TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Automação - LEGO

Por:   •  8/7/2016  •  Relatório de pesquisa  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio Grande do Sul – IFRS

Nome: Everton Odir Fontoura da Silva Junior
Turma: 1E
Nº de Matrícula: 11050224

RELATÓRIO SOBRE AULAS PRÁTICAS DE OPERAÇÃO COM LEGO

Aulas realizadas nos dias: 22/06/2016 e 28/06/2016, às 13h50.

Nas duas últimas aulas de Fundamentos de Automação, tivemos inicio às aulas práticas de LEGO, um robô que pode ser programado via conexão USB, obedecendo todas as ordens dadas através do programa utilizado para programar as funções do robô através da conexão USB, denominado Programação de LEGO Mindstorm Education NXT, contido nos computadores do laboratório.

Durante as duas aulas, o professor Mauricio Ortiz passou algumas atividades para serem realizadas em grupos, e nestas atividades nós tivemos nossa primeira experiência com o programa e com o LEGO, e nestas atividades, cada grupo aprendeu o manuseamento básico do robô, como a ligá-lo e desligá-lo de uma forma correta e como utilizar os sensores presentes no programa, os sensores de som, toque, luz e ultrassônico.

Na primeira atividade, tivemos o primeiro contato com o LEGO, e nos primeiros passos, recebemos a seguinte atividade: Fazer com que o robô andasse para frente, e assim que seu sensor de toque fosse acionado, ele mudasse o sentido do movimento e assim que seu sensor de toque novamente fosse acionado, ele poderia voltar a andar na direção inicial. Para que isso fosse possível, aprendemos que para que o robô seguisse as ordens do exercício, necessitava-se que um circuito fosse formado com os sensores de movimento, seguido pelo o de toque. Com o circuito formado, testes foram realizados ao redor do laboratório e a atividade foi concluída com êxito, sem apresentar falhas no sistema de programação.

Na segunda aula, recebemos mais duas atividades para serem cumpridas grupalmente: Na primeira atividade, o robô deveria utilizar seus sensores de toque e ultrassônico para poder desviar de diversos obstáculos presentes em seu caminho assim que os sensores fossem acionados, e no segundo exercício, exigia-se que fosse feito o mesmo exercício, apenas com a diferença de que o robô repetisse os movimentos constantemente, e que não colidisse com nenhum obstáculo, caso contrário, o trajeto do robô seria impedido.

No primeiro exercício, foi possível cumprir o que foi pedido programando um circuito com os sensores de movimento e ultrassônico, que foram pedidos na ordem do exercício para que se pudesse fazer a devida programação do LEGO. Com alguns testes, foi possível realizar a ordem do exercício com sucesso e sem falhas no percurso do robô.

Já no segundo exercício, tivemos conhecimento de uma função auxiliar do programa que consegue exercer o looping do programa dentro do LEGO. Com a ajuda de alguns conjuntos, foi possível inserir todas os sensores que faziam com que o robô seguisse às ordens desejadas pelo usuário, sendo possível inserir mais de um conjunto dentro do conjunto com os sensores. Com esta ferramenta, foi possível fazer com que o robô seguisse a ordem pedida do exercício; Fizemos com que o LEGO fizesse um determinado percurso pelo laboratório, e em determinados momentos ele apresentou algumas falhas em função do sensor ultrassônico, porém, conseguimos realizar a atividade em êxito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (108 Kb)   docx (30.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com