TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO O LUDICO PODE INFLUENCIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  22/10/2021  •  Projeto de pesquisa  •  6.662 Palavras (27 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 27

[INSERIR NOME DA UNIVERSIDADE]

Sistema de Ensino A DISTÂNCIA

[INSERIR NOME DO CURSO]

[pic 1][pic 2]

Cidade

2020

Cidade

2020

Cidade

Cidade

Ano

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1        TEMA        4

2        JUSTIFICATIVA        5

3        PARTICIPANTES        6

4        OBJETIVOS        7

5        PROBLEMATIZAÇÃO        8

6        REFERENCIAL TEÓRICO        9

7        METODOLOGIA        10

8        CRONOGRAMA        11

9        RECURSOS        12

10        AVALIAÇÃO        13

CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

REFERÊNCIAS        15

INTRODUÇÃO

A brincadeira é sem dúvida uma proposta interdisciplinar que dá possibilidade por meio das intervenções às ações metodológicas diversas; Dessa forma damos livre acesso à construção do conhecimento através do brincar livre, dos jogos, dos brinquedos, brincadeiras e das oficinas. Incentivando que professores possam exercer a prática educacional integrada (teoria e prática).

A presença da brinquedoteca na vida das crianças hoje tem um papel fundamental uma vez que vem proporcionar às crianças a aprendizagem, a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades de forma natural e agradável.

Atualmente vivemos um momento onde as crianças não dispõem de espaços significativos para brincar e criar suas próprias brincadeiras, são vítimas de pequenos espaços tumultuados de brinquedos eletrônicos que pouco possibilita o acesso a criação, vivem em sua maioria em frente à televisão ou dependuradas nas janelas vendo a vida passar sem participar ativamente dela.

Essa realidade vem gerando um mal estar social e por que não dizer emocional tanto para as crianças como os seus familiares. A necessidade de um espaço seguro onde a criança possa se desenvolver vem crescendo a cada dia, e a brinquedoteca tem como função principal oferecer esse espaço e resgatar um direito que vem sendo negado às crianças, o de ser criança.

Neste sentido a brinquedoteca vem proporcionar um espaço para o jogo e a brincadeira ser tratados como atividades voluntárias, livres, onde a criança representa seus desejos, sua realidade através do faz-de-conta, mostra o jogo como uma ação que se processa e existem no interior de um campo e tempo previamente delimitado e determinado, e o brincar como coisa séria e deve ser tratada com responsabilidade, possibilitando a criança usar sua criatividade para elaborar suas próprias ações, e regras de convencias, pois, desperta a criatividade, o raciocínio, o significado de ganhar e perder e o convívio com outras crianças no mesmo grupo.

É interessante acolher e escutar as crianças e interpretar suas formas de expressão e comunicação, no sentido de ajuda-las a crescer e conhecer o mundo. É importante ressaltar o aspecto pedagógico. No brincar as crianças desenvolve o cognitivo, como capacidade de mobilizar esquemas a fim de resolver conflitos que surgem durante essas atividades, promovendo o raciocínio. Considerando também o amadurecimento das habilidades motoras que é proporcionado pelas brincadeiras.

  1. TEMA

Este projeto de ensino tem como tema a brinquedoteca - como o lúdico pode influenciar na educação infantil, o principal objetivo das brinquedotecas é possibilitar a evolução mental, psicológico, social e físico da criança por meio do lúdico. É nelas que são desenvolvidas brincadeiras e jogos que estimulem o raciocínio lógico, a coordenação motora e a criatividade das crianças.

A criação da brinquedoteca foi um marco histórico no desenvolvimento infantil e resultou em uma conquista para a sociedade e, em especial, para a criança que, assim, aprende de forma mais harmoniosa e prazerosa. Existem diferentes tipos de brinquedotecas que variam de acordo com a necessidade de cada local.

Os professores e outros profissionais da educação utilizam o espaço com objetivo pedagógico, proporcionando a interação entre os alunos e aperfeiçoando a coordenação motora e o raciocínio lógico em um espaço mais descontraído que a sala de aula.

A brincadeira é uma atividade voluntária e consciente, é uma forma de atividade social infantil onde a característica é a imaginação os e diversos significados da vida, favorece uma ocasião educativa única para a criança. Sendo assim, é através da brincadeira que a criança representa o discurso externo e o interioriza construindo o seu próprio pensamento, desenvolvendo assim suas potencialidades.

Neste sentido a brinquedoteca assume uma grande responsabilidade, pois é um espaço onde a criança passa a vivenciar situações do seu cotidiano e a criar e desenvolver sua própria personalidade, valores, ética e atitudes diante outras crianças.

A brinquedoteca é um espaço onde o brincar torna-se significativo, e por isso vamos expor neste trabalho qual a sua importância para o desenvolvimento da criança, o que este meio pode proporcionar de novo, de atraente para as crianças, para o seu aprendizado escolar, que a sala de aula não contempla, compreendendo assim a necessidade de criação da brinquedoteca em escolas, hospitais, entre outras.

O objetivo desse estudo é mostrar a importância da brinquedoteca nas escolas como um meio essencial para a construção da aprendizagem pelas crianças, não sendo este um lugar para brincar desorganizado, de qualquer forma, um lugar para os (as) professores (as) soltarem as crianças para terem um descanso, mas um lugar onde possa servir para ensinar as crianças através das brincadeiras, pelo lúdico, um meio de atrair esse ser tão ativo, agitado, curioso pra descobrir o mundo, por meio de brincadeiras orientadas com um objetivo de ensinar, de possibilitar conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.9 Kb)   pdf (201.3 Kb)   docx (40.2 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com