TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do filme: Lutero

Por:   •  1/11/2016  •  Resenha  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  633 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha do filme: Lutero

Após passar por uma tempestade de raios, Martinho Lutero faz uma promessa de ser padre. Em 1507 em Erfurt, Lutero faz a sua primeira missa seu pai e toda a sua família vão ver a sua celebração, mas seu pai acaba ficando decepcionado e vai embora, pois quando ele ergue o cálice de vinho acaba derramando.

Lutero então é convocado a levar cartas a Roma, no caminho ele vê brigas, prostituição, padres não respeitando sua castidade e a grande venda de indulgências que era como uma “venda do perdão”, se você a comprasse não iria para o inferno. Indignado com o que vê volta para a sua igreja; ele é mandado para Wittenberg na Alemanha onde faz doutorado em teologia, em uma das aulas ele acaba discordando com os ensinamentos de seu professor e dando a sua opinião e em suas missas fazia o mesmo.

Alguns membros da igreja chegam à cidade onde Lutero esta e, em nome do Papa, oferece ao povo uma indulgência especial que esta ligada a construção da Igreja de São Pedro em Roma. A mãe de uma aleijada compra essa indulgência e mostra a Lutero, o mesmo que devolve o dinheiro a mulher e lhe diz que ela tem que acreditar no amor de Deus que aquilo é apenas um papel; e assim nascem as 95 teses, que ele prega na porta da igreja para que o povo veja e envia para o arcebispo com isso a venda das indulgências acaba caindo. O Papa encara isso como uma ofensa e o chama para comparecer em Roma sobre ameaça de excomungá-lo, ele recebe um ultimato: ou revoga ou sofreria as consequências, mas o mesmo se recusa. O príncipe Friedrich da Saxônia se recusa a entregar Lutero para Roma e o caos se instala. A Igreja tentou convencer o príncipe a entregar o padre “herege” ao Vaticano, mandando-lhe presentes, mas ele se recusou a entregar Lutero, e disse que somente iria entregá-lo para um julgamento justo, em seu país, no caso a Alemanha.

Em 1521 em Worms, ele é intimado a renegar o que escreveu, mas ele acaba pedindo um dia para pensar e lhe é concedido um dia apenas, mas ele se recusa a renega-las. Ele vai embora da cidade e no caminho é “sequestrado” pelo príncipe Friedrich para que não o matassem. Lutero faz a tradução do novo testamento do latim para o alemão. Enquanto isso na cidade em que se tornou doutor em teologia seus antigos colegas acreditando que ele estava morto, começando uma guerra causando muitas mortes. Lutero vai ate a cidade e a encontra tomada pelo caos e se sente culpado pelas mortes, enfim essa guerra acaba. Os príncipes são convocados pelo imperador para julgar Lutero novamente, mas o mesmo não comparece. Os príncipes se recusam a acabar com a nova bíblia, então o imperador permite que eles leiam as suas confissões de fé.

Lutero abriu os caminhos para a liberdade religiosa que temos hoje em dia, ele possuía uma visão diferente das pessoas que estavam ao seu redor e se tornou um dos grandes reformadores da igreja. Ele questionou os abusos das igrejas contra os seus fieis cobrando indulgências para que Deus libertasse os seus entes queridos do purgatório, mas ele acreditava no amor de Deus e que não era preciso pagar para ir para o “céu”. O filme é muito interessante e mostra em detalhes o que aconteceu para a reforma ser aceita, e como foi discutido em aula provavelmente ele não foi o único que tentou este fato, mas foi o único que teve a sorte de consegui-lo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (52.1 Kb)   docx (6.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com