TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Escrita

Trabalho Escolar: Leitura E Escrita. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2014  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  686 Visualizações

Página 1 de 3

LEITURA E ESCRITA: PASSAPORTE PARA A CIDADANIA

Nas últimas décadas vem surgindo nova proposta de práticas pedagógicas. Existe o docente que se propõe buscar cada vez mais inovações para melhorar suas ações e metas, com a preocupação de refletir sobre sua prática.

Vygotsky, um estudioso importante para a educação, demonstra em seus estudos preocupação constante com a questão do desenvolvimento e com a importância dos processos de aprendizado. Para Vygotsky, o desenvolvimento individual se dá no ambiente social determinado e na relação com o outro.

Considerando que o desenvolvimento do ser humano é produto de sua interação com o meio tanto físico como o social, se faz necessário agir para possibilitar que as crianças aprendam pensando, ou seja, construindo sua escrita e buscando forma para solucionar situações problemas surgidas em seu cotidiano.

Sabe-se que o indivíduo não nasce pronto e acabado, muito menos é cópia do ambiente externo, portanto é necessário que o professor conheça o nível de aprendizagem em que se encontra o seu aluno para que possa contribuir em sua educação em todos os aspectos.

Ferreiro e outros pesquisadores mostraram que a criança não chega à escola sem saber nada, pois traz consigo sua bagagem histórica, cultural e social. Assim sendo, devemos trabalhar a partir do que a criança nos mostra que sabe, ou seja, o que ela já domina, e assim tornar a aprendizagem mais desafiadora.

No texto de Ana Maria Lunardi Padilha (1997) “Dirigindo o olhar para a sala de aula e conhecendo José”, a autora nos relata a história da importância da intervenção pedagógica no caso do aluno José, que possuía dificuldades de disciplina, organização, concentração durante as aulas e aprendizado. A intervenção ajudou a José a resolver seus problemas de aprendizado, através de uma intervenção psicopedagógica. Sobre isso a autora nos relata que:

A psicologização da educação é uma tendência que ganha forma com a consolidação da Psicopedagogia – campo de atuação profissional de caráter preventivo e terapêutico -que prioriza a resolução de problemas de aprendizagem fora da escola. Frequentemente isso é feito buscando-se corrigir as disfunções do aluno, o que resulta num deslocamento, para outro espaço, da tarefa que a escola deixou de realizar. Tipicamente, a partir de diagnósticos realizados através de testes, propõe-se tratamento clínico nas áreas de psicologia, psicomotricidade, psicopedagogia, fonoaudiologia. (PADILHA, 1997, pág.54).

A autora ainda chama a atenção para a necessidade da escola se organizar de forma que as necessidades dos alunos sejam sanadas na própria instituição, cujo objetivo é ensinar. Com professores bem preparados não existe a necessidade de buscar ajuda externa para o aprendizado das crianças.

A escola tem um papel fundamental a desempenhar nesse processo. Em primeiro lugar porque é o espaço em que pode se dar à convivência entre crianças de origens diferentes daqueles que cada uma conhece, com visões de mundo diversas daquela que compartilha em família. Em segundo, porque é um dos lugares onde são ensinadas as regras do espaço público porque a escola apresenta à criança conhecimentos sistematizados sobre os países e o mundo, e aí a realidade plural de um país como o Brasil fornece subsídios para debates

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com