TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Turistico

Por:   •  16/10/2015  •  Artigo  •  4.912 Palavras (20 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

FACULDADE ZACARIAS DE GÓES

ALINE SOUZA ROSÁRIO

MARLUCE CRUZ DE SOUZA

PLANEJAMENTO TURÍSTICO COMO FOCO PRINCIPAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO TURISMO NA CIDADE  CAIRU/SEDE.

CAIRU - BAHIA

2010


ALINE SOUZA ROSÁRIO

MARLUCE CRUZ DE SOUZA

PLANEJAMENTO TURÍSTICO COMO FOCO PRINCIPAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO TURISMO NA CIDADE  CAIRU/SEDE.

Artigo apresentado a Faculdade Zacarias de Góes – FAZAG como requisito parcial obrigatório para a obtenção do grau de Bacharel em Turismo.

ORIENTADOR: Prof. Marcelo Domingos dos Santos

Cairu-Bahia

2010


Ficha Catalográfica


ALINE SOUZA ROSÁRIO

MARLUCE CRUZ DE SOUZA

PLANEJAMENTO TURÍSTICO COMO FOCO PRINCIPAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO TURISMO NA CIDADE  CAIRU/SEDE.

Artigo apresentado a Faculdade Zacarias de Góes – FAZAG como requisito parcial obrigatório para a obtenção do grau de Bacharel em Turismo.

Aprovado em ______/_____/ 2010

BANCA EXAMINADORA

Professora: Marcelo Domingos

Especialista em Gestão Ambiental

Faculdade Zacarias de Góes

Professor:

Faculdade Zacarias de Góes

Professor:

Faculdade Zacarias de Góes


PLANEJAMENTO TURÍSTICO COMO FOCO PRINCIPAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO TURISMO NA CIDADE CAIRU/SEDE

Aline Souza Rosário[1]

Marluce Cruz de Souza[2]

Marcelo Domingos dos Santos[3]

RESUMO

O presente trabalho pretende mostra a necessidade da elaboração de um planejamento turístico para a cidade de Cairu, tendo em vista seu grande potencial para o turismo através dos atrativos Naturais e Histórico-culturais, com tanta riqueza é preciso que o desenvolvimento da atividade turística em Cairu ocorra de forma organizada. O turismo é uma atividade econômica pertencente ao setor terciário e que consiste em um conjunto de serviços que se vende ao turista. Os referidos serviços estão necessariamente interrelacionados de tal forma que a ausência de um deles dificulta e até inviabiliza a venda ou a prestação de todos os outros. O processo de desenvolvimento turístico deve ser acompanhado de um trabalho integrado de planejamento, comercialização e promoção do produto, respeitando suas características e peculiaridades, estabelecendo diretrizes que orientarão as decisões para o desenvolvimento ordenado do turismo, e onde haverá a ocorrência de interações e inter-relações temporárias entre anfitrião e o turista, aos quais irão permitir um contato direto, sem barreiras (físicas ou simbólicas) entre eles e o reconhecimento da existência do outro, recíproca e simultaneamente, fazendo com que ele se identifique e retorne ao local, conseqüentemente gerando renda e desenvolvimento para a comunidade.


ABSTRACT

This paper aims to show the need for the development of a tourism planning for the city of Cairo, in view of its great potential for tourism through the natural and historical attractions and cultural, with so much wealth is necessary for the development of tourism in Cairu occur in an organized manner. Tourism is an economic activity belongs to the tertiary sector, which consists of a set of services that sell to tourists. These services are necessarily interrelated so that the absence of one of them difficult and even impossible to sell or the provision of all others. The process of tourism development must be accompanied by an integrated planning, marketing and product promotion, respecting its characteristics and peculiarities, setting guidelines to guide decisions for the orderly development of tourism, and where will the occurrence of interactions and inter - temporary relationships between host and tourist, which will allow direct contact without barriers (physical or symbolic) between them and the recognition of the existence of other, mutually and simultaneously, causing it to identify and return to the site, thus generating income and development for the community.


INTRODUÇÂO

Nos últimos anos, a atividade turística é uma realidade crescente no Brasil, tornando-se uma nova oportunidade para geração de emprego e renda, e faz com que administradores públicos e empresários busquem nesta atividade um caminho eficaz para o desenvolvimento econômico. Este projeto de pesquisa tem como tema o planejamento turístico como foco principal para o desenvolvimento do turismo em Cairu-Sede, visando uma compreensão clara da importância do planejamento turístico para o desenvolvimento do turismo no município. A escolha desse tema deve-se à percepção da falta de valorização e exploração dos atrativos turísticos de maneira ordenada, a partir dessa realidade este projeto de pesquisa tem a finalidade de levantar as conseqüências causadas pela falta da elaboração de um planejamento turístico dentro de uma cidade com um grande potencial natural, de uma beleza exorbitante, como é o caso do referido município.  

A sede do município de Cairu precisa de projetos de incentivo que desenvolva as atividades turísticas de forma organizada, possibilitando assim um maior desenvolvimento do setor. Para tal será realizada uma pesquisa de campo com o intuito de possibilitar um maior desenvolvimento do setor turístico em Cairu. Desta forma este projeto de pesquisa não só contribuirá para a comunidade cientifica, como também para uma melhor organização do turismo na sede da cidade de Cairu.

O Município de Cairu-Sede necessita de um planejamento estruturado, que possibilite ao turismo o poder de se reinventar e criar novas funções permitindo modificá-lo para seguir caminhos para o progresso local. Cairu em si possui um vasto potencial turístico e apesar de estar numa região estearina, ser sede do único município arquipélago do Brasil, contemplado com diversos ecossistemas de Mata Atlântica, sistemas marinhos, restingas, dunas, manguezais, coqueirais e recifes de grande valor paisagístico e ecológico, não é devidamente aproveitável. Há um impasse em questão da difusão do patrimônio tanto histórico, natural e cultural, sendo de importante destaque a história e cultura que é um forte marco que caracteriza e identifica a pequena comunidade Cairuense.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.3 Kb)   pdf (201.5 Kb)   docx (36.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com