TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO MATÉMATICA INVENTIVA COM ROBÓTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Por:   •  21/3/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.152 Palavras (13 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 13

EDUCAÇÃO MATÉMATICA INVENTIVA COM ROBÓTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA

INVENTIVE MATH EDUCATION WITH ROBOTICS IN TIMES OF PANDEMIC

EDUCACIÓN MATEMÁTICA INVENTIVA COM ROBÓTICA EM TIEMPOS DE PANDEMIA

Marcos Roberto da Silva

Dulcinéia

Duarles Moreira Fernandes Oliveira

Jéssica de Souza Moura

Matheus Pereira da silva

Wemilly Alexandrino Machado

RESUMO

Esse projeto apresentado ao alunos do Colégio C.P.I Independência foi para nós estagiários libertador. De uma forma direta ele nos projetou um conhecimento capaz de nos fazer acreditar em um ensino mais didático, elaborado e fundamental nas escolas hoje. O projeto foi apresentado em tempos de pandemia causada pela COVID-19, o qual tivemos uma oportunidade de explorar o conhecimento e imaginação dos alunos. A robótica liga a chave da invenção, do querer conhecer, participar e agir em cada um. O intuito é fazer com que esses alunos, não desistam de seus estudos de forma a faze-los perceber que aprender matemática também pode ser legal e divertido.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Matemática Inventiva. Formação Inventiva de Professores. Robótica. Residência Pedagógica.

ABSTRACT

This Project presented to the students of Colégio C.P.I Independence was liberanting for us trainees. In a direct way, he projected knowledge capable of making us believe in a more didactic, elaborate and fundamental teaching in today’s schools. The project was presented in times of pandemic caused by Covid-19, which gave us an opportunity to explore the knowledge and imagination of the students. Robotics connects the key to invention, to wanting to know, participate and act in each one. The aim is to make these students no give up on their studies in order to make them realize that learning math can also be fun and fun

KEYWORDS: Inventive Math Education. Inventive teacher training. Robotics. Pedagogical. Residency.

RESUMEN

Este proyecto presentado a los alunos de la escuela C.P.I. Independencia fue liberador para nosotros los aprendices. Proyectó directamente conocimientos capaces de hacernos crer em uma enseñanza más didáctica, elaborada y fundamental em las escuelas de hoy. El proyecto fue presentado em tempos de pandemia causada por COVID-19, lo que nos brindó la oportunidade de explorar el conocimiento y la imaginacíon de los estudiantes.

PALABRAS-CLAVE: Educación Matemática com Robótica. Formación docente inventiva. Robótica. Residencia Pedagógica.

APRESENTAÇÃO – O artigo a seguir irá discorrer sobre um trabalho proposto em uma escola de Quirinópolis-GO. Neste artigo observa-se como todo o projeto apresentado no C.P.I. Independência foi elaborado e apresentado aos alunos do mesmo. Apresentaremos como foi criado o projeto, como foi construído e desenvolvido antes de chegar aos alunos e como foi apresentado a esses alunos de forma com que estes pudessem aprender e participar em cada detalhe do projeto. Cada passo do projeto foi analisado e montado pelos estudantes e pelos os orientadores da escola e do estágio o qual fizemos na época. O artigo apresenta as ações e práticas produzidas no projeto de extensão “Matemática com Robótica” e no projeto de pesquisa “EMIR: Educação Matemática Inventiva com Robótica”, relacionados a Universidade Estadual de Goiás - Câmpos Sudoeste, Sede Quirinópolis- UEG.

O Termo robótica está relacionado aos robôs e toda a concepção da robótica educacional é uma ponte ligada as ideias de Barbosa (2016) e utilizamos essas ideias como dispositivo de estudo para desenvolver as produções e ideias inventivas em nosso projeto. “o estudo dos robôs, o que significa que  é  o  estudo  da  sua  capacidade  de  sentir  e  agir  no  mundo  físico  de  forma  autônoma  e intencional” (MATARIC ́, 2014, p.21).

O projeto foi construído em tempos pandêmicos e todas as reuniões para analisar as propostas dos integrantes e receber auxilio do professor orientador do estágio foram feitas de forma remotas nas plataformas Whatsapp e Meet. A ideia do projeto produzido é a de uma matemática inventiva, que pudesse extrair dos alunos um interesse por matemática nesse tempo difícil de pandemia, o que nos impossibilitou de estarmos presentes juntos nas escolas.

Depois dos encontros para tratar dos planejamentos do projeto, produzimos coletivamente os 10 problemas relacionados ao conteúdo de matemática que seriam propostos aos alunos com a finalidade de provocarmos experiências de aprendizagem com os alunos do ensino médio do C.P.I. Independência da cidade de Quirinópolis.

Com base nas concepções de Educação Matemática Inventiva nossa relação com os conhecimentos matemáticos e com a robótica ocorreu na perspectiva da invenção de problemas, da invenção de si e da invenção de mundo, tal como colocado por Silva & Souza Jr (2020a) na imagem a seguir:

               Figura 01: Educação Matemática Inventiva (EMI)

 [pic 1]

                   Fonte: Silva & Souza Jr. (2020)

A imagem nos traz como a matemática durante a invenção de problemas e a invenção de mundo e invenção de si, estão interligados. A robótica nos revelou uma porta, onde o aluno pôde pensar em maneiras matemáticas para resolver os problemas proposto em relação a robótica do mundo inventivo. É notório que a robótica conseguiu expressar pelos alunos tudo o que nós esperávamos, que era um aprendizado sem estresse, mais didático e comunicativo com os alunos.

Entretanto, podemos notar como a educação matemática inventiva tem uma forma impactante na construção intuitiva do sujeito, em que envolve a utilização da potência dos conhecimentos matemáticos em meio à problematização do mundo e à produção de ações inventivas (Silva, 2020, p.213). Ao nos depararmos com um cenário intuitivo que tem impacto na formação de professores (Dias, 2009, 2011a, 2012) l, onde a subjetividade incentiva enaltece a prática criadora do sujeito (protagonista) e prática (obra), onde o “pensamento a pensar” (Silva, 2020, p. 212) foi trabalhado como temática de aprendizagem inventiva. Nessa perspectiva, a aprendizagem, se mostra de forma ludibriante, no qual o sentido que o ensino deve seguir é uma perspectiva ilimitada na prática de resoluções de situações problemáticas, onde o processo representativo mostre-se menos utilizados no processo desencadeador da aprendizagem. Educação matemática inventiva se manifesta nós processos em que o sujeito utiliza-se dos conhecimentos matemáticos como um potente valor para os processos inventivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (2 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com