TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Grupos Humanos Sempre Migraram

Por:   •  21/10/2019  •  Dissertação  •  267 Palavras (2 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 2

Considerando o tema estudado, percebe-se que o maior motivo par as pessoas migrarem hoje é por buscarem melhor qualidade de vida. Saem de países com qualidade inferior, condições precárias e falta de infraestrutura para buscarem amparo em outros locais com melhor qualidade e expectativa de vida.

 Os principais problemas enfrentados pelos migrantes durante o percurso giram em torno de condições de locomoção, veículos e barcos precários colocam em risco a vida de milhares de famílias, os naufrágios também são frequentes, além de tempestades e falta de comida. Além disso, deparam-se cm diversas dificuldades no novo local, incluindo exclusão, xenofobia e principalmente o preconceito por parte da população local.

O principal argumento contra a migração é a aversão da população local com os migrantes, que se sentem ameaçados ao abrir seu país a uma nova cultura e uma nova população. Em contra partida outros países como a suíça onde há políticas de integração, os imigrantes pagam mais impostos do que recebem de benefícios, nesse caso o aumento líquido da arrecadação chega a até 2% do PIB. Logo, o principal ponto negativo é a interferência cultural e o positivo o aumento da mão-de-obra boa e barata favorecendo um crescimento econômico mais rápido.

Faz-se necessário naturalizar a migração, frisando os pontos positivos da mesma. Assim concluindo que a migração não traz apena malefícios, mas sim diversos benefícios econômicos ao país. A criação de campanhas de inclusão e valorização de todas as culturas seria uma opção simples e viável de contornar este problema, sendo fácil de ser ministrada e organizada, visando resultados que irão refletir em gerações ainda mais éticas e educadas culturalmente.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (20.9 Kb)   docx (6.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com