TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme Lutero

Por:   •  26/10/2017  •  Resenha  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  1.958 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

PONTIFÍCIA UNIVERSITÀ LATERANENSE

FACULDADE CLARETIANA DE TEOLOGIA

STUDIUM THEOLOGICUM

ELINAEL OLIVEIRA DE ARAÚJO

RESENHA CRÍTICA DO FILME: LUTERO

CURITIBA

2017

[pic 2]

ELINAEL OLIVEIRA DE ARAÚJO

RESENHA CRÍTICA DO FILME: LUTERO

Trabalho apresentado ao curso de Teologia do Studium Theologicum – Faculdade Claretiana de Teologia da Pontifícia Università Lateranense como requisitos de horas complementares de Atividades Acadêmicos Científico Cultural, tendo como orientador Prof. Padre Valdinei de Jesus Ribeiro.

CURITIBA

2017

SINOPSE

Luther ou Lutero é um filme alemão, (2003). O filme retrata principalmente a vida do reformista alemão Martinho Lutero, o fundador da Reforma Protestante na Alemanha.

Data de lançamento: 12 de novembro de 2004 (Brasil)

Direção: Eric Till

Música composta por: Richard Harvey

Roteiro: Camille Thomasson, Bart Gavigan

Produção: Alexander Thies, Christian P. Stehr, Brigitte Rochow

INTRODUÇÃO

A Reforma Religiosa ou Reforma Protestante foi um movimento de caráter religioso, político e econômico que se verificou na Alemanha no século XVI.

Causou profundas transformações no panorama religioso da Europa, separando uma parte da comunidade católica.

O objetivo desta resenha é demonstrar a ação de Lutero e sua crítica à Igreja Católica. De como Lutero era um monge de muita influência e com isso promoveu este momento histórico para a história da Igreja.

ANÁLISE DO FILME

        

Martinho Lutero – 1483 – 1546. Ingressou na ordem dos monges agostinianos em 1505.

Em 1510 já era professor de prestígio na Universidade de Wittenberg. No mesmo ano em que voltou de Roma, Lutero fez diversas crítica à Santa Sé, principalmente pela venda de indulgências (a igreja perdoava os pecados daqueles que pagassem uma certa quantia), que era uma prática da Igreja naquele momento.

Lutero afixou um manifesto público denominado 95 teses na porta da Igreja criticando essa atitude. Após inúmeras discussões com a Santa Sé, Lutero foi excomungado pelo Papa Leão X em 1520. Lutero em resposta, queimou a bula papal que o excomungava da Igreja.

A Alemanha naquele período não era que se chama de Estado Nacional, era sim, uma região composta por vários principados e cidades independentes, mas que seguiam as regras do Papa. Aliás, a maioria dos príncipes e senhores feudais também estavam descontentes com a Igreja, pois, esta era dona de boa parte das terras da Alemanha.

A Igreja Católica na idade média vinha apresentando alguns erros e sintomas de corrupção entre seus membros e nas vias do seu clero. Alguns desses erros era a venda de cargo eclesiásticos.

Vendiam-se também indulgências e negociavam as relíquias dos santos que eram grande fonte de renda para os seus possuidores que exploravam a fé do povo.

Lutero introduziu no seio do povo a livre liberdade da Bíblia. Pregava cristianismo puro e simples sem intermediário entre Deus e os homens.

Então no ano de 1520 o Papa Leão X pede a Lutero que se retrate, em resposta, ele queima em praça pública o comunicado do Papa e suas vestes sacerdotais e proclama que a única autoridade é a Sagrada Escritura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (125.4 Kb)   docx (57 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com