TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO FILME: PONTO DE MUTAÇÃO

Por:   •  12/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  799 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

DIRETORIA DE ENSINO

        DEPARTAMENTO DE TURISMO, HOSPITALIDADE E LAZER

        CURSO TECNOLÓGICO DE GESTÃO DESPORTIVA E DO LAZER

 MATEUS DÓRIA DE SOUSA

RESUMO DE AS CONEXÕES OCULTAS: CIÊNCIA PARA UMA VIDA SUSTENTÁVEL

        FORTALEZA

        JULHO / 2016

MATEUS DÓRIA DE SOUSA

RESUMO DE AS CONEXÕES OCULTAS: CIÊNCIA PARA UMA VIDA SUSTENTÁVEL

Resumo apresentada a disciplina de metodologia e técnicas de pesquisa no curso de Gestão desportiva e de lazer do Instituto Federal do Ceará – IFCE, 2016 – 1.

Professora: Maria Inez I. Moreira

        

        Fortaleza

        Julho – 2016

A VIDA E A LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÕES HUMANAS

As empresas atuais necessitam de uma transformação fundamental mesmo verificando-se uma situação econômica excelente. O fato é que os grandes executivos estão sobrecarregados e não têm tempo para se relacionar com amigos e familiares. Além disso as empresas de hoje em dia mudam sua situação econômica com incrível rapidez e junto vêm as mudanças estruturais e culturais.

Complexidade e mudança

A complexidade se tornou uma das bases das sociedades industriais de hoje. A tecnologia eletrônica faz parte da complexidade dessas empresas tornando o ambiente empresarial irreconhecível e isso afeta diretamente na sobrevivência da humanidade. A mudança fundamental é necessária no plano atual por questões adaptativas e sustentáveis onde as empresas parecem incapazes de mudar. A compreensão sistêmica da vida e fundamental para administração das atuais organizações empresariais onde a administração e a tecnologia estão ligadas a criação de conhecimento.

Metáforas da administração

Dirigir uma organização está na base de uma administração que visa atingir as metas e objetivos utilizando metáforas para identificar perspectivas gerais. As principais metáforas são da organização como máquina (controle e eficiência), como organismo (desenvolvimento, adaptação), como cérebro (aprendizagem organizativa), como cultura (valores, crenças) e como sistema de governo (conflitos de interesse, poder).

Redes sociais

Praticamente todas as organizações não – governamentais (ONG ’s), escolas, no cenário político e vários movimentos políticos e culturais organizam-se através da rede eletrônica.

Comunidades de prática

Esse termo foi inventado por Etienne Wenger, teórico da comunicação, para designar essas redes sociais autogeradoras. Existem muitos tipos diferentes de comunidades que assumem compromissos mútuos referindo-se a uma rede de comunicações autogeradora para criação de um corpo comum de conhecimentos. A dinâmica da cultura relaciona-se a geração de um contexto comum de significados, de um corpo comum de conhecimentos e de regras de conduta.

A organização viva

Nestas organizações permuta-se habilidades e gera-se um conhecimento tácito no empreendimento conjunto. A organização formal deve reconhecer e apoiar as suas redes informais de relacionamentos incorporando suas inovações a estrutura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (140.3 Kb)   docx (73.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com