TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de pessoas - online

Por:   •  24/11/2015  •  Dissertação  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 2

1. Qual a sua concepção sobre os desafios da Gestão de Pessoas e qual deve ser o seu papel e atuação nas organizações da atualidade?

Os desafios da Gestão de Pessoas tem estimulado administradores, notadamente na última década, para a revisão e realinhamento das práticas de gestão de pessoas adotadas pelas organizações, impelindo-as à mudança. Apesar do todo discurso empreendido pelas empresas e especialistas na área de recursos humanos, ao analisarmos o mercado de trabalho, constatamos o aumento de dificuldades das empresas no preenchimento de suas vagas, devido ao alto nível de exigência do perfil dos candidatos. Posteriormente, a dificuldade em motivá-los e mantê-los em seus quadros. No mundo globalizado, onde as informações estão disponíveis com muita facilidade, vemos pessoas cada vez mais sonhadoras e insatisfeitas com a própria realidade e na maioria das vezes, sem o delineamento claro do seu caminho profissional. A Gestão de Pessoas está passando por grandes mudanças e por importantes inovações, de modo especial neste terceiro milênio, onde com a crescente globalização dos negócios e com a tão acirrada concorrência mundial, as palavras de ordem para todas as organizações passam a ser, inexoravelmente, produtividade, qualidade, eficiência e competitividade. Seu papel e atuação nas organizações da atualidade deve-se em conta de que as pessoas  tinham o sentimento de terem um direito adquirido em sua relação com a organização; uma relação de conquista e uma saída da zona de conforto,  que pode ser observada na busca por superação individual, no reconhecimento pelos resultados alcançados e no alinhamento dos objetivos pessoais com os organizacionais indivíduos que antes tinham emprego formal. De mesmo modo, se antes, o foco concentrava-se na administração através das rotinas de registro de funcionários, acompanhamento de faltas, atrasos e pagamentos  atualmente, temos o foco no negócio: planejamento estratégico, alinhamento entre lideranças e colaboradores, aprendizagem e gestão do conhecimento e qualidade de vida.

2. Comente sobre o que você entende por Gestão Estratégica de Pessoas

A Gestão Estratégica de Pessoas é o equilíbrio indispensável nas organizações, pois busca entender os colaboradores e o contexto no qual estão inseridos, alicerçando e compactando num único horizonte a satisfação de cada um dos envolvidos ao mesmo tempo em que alavanca as mudanças e tomadas de decisões que as organizações tanto necessitam. Tem como propósito  principal o de melhorar desempenhos e atingir metas no qual estejam inseridas tanto as necessidades individuais dos colaboradores quanto as necessidades da organização e sociedade. Abrange toda técnica e metodologia em sub-sistemas de recursos humanos a saber: quadro de pessoal, recrutamento, seleção, admissão, administração de pessoas, disciplina, integração, levantamento das necessidades de treinamento, treinamento e desenvolvimento, plano de carreira, cargos e salários, medicina ocupacional, avaliação de desempenho, participação nos lucros e resultados, além das ações voltadas ao clima organizacional e liderança.

Explique o que é coaching identificando eventuais semelhanças e diferenças com o processo de treinamento. Articule em sua resposta os conceitos de T&D e coaching.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (55 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com