TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO SOCIOLOGIA

Por:   •  1/2/2021  •  Trabalho acadêmico  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 2

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ

EMANUELLI WISNIESKI DANIEL

MIGRAÇÕES

A dinâmica da população de Assis e região

EIN2020

 A procura por melhores condições de vida, através da obtenção de terras consideradas ótimas para o plantio, por razão da divulgação feita pelo jornalista que deu o nome a cidade, em suas mídias e devido a abertura da fronteira agrícola do oeste do Paraná. Esses são alguns dos motivos das pessoas terem migrado para Assis Chateaubriand logo após sua criação na década de 1960.

 A maioria dos primeiros moradores que chegavam aqui, não conseguiam ter acesso á terras tão desejadas. Devido a exclusão às possibilidades de compras, muitos dos habitantes não permaneceram na cidade.

 Em meados dos anos 70 a modernização da agricultura apareceu rejeitando a mão de obra braçal das pessoas que eram empregadas em terras das poucas pessoas que possuíam posses. A modernização também dificultou a vida de pequenos proprietários, que acabaram perdendo suas terras para proprietários maiores.

 O censo de 1970 apontou que 112Mil pessoas habitavam a cidade, agora 33.362 mil pessoas moram em Assis Chateaubriand. Quem permaneceu desde aquela época foram agricultores proprietários de terras; aposentados do trabalho em empresas privadas locais; agricultores aposentados que arrendam terras; proprietários de empresas do comércio local; aposentados pessoas do lar que chegaram a possuir terra, ou que nunca tiveram.

 A minha família migrou da cidade de Cafelândia-PR com o intuito de abrir uma empresa na cidade de Jesuítas no Paraná, uma gráfica, atualmente conhecida como Gráfica Jesuítas. A principio as condições de quando chegamos foram difíceis, mas ao passar dos anos as coisas se estabilizaram e nós nos adaptamos.

 

 Os primeiros moradores em Assis Chateaubriand chegaram a partir da década de 1960 e em Jesuítas os primeiros pioneiros chegaram na mesma época, essa é a única relação encontrada na história das duas cidades.

POR QUE AS PESSOAS MIGRAM?

 Atualmente as pessoas migram para melhorar a qualidade de vida. Para fugir de uma crise econômica, da pobreza, de perseguição política, da seca e de outros cataclismos naturais. Migram para conseguir emprego, para estudar, ter mais saúde, para continuarem vivas e por outros inúmeros motivos.

 As vantagens da migração podem ser novas possibilidades de empregos, melhores oportunidades, seja em estudos ou promoções de empregos.

 Os pontos negativos são não se adaptar as condições de vida do local (cultura, clima, ambiente...), não conseguir um emprego desejado entre outros.

REFERÊNCIAS:

http://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/22826/15508

https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pr/jesuitas/historico

http://www.assischateaubriand.pr.gov.br/

https://vestibular.uol.com.br/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (85.7 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com