TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Menino que Descobriu o Vento

Por:   •  24/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.153 Palavras (9 Páginas)  •  1.086 Visualizações

Página 1 de 9

Índice:

  1. Introdução.........................................................1
  1. Biologia.........................................................1
  1. Física.............................................................2
  1. Política..........................................................2
  1. Nordeste......................................................2-17
  1. Conclusão........................................................17
  1. Referências......................................................17

Introdução

A história real

O filme o menino que descobriu o vento, traz uma história bem realista com o que acontece em nosso dia a dia.  Filme baseado em fatos reais , mostra o garoto que inventou um sistema de captação de energia eólica que possibilitou bombear água para o cultivo de alimentos durante a seca. A seca é uma das coisas bem comuns em muitos países, e por conta  disso os que tem menos ecursos são mais prejudicados. No filme mostra o quanto a população sofre por conta da seca, fome e sem ajuda do governo do pais que não fornece nenhum recurso para a população que acaba tendo que se virar só.

 O filme mostra um porco de biologia, que se trata de como as plantações depende da água para que elas cresçam e assim possam dar frutos. Muitas das situações que acontecem, é a de que crianças não tem direito para estudar pois tem que ficar em casa para ajudar ser pais outros tem que trabalhar muito cedo e acabam perdendo toda

 sua infância com afazeres de adultos.

Conceitos

Biologia

Em uma certa parte do filme, o conceito vem à tona quando mostra como a dependência das plantações com a água para o seu crescimento, para que algumas delas, no futuro tragam frutos.

Física

Em relação a Física, mostra que o garoto  inventou um sistema de captação de energia eólica que possibilitou bombear água para cultivo de alimentos durante a seca.

Política

A população acaba por sofrer e se virar sozinha para se manter, por conta da seca e a fome que atacou o país e o governo corrupto que não os fornece nenhum recurso para ajudar. Além de que também, muitas crianças não tem acesso a escola, e quando conseguem entrar em uma boa escola, é muito difícil se manter nela por um bom tempo por conta que elas tem de ajudar a família em casa ainda muito jovens e fora da idade correta.

Nordeste

Qual a relação entre a caatinga é Moçambique ?

Ambas partes são muito secas por conta da falta de água, assim como na caatinga, em Moçambique tem  uma vegetação rasteira como mostra no filme outra semelhança entre estes locais é  que são lugares que tem grande potenciação em questão ambiental porém por conta do governo que não liga de ir atrás desses lugares para cuidar, ambas partes estão em situações precárias que passam fome, tem uma economia desvalorizada assim como também ocorre na Venezuela, ambos lugares como já disse tem a falta de água porém no filme o menino muda isso quando ele “ descobre o vento “, já na caatinga é  por conta da falta de atenção com o local, quando ele faz o molhinho de vento faz com que produza mais água é assim mudando de forma a plantação que de rasteira passa a ser vegetação assim valorizando a agricultura o que muda a economia do país, mesmo que não tenha sido uma grande avanço fez com que a fome diminua no Nordeste brasileiro já há vento tem a atenção do governo porém não a atenção necessária por conta da falta de valorização do local ambos lugares são muitas grandes e áreas boas para agricultura.

CAATINGA

A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro, ocupando, aproximadamente, uma área de 734.478 km2, que corresponde a cerca de 70% da Região Nordeste e 11% do território nacional. O nome “Caatinga” possui origem tupi-guarani e significa “floresta branca”. Essa denominação representa as características da vegetação desse ecossistema, cujas folhas caem no período da seca.

Leia também: Quais são os principais biomas do mundo?

Características da Caatinga

A Caatinga apresenta diversas particularidades, principalmente em relação à adaptação climática das plantas e animais. Esse bioma é afetado por secas extremas e períodos de estiagem, característicos do clima semiárido. Por essa razão, a vegetação precisou desenvolver mecanismos de sobrevivência em razão da pouca disponibilidade de água. A fauna é bastante diversificada e também é marcada pelas adaptações ao clima, como as recorrentes migrações nos períodos de estiagem.

→ Localização

A Caatinga localiza-se na Região Nordeste do Brasil e compreende os estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão, Alagoas, Pernambuco, Sergipe e Bahia. Também ocorre em algumas faixas da Região Sudeste que ficam ao norte do estado de Minas Gerais.

[pic 1]


A Caatinga localiza-se principalmente na região Nordeste, abrangendo nove estados.

→ Clima

O clima que compreende a região da Caatinga é o tropical semiárido. Esse clima é marcado por longos períodos de estiagem, isto é, sem chuvas. O índice pluviométrico é abaixo dos 800 mm/ano. As temperaturas são geralmente elevadas, com uma média de 27 ºC, podendo alcançar números maiores, superiores a 32 ºC. Durante o período de chuva, os índices pluviométricos podem atingir os 1000 mm/ano. Já nos períodos mais secos, há uma baixa, chegando a 200 mm/ano.

Saiba maisClima e vegetação da região Nordeste

→ Vegetação

[pic 2]


Algumas espécies da vegetação da Caatinga perdem suas folhas no período de seca.

A vegetação da Caatinga apresenta características de adaptação ao longo período de seca e grande diversidade de espécies vegetais, muitas delas endêmicas (desenvolvem-se apenas nessa região). A vegetação da Caatinga apresenta três estratos:

  1. arbóreo: com espécies que variam entre 8 e 12 metros de altura;
  2. arbustivo: com espécies que variam entre 2 e 5 metros de altura;
  3. herbáceo: com espécies com altura abaixo de 2 metros.

As principais características da vegetação são árvores baixas, troncos tortuosos e que apresentam espinhos e folhas que caem no período da seca (com exceção de algumas espécies, como o juazeiro). O cair das folhas é um mecanismo para evitar a perda excessiva de água e também diminuir a ocorrência de processos fotossintéticos para que as plantas entrem em estágio de economia de energia. Outra característica marcante é que as raízes das plantas cobrem o solo para que seja possível armazenar água durante o período de chuva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (530.6 Kb)   docx (419.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com