TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo de Caso

Por:   •  26/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO OPET - UNIOPET

FABIOLA CRISTINA DE LIMA DOMINONI

LARISSA JACQUELINE DOMINONI DO NASCIMENTO

LAUDA - MÉTODO DEDUTIVO

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

2020

FABIOLA CRISTINA DE LIMA DOMINONI

LARISSA JACQUELINE DOMINONI DO NASCIMENTO

LAUDA – MÉTODO DEDUTIVO

Trabalho apresentado à disciplina de Conteúdos, metodologias e práticas no Ensino das Ciências Naturais, no Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Opet – UniOpet.

Professora: Giselle Marina.

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

2020

Conforme dado os PCN’s, os conteúdos são selecionados por ciclos e eixos temáticos, e nessa lauda será trabalhado ambiente, relacionando o ser humano com a natureza, alimentação, poluição e solo.

 Os PCN’s têm como proposta que os alunos possam ter contanto com a realidade, interagindo, criticando, criando soluções, pesquisando, entre outros. Assim o aluno será capaz de construir o conhecimento na interação com o meio social e preparar-se para a cidadania e para a vida democrática.

A pesquisa é algo bem instigante e que pode ser trabalhada de várias formas. E na metodologia dedutiva podemos observar o que ocorre a nossa volta, identificar um problema. Após identificar o problema elaborar uma hipótese possível a ser testada, levantar deduções baseadas na hipótese. Testar as deduções por meio de experimentos e observações para que assim possam ser confirmadas as deduções levantadas, chegando na conclusão e divulgamento dos resultados e conclusões. Segundo o que o vídeo “Um Plano para Salvar o Planeta (Especial de férias 2011) da Turma da Mônica” nos mostra, ao observar o mundo em que vivem, cheio de poluições, desmatamento e consumos excessivos eles tinham que solucionar aquele problema. Fizeram um teste, o qual não deu certo. Então pensaram em outra maneira de solucionar a situação, até que chegaram a conclusão que reduzir, reciclar e reutilizar.

Na BNCC temos uma habilidade que se encaixa muito bem nessa situação: (EF05CI05) Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.

[pic 1]

REFERÊNCIAS

  • Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s, 1997)
  • Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2020)
  • Metodologias de ensino de Ciências – Parte 2 (BNCC, 2020)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (101.4 Kb)   docx (53.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com