TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Parceria Entre Escola, Família E Sociedade

Por:   •  3/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  879 Palavras (4 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 4

A PARCERIA ENTRE ESCOLA, FAMÍLIA E SOCIEDADE

SILVA, Maria de Fátima da¹

BEZERRA, Ricardo Igor²

         

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância que tem a parceria entre escola, família e sociedade para o desenvolvimento escolar e social do aluno. A relação família – escola – sociedade é um tema muito complexo, mas de uma grande importância, onde vemos essa parceria resultando no desenvolvimento educacional do aluno, não apenas no ambiente escolar como também no contexto, familiar social.

Sendo assim, essa parceria é fundamental para desenvolver habilidades e competências no aluno, ou seja, tudo que é necessário para que se forme um cidadão do bem, consciente de seus direitos e deveres perante a sociedade no seu convívio social.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

        A educação é primordial na vida das pessoas porque contribui no desenvolvimento da sociedade e na construção da cidadania.

        Dessa forma, a educação sempre ocupou um espaço importante na sociedade, pois é fundamental uma relação entre sociedade, família e escola que desempenham papéis importantes na transmissão do conhecimento e preparação de crianças e jovens para uma vida em sociedade. Por tanto, a ação educativa é tarefa de toda a sociedade, não só da escola e da família.

        De acordo com o artigo 205 da constituição federal de 1988, “a educação, direito de todos e dever do estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade”.

        É importante destacar que a família é a primeira instituição social onde a criança está inserida, percebe-se então que os alunos que tem um acompanhamento em casa, demonstram um avanço no desempenho escolar e consequentemente no processo de socialização do cidadão.

        Pais e mães são os primeiros, os principais e os mais duradouros educadores de suas crianças. Quando pais e profissionais trabalham juntos durante a infância, os resultados têm um impacto positivo no desenvolvimento da criança e na sua aprendizagem. Então, cada etapa do desenvolvimento deve buscar uma parceria efetiva com os pais (MITTLER, 2003, p. 210).

        Segundo Bencini (2003, p.38), é muito importante que a família participe da vida escolar do seu filho, visto que ajudará no desempenho escolar do mesmo. A educação não é uma tarefa fácil de atribuir a outro ser, mas com a parceria escola – família – sociedade podemos construir uma cidadania melhor e formar cidadãos de bem.

No ambiente familiar a criança cresce, atua, desenvolve e expõe seus sentimentos, é o ponto primário da relação direta com seus membros, onde conhece as primeiras gratificações e punições, através desse conhecimento desenvolve seus primeiros modelos de comportamentos, pois isto contribui para a formação da base de sua personalidade, além de funcionar como fator decisivo no desenvolvimento da consciência (SOUSA, 2008).

A escola era considerada um espaço fechado durante anos, à margem da comunidade, onde que lhe permitia um comportamento como uma sociedade dentro da sociedade geral. Em decorrência deste comportamento, desenvolveu-se um registo negativo, onde as famílias só eram chamadas à escola quando havia problemas com os filhos. A escola não via com bons olhos a vinda à escola por parte dos pais mais interessados, entendendo essa atitude de intervenção como uma ameaça ao exercício das suas funções (SOUSA E SARMMENTO, 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (72.6 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com