TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Escrita

Monografias: Leitura E Escrita. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  9.640 Palavras (39 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 39

JOCILENE GOMES DA SILVA

O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL

SÃO BENEDITO-CE

2013

JOCILENE GOMES DA SILVA

O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Monografia apresentada à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Boa Esperança, aplicada para obtenção do título de graduação em letras sob a orientação da Profª. Esp. Vastilde Ferreira Lima.

SÃO BENEDITO-CE

2013

JOCILENE GOMES DA SILVA

O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Monografia apresentada como requisito necessário para a obtenção do título de Graduação em Letras. Qualquer citação atenderá as normas da ética cientifica.

Monografia aprovada em ____/____/_______

Orientadora: ______________________________________________

Profª. Esp. Vastilde Ferreira Lima

1°Examinador: _______________________________________________

Profª Ms. Carmem Lúcia Carneiro Vasconcelos de Oliveira

Coordenadora: ______________________________________________

Profª Ms. Eulália Amaro Bezerra

SÃO BENEDITO-CE

2013

Dedico esta monografia ao meu marido José Antônio por sua compreensão e incentivo na realização desse trabalho e aos meus filhos: Antônio Clayrton, Camila e José que são a grande razão de minha esperança.

AGRADECIMENTOS

Em primeiro lugar, agradeço a Deus que nos deu a vida e Este sempre presente em meu caminho e pela oportunidade de concluir este trabalho. Aos meus queridos pais, grandes educadores, que desde cedo mostraram o valor da vida e o compromisso de vivê-la de forma intensa, com o vigor e a sabedoria de um peregrino que sempre esta em busca de novos caminhos.

“Sonhar é uma das melhores coisas da vida, mas o melhor mesmo é acordar e lutar por cada um de nossos sonhos!” (Autor desconhecido).

RESUMO

Este trabalho teve como objetivo analisar a língua na sua modalidade oral no ensino fundamental. E, através dele, analisar o desenvolvimento dos alunos e seu relacionamento com a linguagem escrita, através da suas características e modalidades, muito antes de seu ingresso na escola. Aprender a ler significa aprender a ler o mundo, dar significado / significado a ele. Diante deste contexto, o trabalho proposto, objetiva elencar as principais concepções que norteiam o processo de leitura. Pode-se argumentar que o desenvolvimento completo da leitura noindivíduo comporta uma fase inicial de aquisição da escrita, atécompletar o processo de alfabetização, e uma fase posterior, dedesenvolvimento, até chegar à leitura proficiente. Na fase inicial deaquisição pode haver uma dissonância entre o que a criança traz e suas hipóteses em formação sobre a escrita e o que a escola oferecesua metodologia, tradicionalmente baseada em premissas adultas. Como marco teórico inspirou-se nos estudos de VYGOTSKY(1984), FREIRE(1976), CAGLIARI(2002), FERREIRO(1989), SELFRIN(1993), CARDOSO(1994), PIAGET(1982), entre outros. Quanto aos suportes metodológicos, utilizou-se a pesquisa bibliográfica interpretando-a como a busca de significação do conteúdo teórico exposto pelos pesquisadores da área e da descoberta dos contextos em que estas se fizeram. A escolha desse recurso “reside no fato de permitir ao investigador a cobertura de uma gama de fenômenos muito mais ampla do que aquela que poderia pesquisar diretamente” (GIL, 1994).O mais provável é que os resultados mostrados aqui sejam frutos de um processo de interação entre o que o aluno traz e o que a escola oferece. Ao término deste trabalho é possível afirmar que a leitura está estritamente relacionada à escrita, mas sua aprendizagem esta tradicionalmente ligada aos atributos linguísticos, culturais, sociais.

Palavras-Chave: Desenvolvimento. Aprendizagem. Conhecimento Prévio e Nível Conceitual.

ABSTRACT

This work had as objective analyzes the language in your oral modality in the fundamental teaching. And, through him, to analyze the students' development and your relationship with the written language, through your characteristics and modalities, a lot before your entrance in the school. To learn to read means to learn to read the world, to give meaning / meaning to him. Before this context, the proposed work, it aims at the main conceptions that orientate the reading process. It can be argued that the complete development of the reading in the individual holds an initial phase of acquisition of the writing, until completing the literacy process, and a subsequent phase, of development, until arriving to the proficient reading. In the initial phase of acquisition it can have a dissonance among which the child brings and your hypotheses

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com