TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS PRESENTES EM NOSSAS RESIDÊNCIAS

Por:   •  7/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.496 Palavras (6 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 6

Escola De Referência Em Ensino Médio Maria Auxiliadora Liberato

AS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS PRESENTES EM NOSSAS RESIDÊNCIAS

Ana Cláudia Soares Dos Santos;

Cláudia Vitória Gomes Do Nascimento;

Eduarda Regina Pereira Da Silva;

Letícia Mirele De Morais Torres;

Marília Lira De Lima Florêncio.

Caruaru, 12 de Setembro de 2016.

JUSTIFICATIVA

O principal objetivo desse trabalho é abordar os produtos de limpeza, e também mostrar todos os benefícios e malefícios dos tais. Nessa ocasião, escolhemos 2 produtos específicos e os escolhidos foram: a Água Sanitária e o Sabão em Pó, pois são os produtos mais utilizados pelas donas de casa.

Frequentemente, muitas pessoas usam de maneira inadequada o sabão em pó e água sanitária, mas isso acontece por falta de instrução das próprias empresas fabricantes dos produtos e também por falta de interesse dos próprios utilizadores.

Essa falta de atenção de ambas as partes pode não só causar pequenas irritações na pele, mas também problemas respiratórios gravíssimos que podem levar a morte. Mas para evitar todas essas complicações é sempre bom utilizar máscaras, luvas e óculos adequados para o manuseio desses produtos.

Dessa forma, podemos concluir que o mau uso desses produtos pode nos prejudicar bastante, causando irreparáveis consequências. Mas essas consequências podem ser evitadas, como já foi citado anteriormente, utilizando equipamentos de segurança e também através de propagandas de tv e rádio, conscientizando todos os usuários.

Mas também não podemos deixar de lembrar que esses materiais são essenciais n a remoção da sujeira de todas as partes de uma residência e também remove as manchas de todas as roupas.

Estes são os equipamentos de segurança que devem ser utilizados no manuseio desses produtos de limpeza:

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

LEVANTAMENTO

Produtos de limpeza

  • Sabão em pó (detergente em pó)

[pic 4]

Materiais como tensoativos catiônicos, agentes sequestrantes, alvejantes e bloqueadores ópticos fazem parte da composição química do sabão em pó. O sabão é um produto de limpeza que faz parte do dia a dia de uma grande parcela da população, já que é utilizado para facilitar a lavagem das roupas das pessoas. Trata-se de um produto que veio substituir o sabão em barra, já que, no processo de lavagem em geral, as pessoas tinham o hábito de esfrega-lo nas roupas.

 O sabão em pó foi fabricado pela primeira vez no ano de 1946, após algumas tentativas de tornar o uso do sabão em barra mais fácil. Uma das tentativas era fabricar o sabão em flocos ou grânulos. Todavia, essas tentativas não foram bem-sucedidas porque o sabão interage com íons presentes na água dura, principalmente, prejudicando a ação de limpeza.

 Quimicamente falando, não podemos chamar o sabão em pó dessa forma. Se observarmos as embalagens desses produtos, veremos que está escrito “lava-roupas” e não “sabão em pó”: O correto é chama-lo de “detergente em pó”, pois sua composição química é diferente da composição de um sabão. A química do detergente em pó, está pautada na diferença básica entre um sabão e um detergente.

Os detergentes são substâncias químicas que apresentam cadeias muito longas, ou seja, uma grande quantidade de carbono, que são constituídas apenas por átomos, carbono e hidrogênio, configurando aquilo que chamamos de regiões apolares. Além disso, na extremidade dessa cadeia longa, há um grupo polar.

[pic 5]

A parte polar( formada pelo sulfonato de sódio) do detergente é capaz de interagir com as moléculas de água. Já  aparte apolar (formada apenas por carbonos e hidrogênios) interage com as moléculas de gordura. Assim o detergente faz a gordura interagir com a água e formar uma emulsão.

  • Composição química do detergente em pó
  • Tensoativo aniônico( como alquil benzeno sulfonato de sódio e alquil éter sulfonato de sódio). Eles se unem à molécula  de gordura e também à da água, retirando, assim, a gordura do tecido.
  • Enzimas: Lipazes e proteases são utilizadas com o objetivo de auxiliar na remoção de manchas. Isso acontece porque, quimicamente, as enzimas são catalizadores bioquímicos que promovem a transformação de moléculas complexas em moléculas mais simples. Assim, moléculas menores podem ser removidas de forma mais fácil das roupas.
  • Alvejante ( Perborato de sódio): Ele age por oxidação, redução ou ação enzimática. Em água, produz o peróxido de hidrogênio, que é um poderoso agente oxidante. Eles reagem quimicamente com o pigmento da roupa, modificando a estrutura e resultando em uma mudança de coloração
  • Bloqueadores ópticos: São substâcias que absorvem a radiação ultravioleta e logo em seguida, emitem uma luz azul fluorescente, mascarando, por exemplo, a coloração amarelada da roupa.
  • Fragrâncias: São essências utilizadas para deixar um odor agradável nas roupas após o processo de lavagem. Vale ressaltar que as fragrâncias são essenciais( pertecem a função éster).
  • Corantes: Substâncias utilizadas para dar cor ao produto.
  • Agentes sequestrantes e quelantes: O EDTA ( ácido etilenodiamino tetraacético) é uma exemplo de sequestrante. Eles interagem com os ìons, cálcio, magnésio e ferro presentes principalmente na água dura, não permitindo a interação de nenhum componente de ação de limpeza, como o tensoativo.
  • Água Sanitária

[pic 6]

O hipoclorito de sódio é um composto químico cuja fórmula é NaCl. Contém o cloro em estado de oxigênio +I e por isso é um oxidante forte e econômico. Em solução aquosa só é estável em Ph básico. Para acidificar na presença do cloreto libera cloro elementar. Por isso, deve guardar longe de qualquer síntese de ácido. O hipoclorito sódico ( em conjunto com o cloreto de sódio) obtém-se convenientemente por dissolução do cloro elementar numa solução aquosa de hidróxido de sódio numa reação de dismutação: 2NaOH+C12-> NaCLO+NaCl+H2O.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (290.4 Kb)   docx (179.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com