TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POR QUE AS PESSOAS ESTÃO PUBLICANDO ONLINE?

Por:   •  14/6/2019  •  Artigo  •  1.754 Palavras (8 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 8

POR QUE AS PESSOAS ESTÃO PUBLICANDO ONLINE?

Bruna Emmanuelle M. P. Caldeira

RESUMO

Esse artigo tem como objetivo, discutir como os livros eletrônicos e os open archives estão se manifestando na sociedade, e como questões como seu armazenamento e a preservação de suas informações estão sendo cuidadas e trabalhadas no meio eletrônico. Os métodos utilizados são bibliográficos, que servem como fontes de pesquisa. Entendemos aqui que, o desenvolvimento tecnológico vem auxiliando na praticidade e proporcionando que mais pessoas tenham acesso ao conhecimento, porém não se tem mais total controle sobre as informações que são compartilhadas. Conclui-se que, os livros eletrônicos e os arquivos abertos precisam ser inseridos na sociedade, porém é necessário que se tenha o desenvolvimento de métodos que cuidem de toda informação ali contida.

Palavras-chave: Fontes de informação. Livro Eletrônico. Arquivos Abertos. Armazenamento. Preservação.

1 INTRODUÇÃO

Em sua trajetória, o livro foi e ainda é um grande agente revolucionário, que vem se reinventando e sempre impressionando a população. A criação da máquina de impressão, desenvolvida por Gutenberg no século XV, causou grande alvoroço na sociedade, pois proporcionou grande agilidade no processo de produção de livros; hoje em dia, já no século XXI, o compartilhamento de informações se tornou mais rápido do que nunca, uma parcela desse processo só foi possível devido à globalização.

Pessoas de lados opostos do mundo conseguem se comunicar e expressar suas opiniões, através de simples mensagens ou elaborados artigos; porém a diferença é que hoje, não se necessita obrigatoriamente de possuir os documentos impressos em mãos, os novos suportes, que variam de aplicativos até revistas eletrônicas, possibilitam o acesso à informação de forma prática, com custos muito mais reduzidos e de forma que muitas outras pessoas podem entrar em contato com o conteúdo.

Os livros eletrônicos e os arquivos abertos foram grandes revolucionários no mercado, pois promovem a facilidade no acesso às informações, possuem preços muito reduzidos e podem ser acessados com grande facilidade; porém questões como seu armazenamento e preservação,  ainda geram bastantes indagações, essas mesmas que vamos discutir nesse artigo.  

2  REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 LIVROS ELETRÔNICOS

Em nosso cotidiano, muitas pessoas se auto-intitulam como sendo jornalistas ou pesquisadoras, por um lado é bom, pois são mais pessoas buscando o exercício do conhecimento e da democracia; porém essa grande explosão de informações que está circulando na rede, acaba dificultando o processo de avaliação e de gerenciamento dos conteúdos publicados. Um exemplo disso, são as crescentes aparições das “Fake News” nos veículos de comunicação, porém com tantas informações circulando, a filtragem do que é verídico ou não, se torna cada vez mais difícil para a sociedade e infelizmente, essas noticias estão servindo como mais uma forma de manipulação e alienação das massas.

Outro ponto que deve ser analisado, é como a tecnologia proporcionou a extinção, adaptação e  o  nascimento de profissões. O livro, que antes era somente impresso, agora também pode estar disponível em revistas eletrônicas ou até mesmo em “blogs” pessoais; muitas faculdades já possuem acervos digitais de suas bibliotecas; muitos jornalistas estão usando de suas próprias redes sociais para expressarem suas opiniões e com isso ainda ganharem dinheiro. Com esses novos meios de divulgação, pessoas que antes não tinham condições de ter acesso a artigos acadêmicos, hoje já podem conseguir de forma gratuita, o que acaba exemplificando a primeira lei de Shiyali Ranganathan (1931) “Os livros são para serem usados”.

Os portais de periódicos e até mesmo as editoras, possuem um requintado e rigoroso método de avaliação das produções cientificas. Como a produção e a manutenção de um livro possui um preço bem elevado, são poucas as obras que são escolhidas para serem publicadas; com isso muitas obras de qualidade acabam se perdendo, pois muitos escritores acabam ficando desmotivados pela falta de aceitação e podem até acabar duvidando de si mesmos. Podemos perceber que, muitos pesquisadores acabam sofrendo para publicarem suas obras, devido à demanda comercia, depender das grandes empresas de edição ou até das Universidades, acaba impedindo o avanço da ciência. Claro que precisamos levar em consideração que, as obras acadêmicas precisam ser bem elaboradas e precisam sim passar por um processo de revisão, para que nenhuma informação seja repassada de forma errônea.

De frente às dificuldades encontradas, muitos jornalistas, colunistas, escritores, discentes e docentes, estão buscando outros meios não tradicionais para publicarem suas matérias ou obras. Os famosos “Blogs” proporcionaram uma verdadeira revolução, pois de forma quase gratuita, a pessoa possui um espaço próprio, onde pode escrever tudo que quiser e tudo que foi escrito fica armazenado no sistema ou nas famosas cópias de segurança. O que tornou o acesso á pesquisas muito mais prático e acessível para a maioria das pessoas.

Hoje, trabalhar com redes sociais se tornou uma nova profissão, muitas pessoas são pagas para escreverem suas opiniões sobre produtos, eventos ou noticias em suas páginas sociais.  Os novos meios de comunicação, já se tornaram um hábito na vida das pessoas, muitos sentem a necessidade de postar o que estão fazendo. No lado da escrita, muitas pessoas só conseguem manifestar suas opiniões, quando estão atrás de seu computador ou celular; imagens com textos, vídeos, fotos ou até mesmo os tradicionais textos corridos se tornaram as peças chaves para a publicidade.  

Como podemos ver, os avanços eletrônicos provocaram diversas adaptações, em diferentes esferas, uma delas foi a do livro eletrônico. Muitas pessoas já se tornaram adeptas ao livro eletrônico; devido ao fato de ser de fácil compra, fácil acesso, poder carregá-lo para todos os lugares, ele acabou ganhando a atenção de muitos. Porém, alguns pontos podem ser preocupantes, principalmente em longo prazo. O armazenamento desses livros, normalmente é feito de modo online e alguns já podem ser armazenados nos próprios dispositivos; o problema é que de todas as formas, as pessoas estão sujeitas a sistemas operacionais, se algum dia esses sistemas simplesmente desaparecerem ou forem invadidos, todas as informações que ali estavam armazenadas podem ser perdidas, coisa que não acontece com quem possui o livro impresso em mãos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (145.9 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com