TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO FILME APRENDENDO A EMPREENDER

Por:   •  29/9/2015  •  Resenha  •  1.824 Palavras (8 Páginas)  •  941 Visualizações

Página 1 de 8

RESENHA DO FILME APRENDENDO A EMPREENDER

O filme aprendendo a empreender mostra 4 pequenas empresas e os respectivos donos, sócios,clientes,fornecedores onde uma das empresas tem seu destaque mais que as outras que é o mercadinho onde todos os integrantes acabam se encontrando e o foco é voltado para esse utilizando de modo mais orgânico(tanto parceiros como clientes) de modo que todos saem ganhando ficando bem visível os 4 p do marketing. A loja de materiais de construção onde o dono é Ademar os seus4 p do marketing é feito de uma forma muito antiga e ultrapassada parecendo um modelo mecanicista(o dono tem sempre razão e os parceiros e clientes ficam em segundo plano). Tem ainda duas outras pequenas empresas que é a loja de biquínis e a loja de biscoitos que estão dando seus primeiros passos ao sucesso organizacional sendo ajudados pelos amigos (mais experientes em técnicas de vendas e têm uma visão mais ampla do mercado) e melhorando assim a informação com isso melhorando os 4 p do marketing.

a marketing está se tornando mais uma batalha baseada em informações do que uma batalha baseada no poder de vendas.(KOTLER, 2000, p.121)

as metas indicam aquilo que uma unidade de negócios deseja alcançar; estratégia é um plano de como chegar lá. Todos os negócios devem preparar estratégias para atingir suas metas: estratégias de marketing, estratégia de tecnologia e estratégia de busca de recursos”. (KOTLER, 2000, p.102).

Capítulo 1

O mercadinho (mercado boa esperança)

No inicio do filme o mercadinho possui esses seguintes problemas:

  1. Vende produtos típicos e um tanto básicos como arroz, feijão, sal.
  2. Não possuem serviço de entrega
  3. Usa meios de pedidos ultrapassados onde gera custos de ambos os lados no quesito tempo e dinheiro (o telefone)
  4. Não possui um profissional experiente em vendas (de modo a reduzir o risco de fracasso)

Quando a ameaça surge que será o aparecimento de um supermercado em um prazo de um ano começasse a mudar os 4 p do marketing onde ele percebeu que pode perder seus clientes para a concorrência se não se atualizar e corrigir esses problemas.

as empresas têm de avançar sempre com seus programas de marketing, inovando produtos, permanecendo em contato com as necessidades do cliente e buscando novas vantagens em vez de depender dos pontos fortes do mercado. (KOTLER, 2012, pag.14)

A filha do empreendedor (Rafaela) faz uma pesquisa de mercado, ensina a mãe (Lúcia) a usar um ti (computador) e da uma ideia de criar um site para vender seus produtos e aumentar seu leque de vendas que segundo Adolpho (2008, p.58)“a internet desempenha um papel fundamental na tomada de decisões e de posicionamento damarca – uma vantagem competitiva inestimável para qualquer empresa”. Antes se resumia a seu próprio bairro, e agora pode ser em qualquer parte do Brasil como fora deste.com isso a propaganda ficará com um custo mais baixo (alguns sites são de preço grátis) dos seus produtos, preços, praça e promoção e assim mostra seu diferencial a outras organizações.

na sociedade atual, baseada na informação, empresas com melhores sistemas de informações obtêm uma vantagem competitiva. A empresa pode escolher melhor seus mercados, desenvolver melhores ofertas e executar melhor seu planejamento de marketing. (KOTLER, 2000, p.122).

um negócio pode ser definido em três dimensões: grupos de clientes, necessidades de clientes e tecnologia (KOTLER, 2000, p.90)

Loja de biquínis

A dona da loja de biquínis (Doralice ou Dorinha) possui uma boa inteligência financeira e está em uma boa situação financeira onde aproveitou a oportunidade do mercado vendendo seus produtos (roupas de praia) para o exterior (Espanha).

Loja de materiais de construção

O dono da loja de materiais de construção (Ademar) é o que está em pior situação financeira e utiliza formas antigas tanto em tecnologia (caderno em vez de computadores) quanto em atendimento (tratando mal fornecedores, funcionários, clientes e até a família).

muitas empresas não conseguem ver as mudanças como oportunidades. Suas estratégias, estruturas, sistemase sua cultura organizacional ficam cada vez mais obsoletos e disfuncionais. (KOTLER, 2000, p.158)

Loja de biscoitos

O futuro dono da loja de biscoitos (Daniel) começa a fazer seu planejamento onde terá ajuda de sua namorada (Rafaela) que dará dicas do que sabe e de experiências com outras pessoas para melhorar seu negocio e satisfazer seus clientes.

O processo de marketing consiste em analisar oportunidades de marketing, pesquisando e selecionando mercados-alvo, delineando estratégias, planejando programas e organizando,implementando e controlando o esforço de marketing. (KOTLER, 2000, p.108).

Os clientes de hoje são mais difíceis de agradar. São mais inteligentes, mais conscientes em relação aos preços, mais exigentes, perdoam menos e são abordados por mais concorrentes com ofertas iguais ou melhores. (KOTLER, 2000,p.69)

Capítulo 2

 O mercadinho

Ele contrata um profissional experiente na área (Ronaldo ou Dinho) que era gerente de um supermercado onde tenta achar meios de atrair clientes em comparação ao supermercado como entregas á domicílio, produtos, serviços.

Loja de materiais de construção

Quando o funcionário dele (Júlio) se propõe a ser seu sócio e propor soluções para o problema (risco alto de falência) o senhor Ademar se recusa perdendo assim formas de capitar recursos e trazer ideias novas de um profissional qualidade que era de um administrador de empresas.

Loja de biquínis

Os consumidores dos produtos querem um pedido em uma escala maior e para diminuir o fator custo-benefício é proposto uma terceirização.

as empresas estão chegando à conclusão de que alguns dos recursos sob seu controle não apresentam umdesempenho tão satisfatório quanto aqueles que poderiam ser obtidos fora da empresa. Muitas empresasatualmente têm optado pela terceirização de recursos menos essenciais, quando estes podem ser adquiridosfora da organização com melhor qualidade ou a custos mais baixos. (KOTLER, 2000, p.63)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (97.6 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com