TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso: ONG Caminhando Núcleo de Educação e Ação Social

Por:   •  19/10/2015  •  Artigo  •  5.095 Palavras (21 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 21

Estudo de caso: ONG Caminhando Núcleo de Educação e Ação Social

Study of Case: NGO Caminhando Núcleo de Educação e Ação Social

Caso de Estudio: ONG Caminhando Núcleo de Educação e Ação Social

Cinthia Sakihara Horvat

Fernanda Mariana de Siqueira

Juliana Santos

Mariana Monteiro

Pâmala Reis Matos

Tainah Nozema

Thais Lima

        

Graduandas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), da Universidade de São Paulo (USP).

Resumo

Com o passar do tempo, cada vez mais Organizações Não Governamentais (ONGs) são criadas, com o objetivo de solucionar problemas encontrados em diferentes camadas da sociedade. Com isso e a necessidade da inclusão de pessoas com necessidades físicas e mentais a própria sociedade, este artigo propõe um estudo sobre a ONG Caminhando, localizada no bairro Vila Califórnia na cidade de São Paulo. Através de projetos que visam o acesso à educação, cultura e formação profissional, os idealizadores contam com a ajuda de voluntários fixos e esporádicos, além de pais e familiares dos próprios beneficiados do projeto, para dar o suporte necessário às crianças, jovens e adultos que ainda não ingressaram efetivamente na sociedade, social e/ou profissionalmente. Portanto, é uma iniciativa que traz benefícios aos dois lados: à família, que vê nos projetos ofertados a esperança de um futuro melhor para seu familiar, e aos empregadores, que obrigados a reservar uma parcela de suas vagas a pessoas com necessidades especiais, veem na ONG Caminhando a ponte que facilita o acesso a essas pessoas já qualificadas.

Palavras-Chave: ONG, voluntariado e portadores de necessidades especiais.

Abstract

Over the time, the Non-Governmental Organizations (NGOs) are created in order to solve problems found in different strata of society. With that and the need to include physical and mental disabled people, this article proposes a study of the Caminhando NGO, located in Vila California neighborhood in Sao Paulo. Through projects aimed at access to education, professional training and culture, the creators have the support of fixed and sporadic volunteers and the beneficiary’s families, to provide the support to this public that have not entered effectively into the society, socially and professionally. Therefore, it is an initiative that brings benefits to both sides: the family, because the projects offered help to them, and employers, who have the facility to insert the qualified people with special needs.

Key- Words: NGO, voluntary and disabled people.

Resumen

Con el paso del tiempo, cada vez más Organizaciones No Gubernamentales (ONG), son creadas con el objetivo de dar solución a problemas encontrados en distintos sectores de la sociedad. Con esto, y la necesidad de la inclusión de portadores de discapacidades físicas y mentales a la propia sociedad, este artículo propone un estudio sobre la ONG Caminhando, localizada en el barrio Vila Califórnia, en la ciudad de São Paulo. Por medio de proyectos destinados al acceso a la educación, la cultura y la formación profesional, los realizadores cuentan con la ayuda de voluntarios fijos y esporádicos, además de padres y familiares de los propios beneficiarios del proyecto, para dar el soporte necesario a niños, jóvenes y adultos que aún no ingresan efectivamente a la sociedad tanto de manera social como profesional. Por lo tanto, es una iniciativa que trae beneficios a las dos partes: a la familia, que ve en los proyectos ofrecidos la esperanza de un mejor futuro para su familiar, y a los empleadores, que obligados a reservar una parte de sus vacantes a personas con necesidades especiales, encuentran en la ONG Caminhando el puente que facilita el acceso para estas personas ya cualificadas.

Palabras clave: ONG, voluntarios y personas con necesidades especiales.

Introdução

O termo ONG ( Organização não Governamental), começou a ser utilizado pela ONU na década de 1940 e designava diferentes entidades executoras de projetos humanitários ou de interesse público. Já no Brasil, o termo era mais utilizado para organizações formadas por Igrejas, organizações de solidariedade ou governos de vários países (SIQUEIRA; SPERS, 2003).

Segundo Siqueira e Spers (2003), as causas de formação de uma ONG são diversas, podemos citar conflito e tensão na sociedade, necessidade de responder mais efetivamente a situações de crise e novas demandas quando as estruturas tradicionais se rompem e perdem a capacidade de responder, determinação de ajudar a população para que se organizem e se envolvam em programas governamentais de desenvolvimento que estão em execução, entre outros.

Na década de 70, as entidades atuavam junto à Igreja Católica, muito próxima aos setores populares, e algumas também buscavam diferenciação com a universidade, pois consideravam o mundo acadêmico com um intelectualismo exacerbado (SIQUEIRA; SPERS, 2003).

Já na década de 1980, ocorreu o movimento de anistia, quando as lideranças exiladas do país retornaram com um acúmulo importante de relações internacionais. Com o crescente número de ONGs trouxe maior complexidade nas relações de financiamento, e as discussões sobre parceria, utilitarismo, politização predominaram nas discussões nacionais e internacionais (SIQUEIRA; SPERS, 2003).

Assim, as ONGs surgem com o intuito de auxiliar a sociedade, em diversas dificuldades que são encontradas em seu cotidiano. O presente trabalho tem como objetivo abordar uma dessas ONGs, que é a ONG Caminhando, localizada na Vila Califórnia, em São Paulo. Tem como objetivo auxiliar na inclusão social e no desenvolvimento de pessoas com deficiência.

A ONG Caminhando é uma instituição fundada há 25 anos e dispõe de programas e projetos para jovens com necessidades especiais, e também conta com voluntários, além dos próprios pais dos jovens, que ajudam em várias atividades, como aulas, palestras e eventos da instituição.

Além do voluntariado, a ONG Caminhando conta com doações e estabelece parcerias com empresas para contribuir com a inclusão no mercado de trabalho.

Desenvolvimento

A ONG Caminhando Núcleo de Educação e Ação Social é uma instituição filantrópica fundada em 16 de dezembro de 1989 e atende jovens e adultos, advindos da comunidade em geral.

Para iniciar suas atividades, a Caminhando reformou um prédio antigo, situado na Rua Manoel Caldeira, 122, no Jardim Colonial, com o apoio de um mutirão dos pais de seus primeiros alunos beneficiários da instituição. Já em 1991, novamente com um grupo de pais, reivindicou junto à Prefeitura Municipal de São Paulo uma área para construção de uma sede mais adequada às demandas de seus projetos sócio educacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.2 Kb)   pdf (255.1 Kb)   docx (61.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com