TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia solidaria

Por:   •  6/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.279 Palavras (6 Páginas)  •  663 Visualizações

Página 1 de 6

   

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Economia Solidária

Curso: Turismo

Professor:

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

Esta Avaliação a Distância(AD) é composta   pela realização de atividades no EVA, as quais devem ser realizadas em duas etapas. Sendo assim, leia com atenção as orientações a seguir:

1- Participação no Fórum publicado no Tópico de Estudo 1.

Critérios para a participação e correção desta atividade

a)      Publicar comentários pertinentes ao conteúdo estudado, sempre referenciando as fontes consultadas, quando necessário.

b)      Participar, no mínimo, duas vezes no Fórum, sendo uma participação apresentando a sua argumentação e outra comentando a postagem de um colega.

Serão avaliados a coerência da argumentação e o conteúdo estudado, a originalidade e a capacidade de discorrer sobre o assunto. (3,0 pontos)

2 – A segunda parte desta AD é composta por uma pesquisa. Nesse sentido, leia com atenção os itens a seguir e realize o que se pede.

 

  • Pesquise entidades de Apoio, Assessoria e Fomento à Economia Solidária. Em seguida, analise e compare com os textos de nossos estudos, referentes ao movimento da economia solidária no Brasil. Você precisa indicar a fonte de pesquisa e dados de Entidades de Apoio, Assessoria e Fomento à Economia Solidária.

Resposta:  Rede Brasileira de Socioeconomia Solidária (RBSES) constituída em junho de 2000 no Encontro Brasileiro de Cultura e Socieconomia Solidária realizado em Mendes, no RJ, com organizações de economia solidária de diversas regiões do país, a RBSES é um bloco histórico em formação, confrontando o sistema e a globalização capitalista, tendo um projeto de construção, de baixo para cima, da socioeconomia solidária, afirmando os valores do trabalho emancipado, propriedade e gestão cooperativas dos meios de produzir as riquezas e reproduzir a vida, a constituição de sujeitos do seu próprio desenvolvimento pessoal e social e combate toda forma de opressão e exploração econômica, política e cultural.

        

Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul (PACS) é uma organização sem fins lucrativos dedicada ao Desenvolvimento Solidário. A Instituição foi fundada em 1986 como parte brasileira do PRIES – Programa Regional de Investigações Econômicas e Sociais para o Cone Sul da América Latina -, iniciativa de um grupo de economistas que retornavam do exílio a seus países de origem: Argentina, Brasil, Chile e Uruguai. A aliança com o PRIES, no entanto, foi dissolvida em 1995 após nove anos de colaboração e produção coletiva.

Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE) foi fundada em 1961. É uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que atua hoje em seis estados brasileiros e tem sua sede nacional no Rio de Janeiro. Desde suas origens, esteve comprometida com o trabalho de organização e desenvolvimento local, comunitário e associativo.

Referências:

1 – GROSSO, Pauline; GOMES, Resemary. Rede Brasileira de Socioeconomia Solidária. Disponível em: . Acesso em: 8 ago. 2015.

2 – FEDERAÇÃO DE ÓRGÃOS PARA ASSISTÊNCIA SOCIAL E EDUCACIONAL. Disponível em: . Acesso em 8 ago. 2015.

3 - INSTITUTO POLÍTICAS ALTERNATIVAS PARA O CONE SUL. Disponível em: < http://www.pacs.org.br/>. Acesso em 8 ago. 2015.

  • Escolha uma das entidades identificadas e procure verificar que ações ela desenvolve junto aos empreendimentos econômicos solidários. (Capacitação, formação e qualificação; assessoria e acompanhamento; incubação e fomento de empreendimentos; assistência técnica e organizativa e desenvolvimento e disseminação de conhecimentos e tecnologias sociais).

Resposta:

O Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul consiste em oferecer apoio, subsídios e sinergia no processo de empoderamento dos atores sociais para que se tornem sujeito plenos, conscientes e soberanos do próprio desenvolvimento enquanto pessoas e coletividades, e desenvolve um trabalho dividido em três partes principais que são: Pesquisa e assessoria socioeconômica; Educação popular; e Incidência sobre os centros de poder.

Referência:

1 - INSTITUTO POLÍTICAS ALTERNATIVAS PARA O CONE SUL. Disponível em: < http://www.pacs.org.br/>. Acesso em 8 ago. 2015.

  • Faça um contato por e-mail, visita pessoal ou por meio de pesquisa no site, e solicite que eles respondam às seguintes questões:

Resposta: através do email pacs@pacs.org.br, a senhora Sandra Quintela – Graduada em Economia; pós-graduada em Políticas de Desenvolvimento; mestre em Engenharia de Produção, respondeu as seguintes perguntas:

a)  Quais as ações de apoio direto junto aos empreendimentos econômicos solidários ela realiza?

Resposta: As ações de apoio que PACS realiza são: Pesquisa e assessoria socioeconômica, Educação popular, e Incidência sobre os centros de poder.

b) Quais os empreendimentos que ela apoia?

Resposta: Grupos de produção da economia solidária e agricultura urbana e familiar, comunidades rurais e urbanas, pescadores, movimentos sociais, ambientais e de direitos humanos, e etc.

c) De que forma a entidade realiza este acompanhamento?

Resposta: através de pesquisas, análises e reflexão crítica sob a forma de publicações, entrevistas, programas de rádio e em linguagem audiovisual. Também elabora propostas e políticas alternativas, oferecendo assessoria e atividade educativas de formação para o desenvolvimento comunitário e cooperativo junto às comunidades urbanas e rurais, escolas municipais, cooperativas e associações autogestionárias de trabalhadores e trabalhadoras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (209.5 Kb)   docx (176.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com