TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  17/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.212 Palavras (13 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

EDUCAÇÃO FÍSICA

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        7

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        9

3        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        11

4        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        13

5        CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        15

6        PLANOS DE AULA        16

CONSIDERAÇÕES FINAIS        20

REFERÊNCIAS        21

INTRODUÇÃO

O estágio criou a possibilidade para que eu pudesse realizar na prática a teoria acadêmica da universidade. Para tal foi necessário que eu estabelecesse uma comunicação com todos da comunidade escolar.

Foi um processo de entendimento e compreensão da Educação Infantil, dentro do ambiente escolar, junto com todos os atores que participam dessa maravilhosa fase da educação.

O Estágio Curricular na Educação Infantil se consolida como uma rica oportunidade de relacionamento entre teoria e prática, de vivência do cotidiano escolar, de convivência com as crianças e de aprendizado.

Para realização desse estágio, percorri todos os espaços da Escola, me interagindo com várias pessoas e suas respectivas funções, como na gestão, coordenação, secretaria, biblioteca, cantina e em todos esses espaços fiz observações, acompanhei profissionais em suas rotinas e o que eu considero o meu maior desafio: a regência em uma sala de aula.

Foi um momento único que nunca mais me esquecerem, pois me oportunizou sentir na pele o contato com a sala de aula, a turma de alunos, os conteúdos aplicados, a certeza de que eles gostaram e entenderam minhas lições.

Com certeza o estagio hora realizado, veio fortalecer a minha vontade de lecionar, e contribuiu bastante para o progresso de meus conhecimentos.


  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

A cultura do movimento é essencial para se ter uma educação de qualidade, principalmente na educação infantil. Mas para se conseguir uma excelência no aprendizado de educação física nesses primeiros momentos da aprendizagem é preciso qualificar o profissional.

O que temos na maioria de nossas escolas, na educação infantil, são professores unidocente, que muitas vezes não possui características acadêmicas para exercer esse tipo de função, o que vem comprometendo nossa educação.

Na educação infantil é essencial que as crianças venham a ter diversas experiências com a cultura corporal do movimento, o que as fará adquirir assim vários conhecimentos sobre seu corpo e a desenvolver seu processo motor, cognitivo e afetivo social.

Trabalhar o movimento corporal facilitará a compreensão das mais diversas formas de expressão, facilitando e fortalecendo os processos já mencionados.

A educação física trabalha, além de outras coisas, esse movimento corporal, facilitando assim as formas de expressão e garantindo uma vida saudável. Dançar, praticar esportes, lutas, fazer ginásticas, várias são as opções para se trabalhar a educação física com as crianças, por isso devem-se planejar aulas com objetivos específicos, respeitando as habilidades de cada turma.

O papel do professor de educação física é primordial e essencial nesse processo, já que o mesmo é responsável direto por planejar e executar ações didáticas pedagógicas, e se bem qualificado e preparado com certeza ofertará um aprendizado confiável e de qualidade.

Os alunos tomam os educadores como exemplo e muitas vezes se espelham nele, por isso é fundamental que tanto a pessoa quanto seu aprendizado, seja exemplar, para que no futuro se construa cidadãos também exemplares.

A criança deve e precisa se espelhar, ter confiança e reportar ao professor suas dificuldades e principalmente confiar em seu educador.

Professores unidocente não se empenham em realizar a didática da educação física voltada para a cultura do movimento. Ele torna-se um professor de educação infantil, não oferecendo grandes possibilidades aos alunos em aprender mais profundamente, a excelência de uma aula de educação física. Por isso, torna-se necessário a presença de um especialista para que se tenha uma educação com mais qualidade e atrativa a todos.


  1. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

  1. O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?

 

É um documento normativo que deve ser elaborado por todas as unidades de ensino, que visa orientar os trabalhos durante o ano letivo. O Projeto Politico Pedagógico precisa ter características de um documento formal, mas deverá estar a disposição de toda a comunidade escolar.

b) A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem se apropriar na educação básica. Sendo assim, todas as escolas devem organizar seu currículo a partir desse documento. Com base na leitura que você realizou, como as competências gerais da Educação Básica se inter-relacionam com o PPP? .  

Segundo o Ministério da Educação-MEC, as competências gerais são mobilizações de conhecimentos de acordo com os princípios éticos, estéticos e políticos, que visam à formação humana em suas múltiplas dimensões.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)   pdf (349.3 Kb)   docx (56.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com