TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dissertação sobre Marketing Sustentável

Por:   •  14/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 2

Dissertação sobre Marketing Sustentável

Um dos grandes desafios da sociedade contemporânea é conciliar a produção em massa com a sustentabilidade. Com o surgimento de grupos em defesa do meio ambiente e a cobrança da sociedade em saber como as empresas produzem e impactam no planeta, vem à tona o chamado marketing sustentável, que pode ser definido como o processo de criação, comunicação e entrega de valor aos clientes de modo que o capital natural e o capital humano sejam preservados ou melhorados constantemente.

A priori, um dos principais combustíveis para o crescimento do marketing sustentável é a consciência da sociedade de que o meio ambiente não aguentará por muito tempo a política radical de “fabricar e vender a qualquer custo”. Com os consumidores cobrando cada vez mais das empresas para que que desenvolvam sua missão social e ambiental, estas respondem utilizando do marketing para provar que são “eco-friendly” ou que estão mudando padrões antigos e se adaptando para produzir respeitando o meio ambiente, buscando se encaixar em ideias de gestão de produtos ecoeficientes e embalagens pouco poluidoras e de qualidade.

Ademais, as empresas que querem se destacar utilizando do marketing sustentável para ganhar espaço no mercado, devem ter como objetivos desenvolver aspectos que os consumidores consideram importantes na escolha de um determinado produto ou serviço, como a inclusão de práticas sustentáveis na sua estratégia de negócios (como exemplo da redução da emissão de carbono), a promoção de matérias primas e modos de produção sustentáveis (como insumos orgânicos ou de baixa emissão de poluentes), a minimização do uso de recursos nas operações diárias (como a impressão de documentos com tintas ecologicamente sustentáveis e papel reciclado, e a criação de catálogos online em vez de impressos, por exemplo). Algumas dessas ações diferenciarão a empresa das outras chamando atenção do público que se preocupa com o meio ambiente, garantindo, desse modo, a captação de clientes.

Em suma, observa-se que o marketing sustentável é um posicionamento benéfico para qualquer empresa, independente do setor, nicho ou porte, pois tem um impacto muito forte sobre a marca. Desse modo, depreende-se que o futuro do marketing sustentável é otimista, dado a grande exigência do mercado consumidor por marcas de produtos e serviços que trabalhem ao lado do planeta, e não contra ele. A busca pelo sucesso do empreendimento passa sobre a manutenção de um planeta saudável e a missão da empresa de produzir com consciência e respeito ao meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (28.7 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com