982) Na abordagem de Rogers (1942; 1951, apud Santos, 1982), o aconselhamento se caracteriza por uma relação permissiva, em que o sujeito tem a oportunidade de se compreender, habilitando-se para as decisões frente as suas perspectivas, havendo uma reorganização e liberação de seu campo perceptual. (Santos, 1982)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (207.1 Kb)   docx (304.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com