TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO DA UTA: LIBRAS

Por:   •  14/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.124 Palavras (5 Páginas)  •  1.203 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

KARLA CRISTINA PIRES - RU:1171091-TURMA:2015/02
TAMARA TAGILA DA SILVA - RU:995027-TURMA:2015/02















PORTFÓLIO DA UTA: LIBRAS





















CURITIBA
2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

KARLA CRISTINA PIRES - RU:1171091-TURMA:2015/02
TAMARA TAGILA DA SILVA - RU:995027-TURMA:2015/02















PORTFÓLIO DA UTA: LIBRAS






















CURITIBA
2015[pic 1]

Análise do texto “A INCLUSÃO DE SURDOS NA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS CULTURAIS”.

O texto nos mostra que necessitamos de uma nova visão de currículo para incluir os alunos surdos na escola regular onde eles mesmos possam ser seus agentes de formação. Quando trata do trecho “tratar sobre inclusão significa ir alem do ingresso dos alunos diferentes na escola” nos quer dizer que é onde devemos promover diversos movimentos onde que todos sejam de uma mesma forma.  

A presente pesquisa analisada foi realizada em escolas de ensino publico regular da cidade de João Pessoa-PB, com o objetivo de ter uma visão sobre a opinião dos alunos surdos inseridos dentro das salas de aula de ensino regular. Integração nesse caso é o processo educacional para incluir os alunos que tem de alguma forma algo de especial entre os alunos que não tem alguma especialidade, ambos devem aceitar uns aos outros.

Algumas iniciativas são critérios fundamentais para que haja um desenvolvimento pedagógico adequado para as pessoas surdas em âmbito nacional como: primeiramente a presença de um interprete de língua de sinais, materiais adaptados, o dialogo entre professor e aluno e uma reforma curricular.

A característica, entre currículo e a inclusão, é que a escola busque desbloquear a exclusão dos alunos surdos existente nesse âmbito. Onde seja um processo de trocas e assimilações por ambas às partes, que haja um dialogo entre todos. Havendo um estudo das perspectivas culturais, onde haja a compreensão de que cada um ocupa seu lugar na educação.

O estudo analisado teve como caminho, a realização em três escolas de rede publica, onde duas eram de ensino fundamental e uma de ensino médio, localizadas na cidade de João Pessoa- PB, onde havia alunos surdos incluídos na escola de ensino regular. Participaram da pesquisa 12 alunos surdos sendo nomeados com nomes fictícios. Onde os dados da pesquisa foram feitos através de entrevistas, gravadas em áudio e transcritas após. Sendo que a analise de dados foi de estabelecer a articulação entre os dados da entrevista e os referenciais teóricos.

Em relação aos resultados da pesquisa podemos notar que em relação ao interprete, instrumento indispensável para a comunição entre professor e colegas, alguns faziam leitura labial ou mímica, mais ainda sim os surdos encontram limitações comunicativas no âmbito escolar. O princípio em que o currículo coloca é que haja a interação dialógica constante entre os envolvidos no processo. Onde consigam serem os sujeitos do próprio conhecimento. Encontram também grandes dificuldades como: falta de instrutor, aprendizado da língua portuguesa, inadequação do ambiente escolar, numero insuficiente de interpretes, falta de capacitação dos professores para aprendizado de libras, falta de material didático especifico. Mas alguns alunos surdos colocam também que não encontram dificuldades em estar nesse âmbito escolar. Quando são questionados a falarem do “ser surdo” os próprios surdos colocaram-se como limitados, incompletos, acompanhando um movimento cultural a partir de algum modelo de estética, de inteligência da normalidade. Eles não se sentem totalmente incluídos na vida dos normais.

Por fim as considerações finais do autor é que a inclusão deve ser algo acrescentado a rotina escolar. O currículo para os surdos poderia almejar mais as experiências e o referencial teórico que eles vêm construindo. Não só de incluir a linguagem de sinais dentro da escola mais também ser uma aceitação por total dos surdos. Não é só a comunicação que resolve os problemas, mas que ela seja uma forma de envolver os surdos no processo educacional. Que o interprete não seja um substituto do professor, e sim um auxilio para a interação entre professor-aluno. E a grande conclusão é a necessidade de uma maior reflexão do currículo no âmbito escolar para os surdos, para que a escola seja um espaço democrático. Que seja possível desenvolver um currículo para todos sem nenhuma exclusão.

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

KARLA CRISTINA PIRES - RU:1171091-TURMA:2015/02
TAMARA TAGILA DA SILVA - RU:995027-TURMA:2015/02















PORTFÓLIO DA UTA: LIBRAS





















CURITIBA
2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

KARLA CRISTINA PIRES - RU:1171091-TURMA:2015/02
TAMARA TAGILA DA SILVA - RU:995027-TURMA:2015/02















PORTFÓLIO DA UTA: DIDÁTICA






















CURITIBA
2015[pic 2]

Síntese do filme “Ao mestre com carinho”

A relação do filme com a pratica pedagógica é que o professor no começo sem muita experiência no âmbito escolar tinha um método a seguir estipulados por ele próprio, mas quando se depara com os problemas existentes na sala de aula e com o comportamento dos alunos quase não consegue exercer seu método. Vendo que seus alunos precisavam de disciplina, apoio moral, mudança de atitudes e compreensão, não somente no âmbito escolar mais sim em suas vidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (101.9 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com