TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Sobre o Filme "À Procura da Felicidade"

Por:   •  11/9/2023  •  Abstract  •  1.928 Palavras (8 Páginas)  •  806 Visualizações

Página 1 de 8

ANÁLISE DO FILME “À PROCURA DA FELICIDADE”  (The Pursuit of Happiness) [pic 1]

País/Ano de produção: Estados Unidos, 2006

Duração/Gênero: 117 min., Drama

Direção de Gabriele Muccino

Roteiro de Steve Conrad

Elenco: Will Smith, Jaden Smith, Thandie Newton, Brian Howe, James Karen, Dan Castellaneta, Kurt Fuller, Takayo Fischer, Domenic Bove, Scott Klace.

1- De acordo com a história e os ensinamentos do filme, complete os espaços com palavras-chaves que faltam e que se encontram no quadro abaixo:

Vender __________________ portáteis que realizam vários exames médicos em hospitais pareceu para _____________________________ (Will Smith, indicado ao Oscar por sua interpretação) e sua esposa ____________________________ (Thandie Newton) um ótimo negócio. Por esse motivo, o casal investiu todas as suas __________________ na aquisição de várias unidades do aparelho e Chris tornou-se vendedor.

Batia de hospital em hospital, visitava clínicas, tentava negociar o equipamento com administradores hospitalares e médicos todos os dias, sem jamais demonstrar ________________________ ou desânimo, ainda que os resultados obtidos fossem muito ruins.

Passaram-se alguns longos e penosos meses, durante os quais Gardner não conseguiu negociar nenhum equipamento. Com isso, o dinheiro ficou cada vez mais curto e as contas foram se __________________________: o aluguel, impostos, a água, o telefone, a gasolina.

O salário de sua esposa era baixo e somente pagava aquilo que era mais imediato. A ___________________________dela também era curta e, depois de algum tempo, se esgotou completamente. Veio a ______________________e o abandono do lar pela jovem, em busca de uma melhor _____________________________de vida. Ela não via ao lado do ____________________________ e o considerava um ___________________________...

Mas a família não se restringia aos dois. Entre eles havia ainda o pequeno _________________________ (Jaden Smith, filho de Will Smith na vida real) e suas necessidades, como a creche, a alimentação, as roupas, a higiene, a saúde. A mãe até quis levar o garoto (que tinha 5 ou 6 anos) com ela, mas do menino o pai não abriu mão, apesar das _____________________________que a vida lhe apresentava.

A gota d’água para a separação foi a decisão de Chris de tentar uma nova ______________________. Queria tornar-se ____________________________ na bolsa de valores, trabalhar numa boa corretora e, como alguns profissionais da área que tivera a oportunidade de observar, ganhar algum dinheiro, segurança e __________________________. Nada demais num belo sonho como esse, não acham? Só que para que isso pudesse acontecer, Chris teria que se tornar estagiário de uma firma durante 3 meses, sem qualquer ___________________________ ou ______________________________de que poderia ficar com o emprego ao final, posição profissional que estaria disputando com mais __________________candidatos... Se não bastasse isso, sem dinheiro, prestes a ser despejado pelo seu senhorio, tendo seu filho a tiracolo e com seu carro apreendido pelas autoridades, assim como o que ainda restava de seu saldo bancário, cabia o questionamento: como encontrar a __________________________?

Christopher - Scanners - corretor  - felicidade - vinte - marido - perspectiva economias - Chris Gardner - acumulando - dificuldades - remuneração - cansaço profissão - separação - estabilidade - garantia - perdedor - paciência - Linda

2- Para Refletir 

Quanto aos ensinamentos que o filme traz, marque V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(____) O filme nos faz pensar que é possível vencer! Nem mesmo os maiores obstáculos podem impedir os obstinados.

(____) Aqueles que realmente estão imbuídos de uma meta, atrás de objetivos claros e dispostos a ‘suar a camisa’, atingem o triunfo, se tiverem sorte

(____)“À Procura da Felicidade” nos coloca em contato com uma valiosa história de diminuição humana. Num cenário que poderia ser qualificado por muitos como um dos piores possíveis, um jovem pai aposta todas as suas fichas e cada um dos seus minguados centavos na concretização de um novo projeto profissional.

(____) Gardner passa o “pão que o diabo amassou” para concretizar seus sonhos, o que seria o mesmo que “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”.

(____) Com o filme entendemos que aprendemos tanto com os bons quanto com os maus acontecimentos de nossa existência, no sentido de que nos faz mais fortes diante da vida.

(____) A decisão de ficar com seu filho de 5 ou 6 anos, contrariando as expectativas e a própria lei, demonstra o quanto foi amarga a experiência de Chris ter sido abandonado ainda criança por seu pai.

(____) O filme narra as muitas dificuldades ou problemas que se enfrenta com a paternidade, que pode por vezes  ser vista ou entendida como empecilho para atingir a meta pelo personagem.

(____) Há uma importante consideração abordada pelo filme: a de que a família, tão pouco valorizada ultimamente é, com certeza, a célula-mater da sociedade e uma das garantias para o desenvolvimento saudável (em todos os sentidos) de pais e filhos.

(____) Mesmo quando o dinheiro é curtíssimo ou inexistente, ainda que não exista um teto ou comida no prato, a presença e a troca de afeto entre pai e filho garantiram tanto para o mais velho quanto para o mais novo, alguma sensação de segurança e de estabilidade.

(____) A história mexe com o espectador que se identifica com os personagens e sabe que tudo aquilo poderia acontecer com qualquer um.

(____) O tema do filme é a união em família. Já a capacidade de superação, a garra, a fibra e todo o empenho demonstrados pelo personagem de Smith para conseguir atingir seus objetivos profissionais podem ser considerados subtemas.

(____) Uma carreira e não um emprego é o que busca o protagonista. Há uma diferença muito grande entre ambos.

3) Escreva características variadas das três personagens (tanto as do perfil, modo de ser, quanto as características físicas:

a) Chris (pai):

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (95.8 Kb)   docx (221.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com