TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SANTOS UNIDOS ALAVANCAM A REGIÃO DO VALE GERMÂNICO

Por:   •  21/3/2020  •  Artigo  •  9.107 Palavras (37 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 37

SANTOS UNIDOS ALAVANCAM A REGIÃO DO VALE GERMÂNICO: PROPOSTA DE ROTEIRO TURÍSTICO INTEGRADO NOS MUNICÍPIOS DE SÃO BONIFÁCIO E SÃO MARTINHO (SC)[1]

Gilberto Sehnem[2]

Maria Crystina Kruscinscki Silva Rocha[3]

Resumo: O roteiro turístico Vale Germânico engloba os municípios de São Bonifácio (SC) e São Martinho (SC), limítrofes com características similares na cultura, gastronomia e colonização. O turismo é um fator de geração de renda sustentável, possibilitando alavancar a região, valorizar e oportunizar o crescimento ordenado dos munícipios envolvidos. O objetivo do artigo é sugerir a criação de um roteiro turístico entre os municípios de São Martinho e São Bonifácio para integrar os atrativos e os elementos da cultura germânica. A metodologia utilizada caracteriza-se como quali-quantitativa, descritiva, pesquisa de campo e documental. A coleta de dados foi através de dois questionários aplicados a 216 turistas, trade e moradores; roteiro de entrevista estruturado a quatro gestores públicos, no período de 03 de dezembro de 2018 a 31 de janeiro de 2019. Os questionários foram aplicados in loco, com os proprietários, moradores e colaboradores, e com os turistas nos equipamentos turísticos. O tratamento dos dados dos questionários gerou gráficos e quadros. As entrevistas foram sintetizadas e agrupadas em um quadro, estudadas através da técnica de análise das narrativas, mediante ao cruzamento das respostas, junto as respostas dos questionários à luz do referencial teórico. Os principais resultados foram sugestões de city tour, possibilidade de integração turística dos municípios envolvidos, ampliação para outros municípios, diminuir o êxodo rural, valorização da cultura, geração de emprego e renda. Há evidência de que a divisão geopolítica entre associações municipais e destinos turísticos dificulta a integração turística. Percebemos que necessita a melhoria dos acessos e capacitação do turismo integrado.

Palavras-chave: Roteiro turístico integrado. Vale Germânico. Renda sustentável.

Abstract: The touristic script Vale Germânico encompasses the municipalities of São Bonifácio (SC) and São Martinho (SC), bordering with similar characteristics in culture, gastronomy and colonization. Tourism is a factor of sustainable income generation, enabling to leverage the region, valuing and opportunizing the orderly growth of the municipalities involved. The aim of this article is to suggest the creation of a tourist itinerary between the municipalities of São Martinho and São Bonifácio to integrate the attractions and elements of germanic culture. The methodology used is characterized as quali-quantitative, descriptive, field research and documentary. Data were collected through two questionnaires applied to 216 tourists, trade and residents; structured interview script to four public managers, in the period from 03 December 2018 to 31 January 2019. The questionnaires were applied in loco, with the owners, residents and collaborators, and with tourists in the touristic equipments. The treatment of the data of the questionnaires generated graphs and tables. The interviews were synthesized and grouped in a framework, studied through the narrative analysis technique, through the intersection of the answers, together with the answers of the questionnaires in the light of the theoretical framework. The main results were suggestions of city tour, possibility of tourism integration of the municipalities involved, expansion to other municipalities, decreasing the rural exodus, valuing the culture, generating jobs and income. There is evidence that the geopolitical division between municipal associations and tourist destinations hinders tourism integration. We realize that it needs the improvement of access and training of integrated tourism.

Keywords: Integrated tourist itinerary. German Valley. Sustainable income.

1 INTRODUÇÃO

O roteiro turístico intitulado Vale Germânico engloba os municípios de São Bonifácio (SC) e São Martinho (SC), limítrofes com características similares quanto à cultura, gastronomia e colonização, caracterizando-se como um sistema de geração de renda local, de forma que o turista/visitante possa explorar as duas localidades. Traçará um itinerário que reunirá equipamentos turísticos que envolvam a arquitetura local (enxaimel), remetentes à história de colonização, construídos ao longo dos anos pelos imigrantes de origem alemã, além de saborear e conhecer a culinária típica, vivenciar a cultura local. Incluirá o turismo de aventura, pois têm uma natureza com lindas cachoeiras e vales propícios para trilhas ecológicas.

A elaboração de um roteiro turístico integrado poderá elevar o nível de competitividade, valorizar e oportunizar o crescimento social e econômico, alavancando o crescimento e desenvolvimento ordenado dos munícipios envolvidos.

Com a atratividade do roteiro, mais turistas visitarão a região, aumentando sua permanência no destino escolhido, resultando uma maior movimentação de recursos técnicos e financeiros oriundos dos serviços turísticos. Portando, o objetivo deste artigo é sugerir a criação de um roteiro turístico entre os municípios de São Martinho e São Bonifácio para integrar os atrativos e os elementos da cultura germânica.

O turismo vem alcançando um contínuo desenvolvimento; em cerca de 50 anos os destinos multiplicaram-se e a atividade turística se tornou-se uma das mais empreendedoras da economia global. Sendo assim, o planejamento turístico tem importante papel nas estratégias a serem aplicadas no momento de definição das ações. Para elaborar um roteiro turístico nas cidades de São Martinho e São Bonifácio, devemos nos basear nas políticas públicas dirigidas ao setor turístico dentro das proposições inseridas no Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil, o qual objetiva o desenvolvimento do turismo nas diversas regiões e tem a finalidade de descentralizar a atividade e integrar os municípios construindo roteiros locais.

São Bonifácio e São Martinho são municípios do interior de Santa Catarina, próximos à serra catarinense, com de belezas naturais e atrativos turísticos, onde se quer consolidar um roteiro turístico chamado de Vale Germânico. Este estudo, busca promover o fortalecimento da rota turística, apresentando como explorar as potencialidades e promover a sinergia entre os empreendimentos, fomentando o empreendedorismo da região.

A rota deverá desenvolver-se considerando a forma como serão utilizados os recursos naturais e sua manutenção e conservação. Sob o aspecto sociocultural, a atividade turística deve ser realizada sem prejudicar ou afetar a comunidade aonde irá se expandir prevendo as ações possíveis para respeitar a cultura local, preservá-la e revitalizá-la, trabalhar de forma harmoniosa os pilares da sustentabilidade, trazer e incorporar benefícios sociais e econômicos, preservar o patrimônio cultural, vivenciar a cultura, conhecer e comprar o trabalho artesanal e apreciar e saborear a culinária local. As ações devem ser pensadas para atender aos turistas sem diminuir a qualidade de vida da população local.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.6 Kb)   pdf (460.6 Kb)   docx (214.8 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com