TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A parceria entre escola, família e sociedade

Por:   •  25/11/2022  •  Artigo  •  1.240 Palavras (5 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 5

ESCOLA E SOCIEDADE

A parceria entre escola, família e sociedade.

Ana Beatriz de Sousa Bezerra1

Ana Carolina de Sousa Bezerra2

Francisco Wellington da Rocha3

Tayssa Amorim Silva4

Aline Benevides Soares Citó5

  1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho de pesquisa, iremos focar na importância da parceria entre a escola e a família, em favor do processo de ensino e aprendizagem do aluno tendo em vista que, a participação dos pais e responsáveis no cotidiano escolar das crianças é um elemento fundamental para o desempenho destas em todas as etapas da educação básica.

Devemos considerar que, na infância, o ambiente educativo é sua dinâmica de funcionamento são grandes novidades para os pequenos, abre-se um novo mundo, cheio de oportunidades em interação com outras crianças e adultos de diferentes conhecimentos e estímulos a pensar de empolgante, esse momento pode ser intimidador.

Todavia, quando os pais procuram participar ativamente da vida escolar dos seus filhos, demostram interesse no processo em que as crianças estão inseridas, uma vez que, a família tem a função de complemento a formação do individuo, pois são os responsáveis diretos não obstante a função de educar, de fornecer a educação formal é responsabilidade da escola, ou seja, ambas são corresponsáveis pela formação cognitiva, afetiva, social da personalidade das crianças e adolescentes.

Portanto, é essencial que a escola ofereça um canal de comunicação para que a família possa, sempre que necessário, dialogar com os professores e coordenadores sobre problemas e dificuldade, tirar dúvidas, dá sugestões, entre outros. A escola com a gestão democrática, é capaz de incentivar o envolvimento dos pais em todo contexto escolar, contribuindo assim, para o surgimento de diálogos e novas sugestões afim de que o desempenho acadêmico de fato aconteça.

Com tudo, o objetivo desse artigo, justamente com apoio de pesquisas bibliográficas, é reconhecer o quão são importantes e efetivas as relações que a escola desenvolve com a família, em prol de uma educação de qualidade.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Ao ingressar na escola, a criança se encontra introduzida em um ambiente incomum e diferenciada, com pessoas, espaços e rotinas que pouco ou em nada se assemelham ao circulo familiar de quem esta inserida desde o seu nascimento. É por isso que se torna tão indispensável e essencial a participação dos pais e responsáveis no ambiente escolar, nas atividades e estratégias pedagógicas, permitindo que esse ingresso não se torne angustiante para a criança.

No entanto, uma da dificuldade de se estabelecer a parceria entre família e escola é que ambas não tem clara a sua função. Segundo Caetano e Yaegashi (2014,p.22) assinalam que “a grande dificuldade da relação entre a família e a escola está na transferência do papel da escola para a família e vice-versa”. Sendo assim, para as autoras o problema central reside no fato de a escola querer atribuir seu papel para a família e a família para a escola.

Enfatizamos que, tanto a escola como a família é responsáveis pela criança, e cada uma tem sua função enquanto a escola proporciona a aprendizagem do conhecimento, a família favorece a socialização da criança nesse mundo novo. As funções não são as mesmas mas de certa forma inter-relacionar.

Conforme Tancredi e Reali (2005, p.240).

[...] a escola tem a função de favorecer a aprendizagem dos conhecimentos contribuídos pela humanidade e valorizados pela sociedade em um dado momento histórico, de ampliar as possibilidades de convivência social e legitimar uma ordem social. A família, por sua vez, nos últimos tempos tem tida a tarefa de promover a socialização das crianças, estabelecendo condições para seu “bom” desenvolvimento, o que inclui a aprendizagem de padrões comportamentais, atitudes e valores aceitos pela sociedade em geral e pela comunidade a que pertencem. Assim, objetivos são distintos, mas interpenetram.

Assim como toda relação humana, a relação entre família e escola também apresenta a presença de conflitos, desde pais que desaprovam professores e suas metodologias, até professores que criticam a forma como os seus pais criam seus filhos. Ou seja, a família e a escola podem interferir, positiva ou negativamente, na vida escolar do filho /aluno. Porem quando as duas interagem e contribuem uma com  a outra, os resultados tendem a ser positivos.

De acordo com Caetano e Yaegashi (2014, p.13), todo processo de construção de uma parceria entre a família e a escola fundamenta-se na necessidade de oferecer a criança uma formação adequada. Dessa forma, ambas as instituições contribuem para a aprendizagem e desenvolvimento da criança e quando essa relação não vai bem, a criança acaba prejudicada e a dificuldade começa a aparecer, Funamava e Penna (2000), afirmam que a aprendizagem requer equilíbrio fisiológico e emocional, isto é, além da integridade do sistema nervoso central, é necessário que a criança esteja bem do ponto de vista emocional para que a possa aprender.

[pic 1]

FONTE. http://www.montessoriano.com.br/colegio/a-importancia-da-parceria-familia-e-escola. Acesso em 17/06/2022

Descrição: A imagem anterior mostra a interação entre os pais, alunos e professores no ambiente educacional onde a criança se encontra inserida, com o proposito de contribuir de forma positiva para a melhoria da aprendizagem da criança.

Destacamos que, todo educador gostariam que os pais acompanhassem as lições de casa, e que participem das reuniões escolares, e fiquem atentos para que seja esclarecida toda a dificuldade do aluno em relação a toda a área do desenvolvimento e possam ser enfrentadas com o apoio dos pais e da escola, assim deixando o aprendizado da criança mais dinâmico e prazeroso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (109.9 Kb)   docx (40.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com