TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Contextualizada

Por:   •  25/6/2022  •  Artigo  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 2

Utilização de jogos pedagógicos no ensino da

Metodologia da Pesquisa

Célia Cláudia Santos Serpa

09035789

Biomedicina

TEXTO: Os jogos pedagógicos são brincadeiras que favorecem o desenvolvimento da aprendizagem do indivíduo, podendo ser lúdico ou não. Segundo o Portal educação, o jogo pedagógico precisa ser usado de acordo com o desenvolvimento e prontidão do aluno, levando-o a uma participação ativa e uma autoavaliação no final do jogo. Estimula e desenvolve no aluno o seu raciocínio e conduz o seu conhecimento de forma descontraída e espontânea: no jogar, o mesmo constói um espaço de experimentação, de transição entre o mundo interno e externo.

Ao abordar o questionamento sobre "a utilização dos jogos didáticos para contribuir para o ensino da Metodologia da Pesquisa", acredito que ao exercício dessa metodologia é muito positiva pois deixa as aulas mais atrativas e dinâmicas proporcionando aos discentes e alunos em geral uma maneira de adquirir conhecimentos com leveza, discontração e suavidade. Desta forma se aprende "brincando", com mais fluidez facilitando a assimilação de conteúdos extensos ou de maior complexidade.

Outro motivo para utilizar os jogos é que a "participação em jogos de grupo também representa uma conquista cognitiva, emocional, moral e social para o indivíduo e um estímulo para o desenvolvimento do seu raciocínio lógico" (PCNs, 1997) .Assim, desenvolvendo momentos de aprendizagem e de interação com os colegas.

É notório que os jogos e as brincadeiras ajudam os indivíduos a vivenciarem regras prestabelecidas. Através do método lúdico a disciplina ganha mais leveza à partir do seu vasto conteúdo favorecendo a assimilação, reflexão e senso crítico que com isso, incentiva a autoavaliação levando o aluno a constatar por si mesmo os avanços que é capaz de realizar, fortalecendo assim a sua autoestima e favorecendo o seu processo de aprendizagem..

De acordo com Rosada(2013) o jogo, no contexto educacional. é uma estratégia importante para a resolução de problemas que motiva e estimula a criatividade e desenvolve o raciocínio lógico. Ainda favorece habilidades como a concentração, respeito e socialização. Com todos esses benefícios os jogos pedagógicos se tornam uma ferramenta importante para a adquisição do conhecimento.

Ao aderir jogos pedagógicos na metodologia do ensino da disciplina Metodologia Científica o discente apresenta ao aluno uma forma relevante para a absorção dos conteúdos além de proporcionar a aprdizagem de forma lúdica e dinâmica enriquecendo a apresentação da disciplina e despertando no aluno maior estímulo para o seu processo de ensino-aprendizagem justamente por abordar a disciplina de maneira mais divertida e prazeroza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (48.3 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com