TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA FILME LUTERO

Por:   •  16/11/2015  •  Resenha  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  2.028 Visualizações

Página 1 de 2

FILME: LUTERO.

O filme traz a história de Martinho Lutero, que foi um importante personagem do século XVI. O enredo é todo voltado para a reforma protestante revelando aproximações entre história, política, religião e educação.
Lutero contestava muito o poder e a influência que a igreja católica exercia sobre o povo, e enxergava que muitas coisas precisavam ser mudadas. A princípio, por se martirizar muito, foi enviado à Witemberg para aprender mais sobre a bíblia e o catecismo, mas ficou completamente irritado com a postura “cômoda” de seu professor ao explicar a palavra, e foi a partir desse momento que passou a expor suas ideias e a defender o que era certo e condizente com as escrituras sagradas. Tal atitude fez com que ele se tornasse amado e odiado pelo povo, pelos príncipes, pelos papas e por Roma, pois estava estimulando as pessoas a se questionarem, e a questionarem a ignorância e o poder dos líderes da igreja.
Mais tarde, Lutero “assumiu” as aulas de teologia, onde tentava convencer os alunos de que o que eles mais ouviam não tinha muita credibilidade já que estava escrito na bíblia que o que garantia a salvação e a entrada no paraíso não era o pagamento de “impostos” mas sim a obediência, a verdade e a fé.
Todos os que iam contra as ideias dele tentavam persuadi-lo afim de evitar uma “separação” dos fiéis mas não obtinham sucesso pois havia fundamento em tudo o que dizia. Aliás por expor suas ideias, exibir ao povo as 95 teses e lançar vários livros desmascarando o teocentrismo podre da igreja, foi ordenado que ele se apresentasse em Roma, para uma óbvia condenação pois diziam que ele havia errado em ensinar novas doutrinas já que o povo era ignorante demais para interpretar de forma correta o conteúdo da bíblia e para agir de acordo com o que entendessem. Porém, existiam pessoas como o príncipe Frederico da Saxonia que o apoiava incondicionalmente, e que o ajudavam a divulgar esse novo “modelo”.
Posteriormente Martinho Lutero foi condenado por defender o que pensava, mas acreditava que Deus estava com ele na verdade que ele defendia, até que em certo ponto seus seguidores acabam levando seus ideais muito mais à serio e acabam atacando todos os que foram contrários, inclusive acabam depredando a igreja e agredindo os padres até que ele volta para a cidade dizendo que o povo estava agindo errado e contra os princípios de Deus e dele próprio.
Enfim, ele diz que fazem dele uma estrela fixa, mas que ele não é isso, ele diz que ele é um planeta andarilho e que não deveriam pedir orientações à ele.  O filme termina com ele sendo um importante mestre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (28.4 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com