TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO PEDAGÓGICO PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E GESTÃO

Por:   •  13/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.581 Palavras (7 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE DE UBERABA

Licenciatura - PEDAGOGIA

PRISCILA GONÇALVES DE OLIVEIRA COUTINHO

1127274

RELATÓRIO PEDAGÓGICO PARA O

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E GESTÃO - 907079

GOVERNADOR VALADARES - MG

2021


Relatório Pedagógico

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E GESTÃO – 907079

Atividades pedagógicas para o estágio curricular:

  1. Identificação da escola

Nome da Escola:

Escola Municipal Antônio Patrício de Lacerda

Nome do (a) Gestor (a)

Graciene Barroso de Carvalho

  1. Identificação das turmas/séries

Estágio realizado na turma do primeiro ano do ensino fundamental, essa turma é composta por 11 alunos.

3- A ESCOLA E SUA HISTÓRIA 

A Escola Municipal Antônio Patrício de Lacerda, está localizada na pequena comunidade de Poaia, distrito de Santa Maria do Suaçuí,  praça Romeu Bessa no centro da cidade , a instituição fica bem localizada e em seu entorno existe posto de saúde, farmácia, mercearia, igrejas e  quadra municipal.

A instituição oferece a modalidade do ensino fundamental inicial, com 62 alunos matriculados e educação infantil para alunos de 04 e 05 anos com 21 alunos matriculados atualmente. O número de profissionais que atuam na instituição é: 01 coordenadora pedagógica, 01 secretária, 01supervisora, 06 professores e 04 serventes escolares. A escola conta em sua parte física com 04 salas de aula, 01 secretaria, 01 cantina, 01 refeitório, 01 biblioteca, 01 pátio amplo e 03 banheiros sendo 01 feminino 01 masculino e 01 para funcionários.

O projeto político pedagógico da instituição foi construído com a participação de toda comunidade escolar (professores, supervisor, coordenadora, pais e responsáveis e demais servidores. A escola deseja construir uma sociedade justa, onde todos possam ter seus direitos respeitados com homens que conheçam seus direitos e lutem por eles. Tem como missão “Promover educação de excelência”. Propõe um relacionamento mais coletivo junto a comunidade com respeito e harmonia, para atingir suas metas com objetividade.

4. Acompanhamento das atividades docentes e/ou aulas – A DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL:

O

4.1 Descreva as formas de desenvolvimento do estágio

 O estágio foi realizado de forma remota, através do acompanhamento das aulas remotas realizadas em um grupo via whasApp, nele a professora Sandra desenvolve suas aulas das 12: 40 ás 17:00 horas. Ela começa a aula postando e explicando as atividades que a turma irá realizar ao longo da aula, durante todo o período, ela se coloca a disposição para sanar as dúvidas dos alunos sobre o conteúdo. A professora sempre procura trabalhar com atividades interdisciplinares, interligando assim as diferentes áreas do conhecimento. Durante meu período de estágio a professora postou atividades para os alunos que trabalhavam os seguintes temas: O alfabeto maiúsculo e minúsculo, o nome próprio,  palavras e sílabas, leitura, letras cursivas, frases, parlendas, números, números cardinais, adição simples, história da família, alimentação, o lugar onde vivemos, hino nacional, calendário, oração, festa junina.

  1. Plano de aula

Tema da aula: Parlenda “A galinha do vizinho”

Habilidades da BNCC

 

(EF01LP16) - Ler e conhecer, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gênero do campo tema/ assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.

(EF01LP18) - Registrar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cantigas, quadras, quadrinhas, parlendas, travas-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto/ finalidade do texto.

Objetivos:

- Promover através da música, a integração das crianças, oportunizando a elas a expressarem seus sentimentos e sensações.

- Estimular, através da música e parlenda noções básicas da matemática, como contar e identificar as sílabas das palavras galinha/ vizinho.

- Contar as letras e as sílabas das palavras Citadas.

- Associar as quantidades de ovos com os respectivos números e acompanhar a música de acordo com a letra.

Metodologia:

- Iniciar a brincadeira “A galinha do vizinho” conversando sobre o nome do animal.

- Em seguida apresentar a música e realizar a leitura da mesma cantando com as crianças.

- Identificar na palavra galinha/ vizinho, as letras das silabas e as vogais.

- Fazer gestos simbolizando a quantidade de ovos botados pela galinha.

- Colar bolinhas  de papel no número correspondente a quantidade de ovos.

Avaliação:

A avaliação deve ser feita de forma contínua, observando a participação e desempenho de cada aluno durante as aulas.

5. O trabalho do gestor na escola dos ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL:

Durante o período que estagiei na instituição pude observar de perto o trabalho árduo do gestor escolar que já não era fácil segundo descreveu a coordenadora Graciene mais que ficou ainda mais corrido devido à pandemia, pois é necessário se adaptar constantemente às mudanças, como a escola fica um pouco distante da secretaria municipal de educação a gestora precisa viajar toda semana em média 42 km para levar documentos e receber instruções para repassar a equipe pedagógica da escola. Além de organizar a entrega de materiais impressos que será entregues, prestar assistência aos pais, professores e demais funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (143.5 Kb)   docx (67.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com