TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - Filme Lutero

Por:   •  14/6/2016  •  Resenha  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  8.498 Visualizações

Página 1 de 3

     RELATÓRIO DO FILME: LUTERO

        Este filme tem como personagem principal Martinho Lutero (interpretado pelo ator Joseph Fiennes). Conta-nos sobre a grande Reforma Religiosa que se iniciou na Alemanha no início do século XVI, e se espalhou por diversos países da Europa. Esta grande Reforma Religiosa também conhecida como A Reforma Protestante foi um movimento que teve como protagonista Martinho Lutero e que causou profundas transformações no panorama religioso da Europa, separando uma parte da comunidade católica. O resultado da Reforma Protestante foi a divisão da Igreja Católica entre: católicos romanos e protestantes (reformados), originando o Protestantismo.

        Fazendo uma reflexão sobre o filme e respondendo as questões propostas podemos dizer que foram várias as motivações de Lutero para questionar a Igreja Católica Apostólica Romana. Naquela época a Igreja Católica vinha apresentando vários erros e sintomas de corrupção entre seus membros e na via do seu clero. Alguns desses erros eram as vendas dos cargos eclesiásticos. Negociavam também as relíquias dos santos que eram grande fonte de renda para os seus possuidores que exploravam a fé do povo.  Havia também prostíbulos para os clérigos. Além disto, um dos motivos principais da reforma e do descontentamento de Martinho Lutero foi a prática da venda de indulgências, ou seja, a Igreja perdoava os pecados daqueles que pagassem uma certa quantia em dinheiro.

        Lutero descontente com tudo isto começou a questionar e a protestar contra estas práticas indecentes. Ele pregava a livre interpretação da Bíblia, um cristianismo puro e simples sem intermediários entre Deus e os homens.

        Neste ponto de vista podemos afirmar que Lutero estava vendo a Religião (a Igreja Católica) naquela época como algo alienante, pois era isto o que a igreja fazia com o povo, ou seja, manipulava as pessoas ao seu bel prazer e a propósito de seus próprios interesses.

        Ele iniciou seus protestos exatamente para modificar esta condição e fazer com que as pessoas se libertassem destas opressões e manipulações da Igreja.

        Vários aspectos durante o filme me chamaram a atenção. Um dos principais foi a audácia que Lutero teve para desafiar o poderio da Igreja Católica. No início parecia apenas mais um monge com ideias de justiça, mas que não teria capacidade para liderar uma grande Reforma como a que aconteceu. Algumas vezes, por exemplo, o vemos “lutando” e conversando consigo mesmo e com as suas fraquezas. Outro fato que me chamou a atenção foi quando Lutero fica sabendo que o movimento que ele iniciou se tornou uma carnificina. Na verdade este não era o seu objetivo, demonstrando com isto ser um homem íntegro e que realmente buscava o bem das pessoas e que queria modificar as coisas, mas não através das armas e sim do convencimento. Pra finalizar pode-se afirmar que outro entre os grandes feitos de Lutero foi ter traduzido a Bíblia do latim para o alemão.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

LUTHER. Produção e Direção Eric Till. Alemanha: UIP/Pandora Filmes, 2003. 112 min, legendado. Material disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=siqIjCfLqtQ> Acesso em: 08/10/2012.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (113.1 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com